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SEO: Investimento de Longo Prazo para sua Empresa

Antes de falar sobre o que é e o que faz uma empresa de SEO é importante contextualizar essa  fundamental frente de trabalho do marketing digital. No mundo dos negócios, desenvolver estratégias duradouras que gerem benefícios crescentes ao longo do tempo é o sonho de qualquer empresário e empreendedor. Dentro do Marketing Digital, o SEO (Search Engine Optimization – Otimização do Posicionamento na Busca, especialmente no Google) é uma dessas estratégias.

Mais do que isso, posicionar ou manter suas palavras-chave nos topos dos resultados pode significar a saúde operacional e mesmo a geração constante de potenciais clientes para o negócio: é pura lenha na fogueira. E lenha de alta qualidade. Para ilustrar, uma maneira simples de pensar no SEO é como se ele fosse uma “equipe” de vendas no campo, trabalhando constantemente para gerar mais orçamentos e novos clientes. Leia abaixo e aprenda mais sobre o que é, como funciona e por que ele deve ser trabalhado sempre. 

 

O que é o que faz uma empresa de SEO?

Há inúmeras definições para a Otimização do Posicionamento nas Buscas. Uma das principais é “a prática constante e estruturada de buscar posições nas primeiras páginas do Google para determinadas frases (palavras-chave) relevantes para a empresa ou agente econômico”. Essas palavras-chave são pensadas de acordo com o produto, serviço, mercado ou modelo de atuação do negócio. Dessa forma, pode variar desde algo simples e direto como “agência em Sorocaba” até uma pesquisa mais detalhada e extensa como “serviço de SEO de agência especializada em Sorocaba”.

Tudo dependerá da estratégia adotada, do negócio, condições mercadológicas e as decisões táticas a serem seguidas. Portanto, ao avaliar se deve começar uma estratégia de SEO é importante que a empresa se pergunte: as pessoas acham o que procuram quando estão dentro do website? Caso positivo, ou seja, ao procurar dentro do site por respostas a perguntas relevantes sobre o negócio as pessoas conseguem, sim, se guiar e achar o que queriam, então é válido mergulhar em uma implementação consistente de SEO.

 

Quais são as partes do SEO?

Inicialmente, ele pode ser dividido em 3 frentes principais: otimização “on-page” (dentro do próprio site), conteúdo e otimização “off-page” ou “link building” (ações fora do website). Cada uma dessas práticas desempenham papéis cruciais na evolução sustentável da estratégia de SEO. 

 

Ações On-page

Em primeiro lugar, há muitas coisas para as quais uma página ou website pode ser otimizada. Um objetivo bastante comum é criar um conjunto de páginas que guiam o usuário por um fluxo de informações coerentes e amarradas, formando parte da trajetória inicial do que seria um funil de vendas.

Sem dúvidas, essas páginas devem estar bem estruturadas, associadas entre si e com todos os mecanismos necessários para gerar conversões e contatos. Por exemplo, podem ter números de telefone, botões de ação (CTA – Call to Action), links externos ou outras ações de conversão. Esse objetivo pode ser atingido com algumas implementações:

Velocidade de carregamento do website

Logo ao clicar, o quão rápido as informações são carregadas e em quais dispositivos, tanto computadores padrão quanto celulares, é um fator de gigantesco impacto. Se um site demora mais do que 6 segundos para carregar, é muito provável que os visitantes abandonem e sigam para o próximo resultado da busca feita no Google. 

Relevância do conteúdo

Em um segundo momento, ao navegar pelo site os visitantes estão encontrando as informações que procuram? Caso não encontrem, com facilidade e rapidez, será necessário tomar ações para que esse conteúdo possa ser estruturado e as informações sejam encontradas instantaneamente.

Promover o engajamento dos usuários

O site encoraja as pessoas a interagir com mais do que uma página? Idealmente, os negócios pretendem que os visitantes cliquem em um resultado do Google e entrem em seus sites para consumir mais do que um conteúdo apenas. Se não são encontrados botões (CTAs), como os visitantes irão explorar o site na sua plenitude? Ou ainda, migrar entre diferentes conteúdos e ter múltiplas respostas para diferentes perguntas? O que poderia ser feito para aumentar essa efetividade?

Consistência de informações

Finalmente, o nome da empresa, endereço, número de telefone são alguns exemplos de informações básicas que devem aparecer homogeneamente nas diferentes plataformas de consulta. Isto é, ao pesquisar sobre a empresa, as informações encontradas são as mesmas tanto no website quanto em redes sociais ou mesmo em diretórios de busca (como páginas amarelas, Yelp, etc)?

Conteúdo (empresa de SEO pode contribuir muito)

Conteúdo é e continuará sendo Rei. Aqui, vale uma pergunta que parece filosófica mas elucida muitos pontos sobre a construção de conteúdos: seria uma arte, técnica ou ciência? Na nossa concepção, um pouco dos três. A confusão com o conceito do conteúdo ou mesmo o excesso de confiança em apenas um desses 3 pilares tem gerado frustrações no mercado. Por exemplo, empresas que entendem a importância do conteúdo e contratam um “especialista”, ou “conteudorista” para essa frente.

Talvez, muito peso esteja sendo dado para a arte de escrever. Sem dúvida isso é um diferencial, porém há uma gama gigantesca de fatores críticos na composição do conteúdo que irão impactar no posicionamento pelo Google. Em nosso caso, a equipe WSI possui jornalistas redatores, compondo muito bem a frente de arte e ciência. Temos, ainda, nossa própria metodologia de sucesso, testada e implementada ao longo de anos com muito sucesso: o Adaptive SEO (ASEO©), trazendo para o processo o mais complexo e talvez principal pilar de sucesso, a técnica. 

Vale notar, um dos grandes problemas da implementação do Marketing de Conteúdo, como já pode ter ficado evidente, é o enorme esforço que ele envolve. Por isso, ter o processo e a metodologia já desenvolvidos como na WSI podem ser decisivos.  

Ações Off-page (Link Building)

Mais avançado, o Link Building é um grande diferencial da performance de uma estratégia de SEO. Basicamente, consiste em obter links de outros sites para o seu. Ou seja, outras empresas fazem referência ao seu conteúdo. Fica claro notar que quanto mais referências (mais links) para o seu site, maior a relevância que o Google vai atribuir ao seu domínio. Não só o seu negócio responde dúvidas dos usuários com uma experiência rápida e intuitiva para os visitantes como outros sites atestam sua credibilidade mencionando suas páginas nos conteúdos produzidos.

Como antes observado, essa é uma estratégia que exige muita paciência, expertise e principalmente análise crítica. É muito comum inexperientes ou desavisados caírem em armadilhas com ferramentas ou técnicas que prometem geração de muitos links, indiscriminadamente para seu site. Se feito de maneira incorreta, há punições severas que podem ser aplicadas pelo Google, até mesmo o banimento completo do website das buscas.

 

Estratégias de Anúncios Não Criam SEO

Aparentemente óbvio, mas fruto de uma série de desconfianças ou teorias conspiratórias, ter campanhas de links patrocinados como por exemplo Facebook Ads, mais ainda Google Ads, não geram resultados de SEO. São ações com naturezas distintas e, quando bem executadas em paralelo, podem somar ainda muito mais, aqui 1 + 1 poderia ser 3, ou até 4.

As buscas pagas geram resultados instantâneos, se bem construídas, e assim que é iniciada a campanha. Uma vez que os anúncios sejam disparados, eles estarão visíveis e as pessoas procurando poderão clicar e entrar na sua página. Além disso, campanhas de Google Ads podem ser ótimas armas para gerar resultados imediatos enquanto o SEO está em fase embrionária, outra característica da complementaridade das ações.

 

Quanto tempo demora para o SEO funcionar?

Não há resposta fácil, assim como soluções únicas e iguais para todos os clientes. Há alterações constantes nos motores de busca (como o Google, Bing e outros. Sim, há muitos outros, todos são chamados de “motores de busca” e o Google é apenas um deles), ações imprevisíveis dos concorrentes, mudanças no comportamento das pessoas (demanda), novas formas de comunicação. Todos esses fatores podem confluir para dificultar ainda mais a pergunta sobre o tempo para o SEO entregar o que promete. 

Entre 8 e 18 meses pode ser um intervalo médio de confiança. O mais importante é que quando ele começa a gerar os resultados, você tem certeza que as evoluções irão acontecer, pois o primeiro passo foi dado e o trabalho deve seguir firme, forte e a todo vapor. Daí a importância de não interromper o trabalho de SEO.

Como comentamos anteriormente, é como uma pessoa contratada para atuar no campo da batalha de vendas. Tirar o time de campo pode minar todo o processo de leitura que o Google faz rotineiramente: as indexações (crawling). Nesse processo o Google determina a qualidade da navegação, experiência do usuário, relevância de conteúdos e, consequentemente, toda a combinação das otimizações realizadas com base nas palavras-chave do negócio. 

 

Como você pode aumentar sua presença online e gerar mais leads e vendas? Com Empresa de SEO…mas também…

SEO é, sem sombra de dúvidas, uma das estratégias mais relevantes de Marketing Digital. O mais importante é balizar corretamente as expectativas, mergulhar no processo e ter disciplina para manter todas as atividades ocorrendo rotineiramente. É trabalho árduo.

Quando prospera, os resultados do SEO são magníficos e, arrisco dizer, talvez o que gera maior valor econômico para a empresa. Isso ocorre pois os resultados podem ser enormes para as principais palavras-chave intrínsecas ao negócio, novas frases podem ser incorporadas e trabalhadas posteriormente e também há um impacto substancial no reconhecimento da marca, que pula do patamar de “presente online” para “autoridade online” pronta para responder às perguntas dos usuários e potenciais clientes.

Empresa de SEO especializada pode ser alternativa

Se gostaria de uma análise mais profunda das razões para contratar uma empresa e não uma equipa interna, temos um artigo específico sobre isso: clique aqui e confira!

Gostaria de começar ou aprofundar? Iniciar uma parceria com uma empresa de SEO pode ser o início de uma trajetória de sucesso online. Na WSI Decisão Digital, contamos com os melhores profissionais para implementar todas as ações necessárias para um projeto de SEO com sucesso. Para mais informações, entre em contato agora mesmo.