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Anunciar no Google Ads pode trazer muitos resultados para qualquer empresa de qualquer segmento. Empresas com modelos consolidados de comércio B2C, lojas virtuais, alto ou baixo ticket médio, até empresas de serviços ou de tecnologia com foco em B2B. Realmente é difícil pensar em um perfil de empresa que não tenha aderência e não possa usufruir de ótimos retornos ao utilizar essa frente de Marketing Digital. No entanto, o cenário mais comum encontrado nas empresas, tanto de pequeno como grande porte, é de algum nível de frustração. Ou ainda, algum resultado obtido, porém efêmero.  

Nesse artigo, o objetivo é esclarecer como alguns pontos são críticos ao anunciar no Google ads. E, se tais pontos forem negligenciados, os problemas poderão aparecer, se multiplicar e dominar totalmente a estratégia. 

No extremo do pragmatismo, o Google Ads se trata apenas de intenção e relevância. Pessoas, constantemente, buscam por produtos e serviços com base em sua intenção. Seja ela de educação, análise, decisão ou pesquisa geral. Por outro lado, do nosso especialmente (marketing digital e pilotos de Google Ads) precisamos estruturar pontos de contato com o máximo de relevância possível, para que a intenção do usuário seja correspondida e o casamento seja consumado. 

Ao incorporar o Google Ads como ferramenta propulsora de resultados, muito planejamento, técnicas, análises e ferramentas são utilizados. O Objetivo é construir um arcabouço com as mais relevantes informações para que qualquer gargalo ou obstáculo seja vencido. 

Tudo começa com o entendimento do público-alvo: com quem se fala, quais as personas do negócio. Posteriormente, mergulhar de cabeça no negócio. Aqui, o papel consultivo é fundamental, assim como a visão crítica e “neutra” da empresa. Vamos detalhar a seguir. 

Criação de Personas ao Anunciar no Google Ads

O processo de criação de personas costuma ser bem negligenciado em ações de PPC (Pay per Click – Pague por Clique) ou anúncios digitais no geral. Com base em pouca ou nenhuma análise já se inicia o trabalho de captação. Esse caminho pode levar ao insucesso ou mesmo a um processo muito complicado e demorado de tentativa e erro. É o que queremos evitar.

Entender o público-alvo com detalhe é importante em qualquer ação de marketing digital e temos um artigo específico sobre isso. Mais ainda, quando a empresa trabalha em diferentes frentes do Marketing Digital, as possibilidades de cruzamento de canais com públicos mais qualificados e reforços de engajamento podem ser muito interessantes. Especialmente em se tratando de ações de Google Ads, seja o simples remarketing ou mesmo a criação de públicos específicos para que mensagens customizadas sejam enviadas. Explorar agrupamentos, ou públicos específicos em diferentes canais de mídia paga (PPC) é algo extremamente subutilizado e quando feito corretamente pode ser o gatilho que o potencial cliente precisava para se conectar com a marca.  

Destrinchando o Negócio

Entender o negócio é básico, entender de negócio é complicado. Muitas agências podem ter frameworks a ferramentas avançadíssimas de mapeamento de público, dos processos das empresas e podem pilotar magnificamente bem tecnologias inovadoras para coletar dados. Porém, a investigação consultiva e o trabalho de adentrar nos mais nebulosos detalhes da operação de uma empresa é algo que muito raramente é feito e, menos ainda, feito com o cuidado e eficiência necessários. O talento e a vontade de colocar os sapatos do dono de outro negócio completamente diferente não é fácil e poucos conseguem. 

No entanto, isso é parte fundamental para que se possa entender os detalhes estratégicos de um negócio, os produtos e serviços e como os clientes enxergam a marca e a empresa.  

Visão Consultiva versus Visão Interna

Entender o negócio é ponto central da estratégia de Google Ads. Mais ainda, a ideia é compreender a intenção das buscas dos potenciais clientes.  Pode parecer simples, mas exige muito teste, modelos e estudo. 

Ao realizar auditorias de contas, ou mesmo nos primeiros passos do início do trabalho em novos clientes, quase sempre nos deparamos com um fato que, via de regra, compromete severamente a performance: demasiado foco na oferta e o que é a empresa, os produtos e até mesmo a visão interna que ela tem do próprio negócio. Para piorar, notamos que algumas campanhas de Google Ads entraram em um ciclo de auto-alimentação, isto é, pouco se consegue otimizar, pois o que está implementado virou uma extensão da empresa, quase como se fosse um processo interno e não deve ser alterado ou coisas muito ruins acontecem.

Por essas razões, vemos que a análise consultiva dos processos e a busca por melhores resultados, passar por essa total “limpeza de mentalidade”. Precisamos estar puros e livres de quaisquer pré-conceitos ou vícios que nos inibam de focar no que importa: quem pesquisa, sua jornada e sua intenção.

É por isso que, em muitos casos, notamos uma melhor digestão e maior velocidade de otimizações quando alguma (s) pessoa (s) envolvida na análise nunca trabalhou no segmento ou com clientes similares. Isso abre portas para as perguntas básicas, toscas, óbvias. Exatamente aquelas que os potenciais clientes fariam. Entender essas questões e as canalizar como pesquisas de palavras-chave é um dos mais importantes caminhos no trabalho com Google Ads.

Esse é o processo que abre portas para entender a mente, o comportamento e as ações das pessoas ao realizar suas buscas pelo produto ou serviço. Daí a importância de mentalidades “neutras”, com olhos críticos, consultivos e livres do ciclo vicioso que o tempo e a repetição acabam cegando.

Podemos alavancar os resultados ao anunciar em Google Ads

Se gostaria de uma análise mais profunda das razões para contratar uma empresa e não uma equipe interna, temos um artigo específico sobre isso: clique aqui e confira!

Gostaria de começar ou aprofundar? Iniciar uma parceria com uma empresa de Marketing Digital ou uma agência de Google Ads pode ser o início de uma trajetória de sucesso online.

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