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O marketing de conteúdo é uma das principais técnicas de Marketing Digital. Atualmente, a melhor forma de produzir e distribuir conteúdos é por intermédio de uma agência de conteúdo, que desenvolve materiais de valor para as suas mídias digitais de forma eficiente e profissional!

Se quiser saber mais sobre marketing de conteúdo continue a leitura!

Por que criar um planejamento de marketing de conteúdo?

Um bom planejamento de marketing de conteúdo pode trazer diversos benefícios para sua estratégia de Marketing Digital. Veja agora alguns motivos para se planejar:

Frequência das postagens

Uma das principais técnicas para se ter relevância no meio digital é a frequência. Você deve ter uma constância na periodicidade das suas publicações, sejam elas blog posts, posts para redes sociais ou demais tipos de conteúdo. 

Aqui se aplica a máxima de que “quem não é visto não é lembrado”! É preciso publicar conteúdos e frequentemente trabalhar estratégias de Search Engine Optimization (SEO), como a utilização das palavras-chave e o link building, por exemplo, que ajudam a sua página a ficar melhor posicionada nas buscas do Google.

Oportunidades sazonais

Uma vez que você já faz postagens frequentes, é importante que você tenha um calendário com as futuras publicações. Assim, é possível pensar nos conteúdos antes mesmo de começar a produzi-los e organizá-los com antecedência.

Fazendo isso, você pode aproveitar as oportunidades sazonais, ou seja, aquelas que ocorrem em períodos específicos do ano, do mês ou da semana, para atrair mais engajamento. Você pode direcionar o conteúdo das postagens para épocas como o Natal, Páscoa, Dia das Crianças, fins de semana, 5º dia útil, segundas-feiras etc.

Definição dos responsáveis

Ao planejar cuidadosamente a sua estratégia de marketing de conteúdo, você também consegue dividir melhor as tarefas. Você pode centralizar tudo dentro da sua empresa e contratar profissionais para desenvolver as pautas, criar os conteúdos, fazer as revisões, fazer a publicação e analisar os resultados.

Porém, se você preferir uma solução mais eficiente e acessível, pode contar com uma agência de conteúdo. Esse tipo de empresa cria todas as estratégias de marketing de conteúdo para o seu negócio de forma personalizada e com foco em qualidade, agilidade e obtenção de resultados.

Como criar um planejamento de marketing de conteúdo?

Para criar um planejamento eficiente de conteúdo, alguns preceitos básicos devem ser seguidos, como a definição do público-alvo e da persona, a editoria do dia, semana ou mês e escolha das mídias digitais para publicação.

O público-alvo é aquele que você quer atingir com os seus conteúdos. Ele deve ser definido a partir do seu produto ou serviço. Se você vende produtos de beleza, skincare e cosméticos capilares, por exemplo, provavelmente o seu público-alvo será feminino, terá idade entre 20 e 50 anos, trabalha fora de casa etc.

Já a persona é o perfil específico de pessoa com que você deseja se comunicar. No caso do exemplo acima, poderia ser uma mulher, solteira, executiva, com 35 anos, que gosta de ir a pubs nos finais de semana e que o maior desafio é não ter muito tempo para cuidar da beleza. Você pode criar uma ou mais personas para distribuir o seu conteúdo.

A partir do momento em que o público-alvo e a persona são definidos, você consegue adequar a linguagem e o tipo de conteúdo que deseja publicar. Para o exemplo dado anteriormente, o conteúdo pode ter uma linguagem mais informal, descontraída e informativa. 

Se você for produzir conteúdos para venda de softwares jurídicos de automação, por exemplo, provavelmente a sua linguagem será um pouco mais séria e com menos coloquialismo.

Agora que você já consegue identificar o seu público-alvo, a sua persona, o tipo de conteúdo e a linguagem para se comunicar, chega a hora de saber quais os temas que você vai abordar. A editoria do dia, semana ou mês deve ser baseada no seu nicho de atuação e conter informações para sanar dúvidas e agregar à vida dos usuários.

Se você trabalha com produtos de beleza, pode distribuir seus conteúdos em formato de blog post com dicas para cuidar da pele e dos cabelos, vídeos para o YouTube mostrando o passo a passo dos seus cuidados de beleza e publicações nas redes sociais falando sobre os produtos que você oferece, como dicas rápidas de beleza e modo de utilizá-los.

Por que construir estratégias de marketing de conteúdo?

Ao construir estratégias de marketing de conteúdo, você alcança diversas vantagens importantes para o seu site, canal ou perfil nas redes sociais. Veja quais são elas:

  • Aumento do engajamento;
  • Maior tráfego;
  • Impulsionamento nas vendas;
  • Proximidade com os usuários;
  • Redução do custo de aquisição de clientes.

Além disso, se você criar estratégias de marketing de conteúdo que contenham materiais de valor para os usuários, conseguirá se tornar referência no seu nicho de atuação e gerar mais leads.

Passo a passo para criar estratégias de marketing de conteúdo

Não há um passo a passo padrão na criação de estratégias de marketing de conteúdo, tudo depende dos formatos que você deseja utilizar e da audiência que você quer atingir. Porém, podemos sugerir um roteiro muito interessante para que você crie as suas primeiras estratégias.

Comece definindo os objetivos e os Key Performance Indicator (KPIs) da sua estratégia de conteúdo. O seu objetivo pode ser ter mais pessoas no seu site, aumentar o engajamento das suas redes sociais, conseguir mais inscritos e visualizações no seu canal do YouTube, etc.

Depois disso, veja qual é o seu público-alvo e a sua persona e adeque a sua linguagem e o tipo de conteúdo para essa audiência. Escolha também os meios de distribuição do seu conteúdo: site, blog, Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube ou outra mídia digital.

Por fim, siga o seu planejamento de acordo com o que foi estipulado e avalie os resultados a partir da aplicação de boas métricas, como as de conversão, tráfego, leads, vendas e engajamento.

Quais as vantagens de uma agência de conteúdo criar as estratégias de marketing de conteúdo?

Todo o processo de criação de uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser muito complexo para quem está começando. Não é fácil definir o público-alvo, a persona, a linguagem, a distribuição e a avaliação dos resultados. E realmente não é nada fácil produzir conteúdos de valor, com periodicidade e boas técnicas de SEO aplicadas!

Porém, há uma solução prática, acessível e eficiente para superar todos esses desafios: a contratação de uma agência de conteúdo. Além de criar uma estratégia de marketing digital de conteúdo profissional, você também consegue alcançar os seguintes benefícios:

  • Alto custo-benefício;
  • Equipe de especialistas;
  • Personalização da estratégia;
  • Resultados mais eficientes;
  • Conteúdos de valor para os usuários.

Além disso, uma boa agência de conteúdo faz com que os seus resultados sejam de longo prazo. Você também pode investir em performance (anúncios) para obter resultados mais rápidos. Essa estratégia, embora seja boa, só funciona enquanto você está investindo com regularidade. 

Se você investir em marketing de conteúdo por meio de uma agência especializada, não precisará investir tanto em anúncios e terá resultados muito mais duradouros com os conteúdos produzidos e publicados ao longo do tempo.

WSI Decisão Digital: a sua agência de conteúdo

A WSI Decisão Digital é uma agência de conteúdo, geração de leads, construção de websites, reconhecimento de marca e outros serviços de Marketing Digital. A empresa atua há mais de duas décadas e ajuda empresas, com planos de atendimento personalizados, a alcançarem mais resultados na internet, seja por meio de marketing de conteúdo, Google Ads, automação de marketing, criação de personas e muito mais!