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Antes de destrinchar o conceito e, de fato, aprofundar no tema sobre o que é SEO, é preciso mencionar que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é tão vasta quanto incompreendida. É um dos conceitos mais essenciais que impulsionam o marketing digital hoje e um conhecimento obrigatório para os profissionais de marketing que desejam ver seu negócio ter sucesso online. 

Se você passou tanto tempo pesquisando os detalhes do SEO, provavelmente percebeu que os algoritmos mudam com frequência e as estratégias que funcionam para você em um dia podem se tornar quase sem sentido no dia seguinte. É o suficiente para levar até mesmo os profissionais de marketing mais sensatos à loucura. 

Ainda assim, algumas coisas nunca mudam quando se trata de SEO, e é sobre essas coisas que estamos aqui para discutir. Embora não seja possível prever todos os futuros caminhos do SEO, neste artigo você conseguirá ter um profundo conhecimento técnico do assunto. Nesta página, você receberá uma explicação sobre tudo, desde pontos que você precisa se preocupar com SEO até esforços e o serviço de SEO que podem não estar funcionando. Vamos começar.

O que é SEO?

A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, é o ato de melhorar o conteúdo da sua web para ser mais favorável aos olhos dos leitores e dos mecanismos de pesquisa.

O SEO pode ajudar sua empresa e seu site a obter mais exposição, gerar tráfego e alcançar leads mais qualificados.

Sua estratégia de SEO é a espinha dorsal da sua presença digital – é o que traz tráfego para sua página. Alternativamente, pode ser exatamente o fator que mantém o tráfego e os novos visitantes longe do seu website. Mas, como você provavelmente já sabe, as nuances do sucesso ou fracasso do seu SEO são complicadas.

Por que o SEO é importante?

Considere isto:

  • Até 90% de todo o tráfego da Internet vem através de mecanismos de pesquisa.
  • Mais de 70% do tráfego de pesquisa vem de pesquisas orgânicas na Internet, em comparação com apenas 30% de publicidade paga ( MarTech ).
  • Gerar tráfego e leads é a preocupação número 1 das empresas, com 66% dos profissionais de marketing observando que melhorar o SEO e aumentar sua presença orgânica é uma das principais prioridades do inbound marketing ( HubSpot ).

Por que o SEO é importante para você? A resposta curta é que os clientes em potencial não têm chance de encontrá-lo na enorme caverna que é a Internet sem ele. Se você for uma empresa, seus clientes precisarão saber seu URL e navegar diretamente até seu site para entrar em contato com você ou fazer uma compra.

Os motores de busca atuam como guardiões da ampla expansão da Internet, ajudando as pessoas a encontrar o que estão pesquisando. E embora sejam inteligentes, não são tão inteligentes quanto gostaríamos que fossem. Como resultado, você precisa otimizar seu conteúdo da web para ajudar o Google, o Bing e outros mecanismos de pesquisa a preencher as lacunas. Você tem que construir cuidadosamente um conteúdo que atraia não apenas seus leitores, mas também os guardiões que trazem esses usuários da Internet até você.

Em outras palavras, você tem que fazer SEO.

Em uma entrevista, Andrey Lipattsev, estrategista sênior de qualidade de pesquisa do Google, confirmou que o conteúdo e a construção de links são dois dos fatores mais importantes que o Google usa para decidir onde classificar seu site em uma página de resultados de pesquisa. E quando se trata desses fatores, a qualidade supera em muito a quantidade. 

Mas não se trata apenas de otimizar o conteúdo e os links que ficam na sua página. SEO tem a ver com a sua presença digital – não apenas com o seu site. Preste atenção a tudo o que isso influencia, o que inclui:

A maioria das marcas sabe muito sobre SEO. Muitos deles têm tomado – e continuam a tomar – medidas significativas para garantir que não se percam em algum lugar abaixo dos primeiros cinco resultados de pesquisa (ou pior, abaixo da primeira página!). Os objetivos desses esforços são variados, mas, em última análise, o SEO ajuda você a atingir um dos objetivos principais do seu site: trazer mais tráfego para ele. E se você é uma das centenas de milhares de empresas competindo por atenção na web, com certeza sabe como isso é crucial.  

O que é SEO local?

A principal diferença entre SEO e o local é o tipo de resultados de pesquisa em que sua empresa aparece. Para empresas locais trata-se da estratégia de marketing de mecanismo de pesquisa que ajuda as empresas a aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa locais.

Ao contrário do SEO normal, que depende de resultados de pesquisa nacionais e internacionais, o local visa aumentar a visibilidade das suas páginas da web em resultados específicos da região. Por exemplo, se você possui um hotel boutique em São Paulo, você deseja aparecer como “hotel boutique perto de mim” ou “hotel boutique perto do Ibirapuera.” Esses tipos de palavras-chave e pesquisas ajudam os usuários a encontrar produtos ou serviços próximos de sua localização.

Aqui estão alguns outros tipos de negócios que podem se beneficiar da otimização das buscas para o local:

  • Lojas de Café
  • Consultores locais
  • fabricantes
  • Agências de marketing locais
  • museus
  • revendedores de carros
  • fotógrafos
  • Faculdades e universidades
  • Cassinos

Os mecanismos de pesquisa levam muitas coisas em consideração ao classificar sites para um termo de pesquisa específico.

Aqui estão algumas coisas que os mecanismos de pesquisa irão considerar:

  • Seu site está em dia? (proporciona aos usuários uma experiência fantástica?)
  • Onde fica sua loja e você está perto da pessoa que está pesquisando?
  • Qual produto ou serviço você oferece e isso resolve o problema do pesquisador?
  • Você tem uma boa reputação online?

Aqui estão quatro maneiras de impulsionar o SEO local do seu site:

  • Otimize para o perfil da empresa no Google : ter uma página de perfil da empresa no Google pode ajudar os clientes a encontrar e aprender mais sobre sua empresa com facilidade. Os clientes em potencial também podem obter um rápido resumo de sua empresa – avaliações, horário de funcionamento, informações de contato e muito mais.
  • Detalhes de contato : certifique-se de que seu nome, endereço e número de telefone sejam consistentes em todas as publicações e sites. Isso torna mais fácil para clientes em potencial encontrar você. Além disso, se o Google não conseguir determinar quais informações sobre sua empresa estão corretas, seu site poderá não ser exibido nos resultados da pesquisa.
  • Otimize diretórios e citações on-line : agregadores de mapas como Express Update e Foursquare fornecem dados de mapas para mecanismos de pesquisa. Enviar seu negócio para diretores online pode aumentar ainda mais a visibilidade do seu site.
  • Auditoria de SEO local : você pode usar ferramentas de auditoria de SEO para verificar se o seu site está otimizado. Quando se trata do SEO local, isso pode incluir uma auditoria do perfil da empresa no Google, auditoria do Google Search Console, auditoria de citações e muito mais.

Como alcançar o sucesso em SEO

A essa altura, você pode estar um pouco desanimado. Nós entendemos: SEO é um pouco complexo e você pode se sentir em desvantagem se não tiver especialistas, dinheiro ou tempo para investir em uma estratégia abrangente. 

Mas não se desespere! As etapas que o levarão ao sucesso inevitável não são relegadas apenas aos melhores desempenhos ou às marcas com mais dinheiro sobrando. Mesmo que os algoritmos mudem (estima-se que o Google atualize seu algoritmo de busca de 500 a 600 vezes por ano ), os pilares que definem o sucesso do SEO permanecem os mesmos. 

Existem sete áreas exclusivas às quais você precisa prestar atenção ao otimizar seu conteúdo para mecanismos de pesquisa:

Pesquisa de palavras-chave: a base da sua estratégia de SEO. Quais são as palavras-chave e frases que levarão as pessoas ao seu site? Identifique os principais tópicos do seu site e crie conteúdo em torno desses tópicos usando palavras-chave relacionadas.

Análise competitiva: você não precisa fazer melhor do que todos , apenas das marcas com as quais está competindo diretamente. O que seus concorrentes nos principais lugares dos mecanismos de pesquisa estão fazendo certo? O que seus concorrentes estão fazendo de errado? Se você puder oferecer algo um pouco mais útil, interessante ou inspirador do que seus concorrentes, será recompensado com um aumento no page rank.

Otimização de sites: não é apenas o seu blog que exige atenção. Quaisquer landing pages, microsites, páginas de conteúdo e outros conteúdos digitais também devem ser otimizados. Inclua texto alternativo e legendas de imagens, atualize seus termos e condições (a conformidade com o GDPR é obrigatória) e inclua as informações de contato de sua empresa. Mantenha seu conteúdo compatível com dispositivos móveis e leve em consideração também a saúde do seu site. Redirecionamentos excessivos, links quebrados, problemas de navegação, rolagem horizontal ou outros erros podem fazer com que os mecanismos de pesquisa o penalizem.

Aborde a autoridade do domínio: esqueça o seu conteúdo por um segundo e pense no desempenho do seu site. Você tem links suficientes de outros sites com alta autoridade de domínio? Como você pode conseguir mais? O inverso também deve ser levado em consideração: se sites com spam tiverem links para o seu, o Google provavelmente presumirá que seu site também não é confiável.

Estratégia de conteúdo: é o mantra de hoje por uma razão: o conteúdo é rei. O seu conteúdo é interessante, informativo, bem escrito e bem projetado? Você usa palavras-chave corretamente? Se outras pessoas compartilharem seu conteúdo e criarem links para ele, é uma boa indicação de que você está no caminho certo.

Estratégia de mídia social: os motores de busca estão começando a prestar mais atenção às suas plataformas sociais. Eles estão sendo usados ​​para promover seu conteúdo? Você está conseguindo um bom engajamento?

Meça, relate, melhore: SEO não é um negócio único. Você audita regularmente seu site para garantir que está otimizado? Em quais áreas você está indo bem e onde está ficando para trás?

Construir uma estratégia abrangente de SEO requer passar por cada uma das etapas acima para identificar seus pontos fortes, fracos, benchmarks e barreiras. Certifique-se de fazer tudo isso com um contexto em mente. Por exemplo, os requisitos de SEO para empresas locais variam ligeiramente dos requisitos que se aplicam a empresas apenas online ou empresas sem sites (sim, eles existem, mesmo em 2020). 

Outra parte crítica do contexto que merece alguns detalhes extras: desktop versus celular. Os comportamentos de pesquisa em dispositivos móveis diferem dos comportamentos de pesquisa em computadores. Otimize o conteúdo da sua marca para dispositivos móveis – caso contrário, você estará perdendo conexões essenciais com os 2,71 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo.

Use software de SEO: ele não é uma estratégia de marketing digital que pode ser gerenciada manualmente. Felizmente, existem inúmeras ferramentas de SEO que você pode usar para gerenciar projeto, ações e estratégia de conteúdo. Existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave, ferramentas de auditoria, rastreadores de classificação, aplicativos de monitoramento de backlinks e muito mais.

Com ferramentas de SEO completas, você pode garantir que seu conteúdo se destaque da concorrência, monitorar perfis de backlinks dos concorrentes, encontrar oportunidades lucrativas de palavras-chave, evitar auditorias manuais e muito mais. E o mais importante, você pode usar ferramentas com rastreadores de classificação integrados para monitorar o progresso de seus concorrentes e suas classificações de pesquisa. Dessa forma, você pode ver se está atingindo as metas de negócios e os principais indicadores de desempenho (KPIs). E se você possui uma empresa de marketing digital, as ferramentas podem produzir dados visuais que podem ser facilmente enviados aos clientes. Você pode usar esses dados para manter os clientes informados e aumentar as taxas de aquisição de clientes.

Algumas ferramentas notáveis ​​incluem:

Erros a serem evitados

Agora que analisamos o que você precisa fazer para que seus esforços sejam bem-sucedidos, vamos mudar de assunto e ver o que você não deve fazer. Aqui estão os erros mais significativos com os quais você precisa estar atento. 

Erro nº 1: você entendeu mal os principais termos de SEO. SERPs. Taxas de cliques. Backlinks. Existem muitos termos que você provavelmente nunca encontrou antes, e pode parecer uma linguagem totalmente nova quando você está começando. Certifique-se de estar atualizado sobre os significados por trás dos conceitos comumente mal compreendidos , para que você não atire acidentalmente no pé do seu projeto. 

Erro nº 2: sua pesquisa de palavras-chave está errada. Nem todas as palavras-chave são criadas igualmente. Mesmo dentro de um tópico, palavras-chave específicas terão uma classificação melhor do que outras. Seu erro pode ser que você não está escolhendo as palavras-chave com melhor classificação para sua localização geográfica específica ou está ignorando palavras-chave fáceis de classificar com baixos volumes de pesquisa. Se suas palavras-chave não estão funcionando para você, pode ser porque você as usou incorretamente. 

Erro nº 3: você está focando apenas no conteúdo ou apenas no link building. Ambos os fatores influenciam fortemente o seu sucesso geral, mas você estará prestando um péssimo serviço a si mesmo se colocar toda a sua energia em um em detrimento do outro. Pese-os de forma relativamente igual e não deixe nenhum deles escapar. 

Erro nº 4: você está tentando enganar o sistema. Mesmo que não seja essa a intenção, você pode estar usando táticas de baixa qualidade que prejudicam a reputação do seu site junto aos mecanismos de pesquisa. Coisas como preenchimento de palavras-chave, criação de links e duplicação de conteúdo irão prejudicá-lo muito mais do que ajudá-lo. 

Erro nº 5: você está ignorando algo importante. Fazer muitas coisas certas não compensará a falta do essencial. Além de otimizar o conteúdo e os links, você precisa fazer coisas como garantir que seu site seja rastreável e compatível com dispositivos móveis. Procure otimizar seus metadados e mantenha-se atualizado sobre as mudanças algorítmicas do Google (algo que chamamos aqui na WSI de Adaptive SEO).

Como encontrar o serviço de SEO certo para sua pequena empresa

Qualquer empresa pode se beneficiar do SEO, especialmente as empresas locais.

O SEO pode ajudar as organizações a melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa, alcançar mais clientes e leads e melhorar as taxas de conversão.

E embora os anúncios pagos sejam uma ótima estratégia alternativa que pode levar a resultados rápidos e tráfego altamente direcionado, o SEO é uma estratégia de longo prazo que pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso no longo prazo.

No entanto, o SEO pode ser uma estratégia complexa e não é surpresa que alguns proprietários de pequenas empresas não tenham tempo, mão de obra ou finanças para realizar o trabalho.

Felizmente, existem muitas agências de SEO que podem ajudá-lo a construir uma estratégia eficaz de SEO e conteúdo.

Quando se trata de encontrar a agência certa para o seu negócio, você terá que analisar o orçamento, as necessidades e os objetivos da sua empresa. Certifique-se de verificar também as avaliações e depoimentos da agência e pergunte se eles têm algum estudo de caso e resultados de clientes que você possa revisar.

Benefícios de usar uma empresa de SEO

Aqui estão quatro benefícios de usar uma agência de SEO:

  1. Mais tempo para administrar seu negócio : se você é novo no SEO, levará horas para entender o processo e as táticas necessárias para dar o pontapé inicial. Mas, ao contar com uma agência de SEO, você pode se concentrar nas operações comerciais e nos objetivos de negócios do dia a dia. A agência de SEO cuidará da estratégia de SEO e garantirá que a presença online da sua empresa esteja melhorando.
  2. Resultados melhores e mais rápidos : como iniciante em SEO, você pode não obter os melhores resultados com sua estratégia de SEO. Felizmente, você pode contar com os serviços de especialistas em SEO ao trabalhar com uma empresa de SEO. Eles têm as habilidades, o conhecimento e a experiência que podem ajudá-lo a ter sucesso em seu nicho específico.
  3. Livre-se dos problemas técnicos do site : um dos principais fatores de classificação de pesquisa do Google é a experiência do usuário. O Google e os visitantes preferem sites que proporcionem uma experiência tranquila. Felizmente, uma equipe experiente de SEO com desenvolvedores web pode ajudá-lo a melhorar o design do seu site e garantir que a página carregue rapidamente.
  4. Acesso a aconselhamento profissional : ao trabalhar com uma empresa de SEO, você obtém o benefício adicional de ter acesso a aconselhamento profissional. Se você tiver uma ótima ideia de conteúdo ou design de site, poderá executá-la com os especialistas em SEO com quem trabalha para entender sua viabilidade.

Quando se trata de SEO, o meio-termo não é bom o suficiente. Você tem que estar no topo e, para chegar lá, deve ter uma estratégia que englobe todos os itens obrigatórios e proibidos que definem um bom SEO. Depois de ter um bom plano de jogo, ajuste-o conforme necessário para se adaptar ao cenário de SEO em constante mudança. Se fizer isso, você verá mais tráfego, mais conversões e, por fim, mais sucesso online.

Como a WSI Decisão Digital pode ajudar?

Não basta entender tudo sobre SEO. Essa estratégia contempla técnicas básicas, mas exige uma compreensão profunda e estratégica dos algoritmos de mecanismo de busca. A WSI Decisão Digital, com seu extenso know-how e experiência, está bem equipada para fornecer soluções de SEO básicas e avançadas sob medida para sua empresa. 

No vídeo abaixo explicamos melhor como uma Agência como a WSI Decisão Digital pode lhe ajudar:

Acreditamos que cada negócio é único e merece uma estratégia de SEO personalizada, que alinhe as metas de negócios às táticas de otimização de mecanismos de busca. Quer levar o SEO da sua empresa para o próximo nível? Entre em contato com a WSI Decisão Digital hoje mesmo!