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Marketing Digital efetivo significa enviar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo. Sabemos que as empresas podem achar seus clientes ideias (Ideal Customer Profile – ICP) – também conhecidos como o público ideal – usando personas.

Mas o que são as Personas no Marketing Digital?

Personas nada mais são do que estereótipos ou criações fictícias de “modelos” de pessoas. Esses modelos ou personas devem representar um grupo de pessoas com características similares como dados demográficos, interesses, comportamentos, localização e outros. Ou seja, é um grupo de pessoas que apresenta traços em comum e representam um público no qual sua empresa tem interesse. Normalmente, essas personas possuem alto potencial de comprar ou decidir sobre a compra de seus produtos ou serviços.

Ao usar personas na sua estratégia de marketing digital, você é forçado a mergulhar no que sabe sobre seus potenciais clientes, também chamados de prospects. Hoje, há uma grande variedade de plataformas e canais de marketing digital disponíveis para as empresas utilizarem. A melhor maneira de selecionar o canal mais adequado para a persona que você quer atingir começa com a pergunta: o que você sabe sobre seus prospects?

Uma vez entendido e iniciado o processo de criação das personas, aí sim será possível focar nas táticas e em qual canal de marketing digital será usado ou priorizado para esses grupos de potenciais clientes.

Segmente seus Potenciais Clientes usando o que sabe sobre eles

Criar a persona no marketing digital exige um esforço inicial da empresa para entender com mais profundidade quem são essas pessoas que possuem interesse nas soluções. Pense em atingir seus prospects usando tudo que sabe sobre eles como se fosse comprar presentes para membros de sua família. Aquele primo distante que você vê uma vez por ano, por exemplo, é um caso difícil, justamente porque você não o conhece direito. Agora, que tal pensar no parente próximo, querido, que você convive bem mais? Sem dúvidas, você consegue achar um presente perfeito, pois você conhece ele e o entende.

Da mesma forma, é muito mais fácil e eficiente atingir seus prospects quando você possui informações sobre eles: quando você os entende. E esse processo é o que desembocará na criação de persona ou personas de sua empresa. 

Explore os dados internos da sua empresa

“Espere um pouco, eu não sei nada sobre meus prospects!” você pode estar pensando. Provavelmente isso não é verdade. Muitos clientes da WSI fizeram esse comentário nos primeiros minutos de conversa. Porém, com breves análises e o entendimento do negócio, foi possível mostrar que eles já sabiam muito mais sobre seus prospects do que eles imaginavam. Claro que isso não garante a escolha correta do melhor canal de marketing digital. É importante trazer para a mesa todas as informações possíveis com base nesses dados que, até então, estavam negligenciados e obscuros. Abaixo, vamos ilustrar com alguns exemplos.

Se sua empresa possui um website e está usando o Google Analytics para mensuração de performance, então você possui dados sobre o que seus prospects procuram para achar seus produtos e serviços. Esses dados já oferecem uma boa visão da intenção deles. Muitas vezes notamos que as pessoas da empresa não sabem quais dados o Analytics estão medindo, muito menos se o Analytics está, de fato, instalado no website. Por isso, é importante entender, de fato, quais são as potenciais fontes de informação sobre os potenciais clientes. Dessa forma, desde o início vamos considerar todos os elementos no escopo de geração de informação para a empresa.

Não devemos nos limitar aos dados obtidos online

Em muitos clientes, constatamos também que não só dados de fontes digitais estavam sendo ignorados. Em diversas frentes, informações valiosas não eram devidamente utilizadas. A Inteligência de Marketing e o trabalho para gerar informações relevantes deve vir do time estratégico da empresa.

Vamos exemplificar com uma situação bem típica. Você também possui dados para os atuais clientes – pessoas que estão satisfeitas comprando seus produtos ou serviços. Você pode usar essas dados para descobrir quem são eles. Conseguimos explorar informações demográficas, o que fazem, e possivelmente mais detalhes pessoais (sempre respeitando as aprovações de contato e privacidade conforme a LGPD).

Ainda que seja possível coletar poucas informações sobre quem são seus atuais clientes, já temos um começo. Assim, ficará mais fácil usar ferramentas de engenharia reversa para obter um retrato mais claro dos seus potenciais clientes ou da suas personas.

Próximos Passos

Apenas como sugestão, deixamos aqui uma ferramenta que pode lhe ajudar na criação das personas de sua empresa e melhorar sua performance no Marketing Digital. É o criador de personas da Hubspot. Esperamos que ajude.

Podemos ajudar ainda mais, fazendo seu negócio crescer e prosperar no Marketing Digital. Para saber mais entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa metodologia de resultados.

Atuamos em São Paulo Capital e na região metropolitana de São Paulo, bem como na Grande Região de Sorocaba.