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O SEO on page é um dos elementos mais importantes para qualquer estratégia de otimização de sites e pode ser o seu diferencial na internet.

Você já ouviu falar em SEO on page? Pode ser que o termo seja novo para você, mas certamente já se deparou com várias dessas técnicas aplicadas nos sites que você utiliza atualmente.

No universo do SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca), essa é a base para qualquer site que deseja se posicionar melhor que seus concorrentes nas páginas de resultados do Google e de quaisquer outros buscadores.

Muitos donos de sites não conhecem essas estratégias, o que significa que se você começar a implementá-las, os resultados podem colocar a sua empresa em destaque entre os resultados do Google.

É claro que leva algum tempo para chegar até lá, mas com uma boa aplicação do SEO, a consequência natural é um aumento no seu tráfego orgânico e, consequentemente, na sua geração de leads.

Acompanhe a leitura para aprender mais sobre o SEO e o que você pode começar a fazer hoje mesmo para otimizar suas páginas e se aproximar cada vez mais do tão desejado destaque.

O que é SEO on page e qual é a diferença entre SEO on page e SEO off page?

Pessoa otimizando imagens para um site.

O SEO on page consiste nas otimizações feitas dentro do seu site (por isso o “on page”). Ou seja, é como se você estivesse arrumando o lado de dentro da casa.

É aí que entra a diferença para o SEO off page, que consiste em técnicas e práticas feitas fora do seu site (como se estivesse arrumando o lado de fora).

As duas “arrumações” são importantes, mas cada uma representa um conjunto diferente de alternativas e estratégias. Se ambas forem feitas juntas, então os resultados tendem a ser ainda mais satisfatórios.

Principais elementos do SEO on page

Entre tantas estratégias de SEO on page que podem ser aplicadas, destacamos as seguintes:

Otimização de imagens 

É importante que as imagens não sejam muito pesadas, carregando rapidamente – inclusive em conexões móveis. Além disso, é necessário usar o atributo alt, que pode ser utilizado para descrever a imagem. Essa descrição serve para que pessoas com deficiência visual consigam entender o que está descrito ali.

Tags de título (H1, H2, H3 etc.)

São tags de hierarquia de informações. O H1 é o título da página, enquanto os H2 são subtítulos e os H3 são subtítulos dentro dos H2. Neste conteúdo que você está lendo agora, “O poder do SEO on page: entenda e aplique em sua estratégia digital” é o H1, enquanto “Principais elementos do SEO on page” é um H2, por exemplo.

Meta descrições no SEO on page

Sabe aquele pequeno texto que você vê embaixo do nome da página quando faz uma pesquisa no Google? É para isso que serve a meta descrição – embora às vezes o Google use outras partes do conteúdo como meta descrição, de acordo com o que ele considerar mais relevante.

URLs otimizadas

A URL deve informar claramente sobre o que fala aquela página, preferencialmente com a palavra-chave. Neste conteúdo, a URL é “seo-on-page”, ou seja, está otimizada.

Uso efetivo de palavras-chave

Dá-se o nome de palavras-chave aos termos que são usados para dizer sobre o que aquela página fala. A ideia é corresponder às pesquisas feitas pelos usuários no Google e demais buscadores. Para este conteúdo, por exemplo, a palavra-chave é “SEO on page” e é importante que ela seja repetida algumas vezes no decorrer do texto para que o Google entenda sobre o que fala aquela página.

Conteúdo de alta qualidade e original

Por último, mas não menos importante, os conteúdos devem ser bons e não serem copiados de outros sites, o que é prejudicial para o SEO.

Benefícios do SEO on page bem-executado

Pessoa analisando o tráfego orgânico de um site.

Ao aplicar as sugestões que foram citadas acima, muitos são os benefícios que podem ser obtidos pelo site, como os seguintes:

Melhor ranqueamento nos motores de busca

As estratégias de SEO são aplicadas exatamente com essa finalidade. Quando bem-executadas, o principal resultado que se deseja obter é fazer com que o site esteja posicionado o mais próximo possível dos primeiros resultados, seja do Google ou dos demais buscadores.

Mais tráfego orgânico

Como consequência de um melhor posicionamento está o aumento do tráfego orgânico, ou seja, as visitas ao seu site que são feitas por quem acessou suas páginas sem ser através de anúncios. Por conta disso, diferente do que acontece com os links patrocinados, o site não precisa pagar por esses acessos.

Melhoria na experiência do usuário

Além de buscar atender os requisitos dos buscadores, as técnicas de SEO on page também favorecem uma melhor experiência para usuários que navegam naquela página.

Credibilidade e autoridade elevadas

Ao atender aos critérios de SEO, a página ganha credibilidade e torna-se até uma autoridade maior dentro do assunto que está abordando.

Erros comuns de SEO on page e como evitar

Pessoa avaliando a otimização mobile de um site

Há alguns erros que geralmente são cometidos e que não favorecem a otimização da página, como os seguintes:

  • Falta de otimização mobile: se isso já tinha um grande peso antigamente, quanto mais hoje, quando usamos tanto nossos celulares para acessar a internet. Sites que não oferecem uma boa experiência mobile tendem a ser despriorizados.
  • Ignorar a pesquisa de palavras-chave: este é um dos fundamentos do SEO. Ao invés de querer adivinhar, use ferramentas que ajudam com isso, como Ubersuggest, Semrush e o próprio planejador de palavras-chave do Google Ads.
  • Conteúdo duplicado: às vezes, devido a alguns erros, mais de uma página do site traz o mesmo conteúdo, o que também não é bom.
  • URLs confusas ou longas: a URL facilita que o Google e os demais buscadores entendam sobre o que aquela página fala – e até o próprio usuário consegue identificar isso melhor, ainda que não conheça o conceito de SEO.

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