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O serviço de Search Engine Optimization (SEO) realizado por uma agência especializada é parte de uma estratégia de marketing digital que visa atrair tráfego orgânico.

Para isso, o serviço de SEO utiliza diversas técnicas específicas, tornando o site relevante aos olhos dos algoritmos do Google para conquistar as primeiras colocações em uma página de pesquisa.

Entenda o serviço de SEO, sua importância e quais são seus principais elementos.

O que é o serviço de SEO?

O serviço de SEO pode ser compreendido como um conjunto de ações que visam à otimização de sites mediante os mecanismos de busca, como o Google.

Ou seja, o principal objetivo do serviço de SEO é deixar um site no topo do ranking das opções que aparecem para o usuário quando ele faz uma pesquisa no Google.

Ao contrário do que ocorre com os anúncios pagos, em SEO, o tráfego é orgânico, o que envolve muito estudo sobre os algoritmos do Google e atualizações constantes – por isso é tão recomendável contratar um profissional no assunto.

Qual é a importância de um serviço de SEO?

Não precisa ir muito longe para compreender a importância do SEO. A otimização de sites visando os mecanismos de busca pode agregar muito em visibilidade e competitividade no mercado.

Outro ponto que merece destaque: o usuário costuma dar muito mais credibilidade às sugestões que aparecem nas primeiras posições da página de pesquisa do que aos links patrocinados.

Ou seja, a seleção feita pelo Google é atribuída a valor aos olhos do usuário. Se um site está entre os primeiros colocados em uma página de pesquisa, significa que seu conteúdo é de qualidade e confiança.

Elementos importantes para realizar um bom SEO

Abaixo detalharemos ações práticas, inclusive com o uso de ferramentas importantes para elevar o nível das implementações de SEO.

Faça uma análise preliminar

O primeiro passo é fazer uma avaliação e deixar a casa bem arrumada, seguindo as melhores técnicas de SEO do momento. É recomendável fazer uma auditoria do site atual, levando em consideração o seu desempenho em comparação ao dos concorrentes.

Ainda sobre essa análise preliminar, é importante verificar elementos do site, como estrutura, titles, URLs, robots, descriptions, imagens, entre outros.

Cadastre seu site em ferramentas como o Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio

Essas ferramentas são muito importantes no serviço de SEO. O Google Search Console, assim como o Bing Webmasters, tem como um de seus intuitos acompanhar de perto como está o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.

Por outro lado, o Google Meu Negócio (GMN) é uma das ferramentas que mais ganharam notoriedade nos últimos tempos.

Como se fosse um perfil da empresa, o GMN ajuda os clientes a obterem informações sobre a marca ou loja, além de aumentar a credibilidade do site mediante os algoritmos do Google. Com o GMN, a sua empresa passa a ser considerada respeitável.

Elabore a persona e o público-alvo

Definir a persona e o público-alvo te ajuda a estudar a jornada de compra de acordo com o perfil do seu consumidor.

Assim, fica mais fácil definir o que deve ser feito em cada momento da jornada de compra para equilibrar os investimentos de topo, meio e fundo de funil.

Além disso, a criação de conteúdo depende intrinsecamente desse estudo da jornada de compra, já que deve ser produzido de acordo com os interesses dos potenciais clientes.

Faça a pesquisa de palavras-chave

Após definir a persona, o público-alvo e como é a jornada de compra desse consumidor, é chegada a hora de fazer a pesquisa de palavras-chave a partir dos dados preliminares.

Essas informações atuam em conjunto com dados já existentes da empresa, como atuais clientes, suas dores e produtos ou serviços que são mais requisitados, ajudando a produzir conteúdos mais adequados, que contemplam cada uma das etapas da jornada de compra.

Otimize os conteúdos do site

Quem já possui conteúdos no site, como blog posts, páginas de produtos e materiais ricos, pode aplicar as técnicas de SEO e promover a otimização do que já existe para melhorar o posicionamento nas páginas de pesquisa do Google.

Além disso, é muito importante criar conteúdos com certa frequência, de acordo com as estratégias de marketing digital da empresa, contemplando elementos como título, meta descrição, link building, palavras-chave e imagens na hora de fazer a publicação.

O que são as técnicas black hat e white hat e como influenciam no serviço de SEO?

Black hat e white hat são técnicas de SEO que podem influenciar na experiência do usuário. Entenda:

Black hat

Dentro de black hat, as técnicas visam otimizar o posicionamento orgânico infringindo as diretrizes do Google.

Isso significa que geram resultados em curto prazo, mas são extremamente passíveis de punições por serem consideradas antiéticas, podendo levar até mesmo à exclusão pelo buscador.

As técnicas de black hat mais conhecidas são:

  • Blog SPAM;
  • Cloaking;
  • Conteúdo duplicado;
  • Conteúdo oculto;
  • Doorway page (ou gateway page);
  • Keyword stuffing;
  • Linkfarm;
  • Links pagos;
  • Private Blog Networks (PBN);
  • SEO negativo.

White hat

Ao contrário das técnicas de black hat, as de white hat são consideradas éticas, não ferem as diretrizes do Google e nem geram punições. Ainda que tragam resultados em médio e longo prazo, são as técnicas recomendadas pelos profissionais de SEO.

No caso, para aplicar técnicas de white hat de acordo com as diretrizes do Google, é preciso investir em criação de conteúdo autêntico, relevante e de qualidade, pensando sempre em entregar a melhor experiência possível ao usuário. Assim, você promove a otimização de site de forma legítima.

Está com alguma dúvida sobre o serviço de SEO? O mais recomendável é contratar uma agência especializada em otimização de sites.

No vídeo abaixo detalhamos alguns outros pontos sobre o SEO e como implementar:

Como escolher a agência ideal para fazer o serviço de SEO?

Na hora de escolher uma agência de serviço de SEO, observe se ela oferece:

  • Auditoria de SEO;
  • Análise da concorrência;
  • Estratégias personalizadas;
  • SEO on page;
  • SEO off page;
  • Relatórios mensais;
  • Otimização progressiva.

Ficou com dúvida em relação a algum termo? Entre em contato com a WSI Decisão Digital e veja como nossa equipe de profissionais em serviço de SEO pode ajudar a sua marca a conquistar espaço e competitividade no ambiente virtual de forma totalmente orgânica.