Trabalhar com uma agência de marketing de conteúdo por transformar os resultados des sua empresa. Antes disso, importante entender o conceito mais profundamente. O marketing de conteúdo existe desde o século XIX, sendo que um dos primeiros registros dessa prática é o lançamento de uma revista informativa feita pela empresa de máquinas agrícolas John Deere.
Essa revista continha matérias relacionadas ao setor agrícola que visavam informar o público e ajudá-los a solucionar os seus problemas.
Dessa forma, quando eles decidiam comprar algum equipamento, lembravam da John Deere como uma empresa referência no segmento da agricultura.
Desde lá, diversas técnicas de marketing de conteúdo foram desenvolvidas, inclusive a digital, que é a mais famosa e utilizada hoje em dia!
O marketing de conteúdo on-line tem como objetivo criar e distribuir conteúdos relevantes para os internautas. Esses conteúdos podem ser e-books, posts, artigos e infográficos, por exemplo.
As características que contemplam todos esses tipos de conteúdos são a não promoção explícita da empresa e a ajuda ao público-alvo na resolução de problemas.
Leia o post e saiba mais sobre marketing de conteúdo!
Como iniciar o trabalho de marketing de conteúdo de forma correta?
Para começar a utilizar o marketing de conteúdo da melhor maneira possível, é preciso seguir algumas etapas importantes, começando pela etapa de planejamento.
O planejamento deve abranger o tipo de conteúdo, a revisão, as pessoas que vão elaborar os conteúdos, a frequência das postagens e as formas de divulgação.
Depois disso, é preciso elaborar a persona da marca, para, assim, criar conteúdos que “falem a mesma língua” desse tipo de público.
Com os conteúdos criados, é hora de fazer uma boa divulgação nos locais em que a sua persona pode estar, como redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn), e-mail marketing, blogs, etc.
Por fim, é preciso mensurar os resultados obtidos a partir de sua estratégia de marketing de conteúdo. Para fazer isso, é importante verificar o tráfego, a taxa de cliques, o engajamento nas redes sociais ou outras métricas relacionadas.
Aqui, é válido mencionar que contar com uma agência de marketing de conteúdo pode ser essencial para o bom desenvolvimento da estratégia!
Quais as vantagens do marketing de conteúdo?
Existem muitos benefícios em aplicar uma boa estratégia de conteúdo. Veja quais são os principais:
Elevação do tráfego orgânico
Ao produzir conteúdos relevantes e que tenham boas técnicas de Search Engine Optimization (SEO), você consegue crescer muito as visitas orgânicas do seu site.
O SEO ajuda você a ficar ranqueado em uma boa posição nas buscas do Google, o que contribui para o aumento dos acessos da sua página, especialmente se você produzir conteúdos de alto valor informativo.
Divulgação da marca
Quando a empresa está presente na internet de forma expressiva e com bons conteúdos publicados, as pessoas começam a reconhecer a marca com mais facilidade.
Com isso, quando precisarem fazer uma pesquisa ou comprar um produto relacionado ao seu nicho, é provável que se lembrem da marca e tenham mais propensão a fechar negócio com a sua empresa!
Mais leads e conversões
A geração de leads pode ser feita dentro do seu site. Você pode produzir bons conteúdos e disponibilizar um formulário ou uma CTA, por exemplo, oferecendo um e-book ou um curso gratuito em troca de algumas informações básicas do usuário, como e-mail e nome.
Com isso, você consegue um lead e pode começar a criar uma boa estratégia de inbound marketing para ele!
Além disso, o marketing de conteúdo pode fazer com que as conversões da sua empresa aumentem! Como isso é feito? Por meio de conteúdos que guiem o usuário (lead) por todo processo de compra dos seus produtos.
Redução da necessidade dos anúncios
Com o aumento das visitas orgânicas do seu site, você não precisa investir tanto no tráfego pago realizado por meio dos anúncios e links patrocinados.
É claro que você pode e deve continuar utilizando a estratégia de performance, mas, em longo prazo, certamente os seus conteúdos vão trazer ainda mais tráfego para a página!
Aumenta a proximidade com os clientes
Quando a empresa ajuda o usuário a tomar uma decisão, resolver um problema ou sanar uma dúvida, certamente ela consegue se aproximar ainda mais dele!
Por isso, o marketing de conteúdo melhora o relacionamento da sua empresa com os clientes ajudando-os nos momentos em que precisam e fazendo com que eles se lembrem da empresa quando precisar adquirir um produto relacionado.
Como o marketing de conteúdo tem ajudado o mercado?
O marketing de conteúdo ajuda o mercado dando mais visibilidade para as empresas que adotam essa estratégia e fazendo com que elas invistam na qualidade dos conteúdos veiculados.
A pesquisa ContentTrends 2017, realizada pela Rock Content há alguns anos, contou com mais de três mil participantes de diversos segmentos do mercado e constatou a importância do marketing de conteúdo nas estratégias de marketing das empresas.
Segundo a pesquisa, 71% das empresas adotam o marketing de conteúdo, e as 29% restantes desejam adotar a estratégia. Outrossim, mais de 60% das empresas que já produzem conteúdos desejam aumentar o investimento nessa prática.
Além disso, as empresas que utilizam o marketing de conteúdo contam com 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads. Já as empresas que publicam ao menos 13 conteúdos por mês aumentam os visitantes do site em mais de 4 vezes.
Como uma agência de marketing de conteúdo pode te ajudar?
Uma agência especializada em marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a produzir conteúdos de alta qualidade e otimizados para SEO e a planejá-los.
Dessa forma, os conteúdos do seu site e das suas redes sociais solucionam problemas do seu público, entretêm e informam as pessoas, de forma a tornar a empresa reconhecida no meio digital e referência entre os usuários.
As agências focadas em produção de conteúdos realizam um planejamento completo dos conteúdos que serão publicados no seu site, blog ou rede social, produzem esses conteúdos e fazem uma revisão completa do material.
Assim, você tem a garantia de que os conteúdos publicados possuem qualidade e agregam à vida dos seus clientes e potenciais clientes.
Como escolher uma agência de marketing de conteúdo ideal?
Para escolher uma boa agência de marketing de conteúdo, você deve avaliar algumas questões importantes, como orçamento, tipos de conteúdos produzidos, cases de sucesso, reputação e experiência da agência.
Se todos esses aspectos estiverem de acordo com o que você busca para o seu planejamento de marketing de conteúdo, pode ir em frente com a contratação da agência!
Se quiser uma dica ainda melhor: conte com a WSI Decisão Digital!
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