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Nosso objetivo é guiar seu processo de tomada de decisão e, para tanto, recomendamos que leia os outros artigos na sessão do Blog.  Resumidamente, iremos mostrar as vantagens e benefícios de se contratar uma agência de marketing digital em Sorocaba.

Por muito tempo utilizamos as listas telefônicas, páginas brancas ou amarelas, para procurar todos os serviços e empresas que pensamos em contratar. Hoje, uma nova referência é utilizada em larga escala e com ainda mais intensidade: a busca online.

Viver desconectado já não é uma opção: quando uma pessoa pensa em comprar um produto ou contratar um serviço, é na internet que sua pesquisa começa.

Mesmo que seja só para avaliar os preços ou verificar a experiência de outros usuários.

Apesar disso e de tantas opções de agências de Marketing Digital em Sorocaba, região onde estamos localizados, ainda resta a dúvida.

Vale mesmo a pena o investimento? 

Isso depende muito do segmento da sua empresa e dos seus objetivos.

Mas, de forma geral, uma agência digital é imprescindível quando se busca aproximação com o público-alvo da marca, crescimento da base de leads, contatos e clientes, ampliação da audiência e, principalmente, presença efetiva no cenário digital e das buscas na internet.

De maneira geral, vale mencionar que a grande maioria das empresas brasileiras realiza investimento em marketing digital. Isso é o que aponta a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, a qual revelou que 94% das organizações usam essa estratégia para crescer.

Ainda, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% das residências brasileiras possuem acesso à internet, o que corresponde a um aumento de 3,6 pontos percentuais somente em relação ao ano anterior. Assim, cada vez mais as pessoas estão conectadas ao mundo virtual. Além disso, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de adquirir um produto, conforme estudo realizado pela Math Ads.

Diante desse cenário, a cada dia que passa, mais empresas adotam o marketing digital como estratégia de crescimento, de modo que se você não investir na área, há grandes chances de perder clientes para a concorrência.

O trabalho da agência de marketing digital em Sorocaba vai além das redes sociais

Apesar do último ponto citado, a agência de Marketing Digital não é responsável apenas por gerenciar os canais digitais da sua empresa.

Ela também constrói estratégias que utilizam diferentes técnicas e plataformas, como o Inbound Marketing, Links Patrocinados e SEO, que podem alavancar suas vendas ou atendimentos. Por meio delas sua empresa seria bem posicionada no Google, alavancaria a marca, melhoraria a comunicação com clientes e a comunidade, além de poder passar a percepção de referência na sua área de expertise.

Gasto ou investimento?

Enquanto para muitos a contratação de uma agência em Sorocaba é vista como mais um gasto dentro da enorme folha de despesas da empresa, tais valores possuem caráter totalmente estratégico, com benefícios sendo gerados no curto, médio e longo prazo. Fica claro, portanto, que a correta nomenclatura do desembolso deve ser como investimento. 

Por exemplo: para realmente englobar todos os serviços que envolvem o Marketing Digital, talvez seja necessário contratar especialistas em cada área e ampliar a equipe de marketing da empresa.

Isso geraria um custo maior, muito maior, do que o da contratação de uma agência de Marketing Digital, que já possui um especialista capacitado para cada etapa da estratégia a ser adotada. Além do custo diretamente “desembolsado” temos que pensar no custo de admissão, treinamento, a velocidade da curva de experiência, demissão (eventual turnover). A conta pode ser substancialmente maior e o benefício bem menor.

O tempo investido na seleção de cada um desses especialistas também deve ser levado em conta, caso a ideia seja internalizar o serviço. 

O processo de BPO (Business Process Outsourcing – Terceirização de Processos de Negócios) cresce a 2 dígitos e a Pandemia de Covid-19 acelerou bastante o processo, conforme estudo da Transparency Market Research, publicado em artigo de Enrico Di Micio. Por isso, para 2022 e nos anos posteriores é esperado uma disparada vertiginosa da aceitação e implementação do Marketing Digital pelas empresas. Em reportagem no Jornal Cruzeiro do Sul, o especialista da WSI, Diego Barbosa, foi entrevistado e comentou sobre as perspectivas para o setor: 

https://www.cruzeirofm.com.br/2021/12/29/noticias/jornalismo/marketing-digital-vai-alavancar-ainda-mais-os-negocios-em-2022-diz-especialista/

Veja mais sobre o assunto no nosso post sobre 4 razões para contratar agência de marketing digital e não uma equipe interna

E de qual valor deveria ser esse investimento?

Primeiramente, é preciso considerar algumas variáveis. Uma delas é o orçamento, tendo em vista que você não pode colocar em risco a saúde financeira da empresa. Além disso, é importante analisar a rentabilidade do negócio.

Outro fator que deve ser avaliado é de onde vem a maior parte dos seus clientes. Se for do ambiente virtual, é interessante investir de 12% a 15% do lucro. Do contrário, se o marketing da sua empresa não depender exclusivamente do espaço digital, indica-se investir de 3% a 5%.

Caso você deseje abrir uma empresa e ainda não possui lucro para poder calcular o investimento em marketing digital, baseie o cálculo no capital inicial e verifique se o valor é suficiente para aplicar as estratégias definidas ou se é preciso acumular mais capital.

Como o marketing digital permite mensurar o desempenho das estratégias em tempo real, após colocar em prática as ações adotadas, você pode ajustar o investimento conforme os resultados que obtiver.

Outra forma de identificar qual deve ser o investimento em marketing digital é contar com o apoio de ferramentas tecnológicas, como a calculadora de orçamento de marketing, aqui do nosso site. A nossa calculadora de orçamento de marketing digital possui funcionalidades para fazer a recomendação geral de investimento em marketing para negócios focados em produtos e serviços B2B e B2C com base nos dados mais recentes da CMO Survey. Dessa forma, disponibilizamos a ferramenta com parâmetros e estimativas baseados nos dados mais confiáveis e recentes do mercado.

Estratégias atualizadas

Outro ponto positivo em se contratar uma agência de marketing local é a possibilidade de manter sua marca mais moderna e atualizada. 

Por trabalhar diretamente com meios digitais onde as novidades são constantes e pode “viralizar” mais rapidamente, a agência de Marketing Digital saberá exatamente qual a tendência pro seu setor e, principalmente, para a internet.

Dessa forma, as chances do seu negócio ficar em evidência nas redes é grande e, assim, atingir um público ainda maior.

Se no seu caso a oferta é de serviços, possíveis contratantes podem aparecer.

Quando o assunto é venda, já sabemos que muitos consumidores utilizam a internet.

Uma agência de marketing digital pode trazer vendas e resultados ao seu negócio

Exatamente. Se o objetivo é incrementar o marketing do seu negócio pelas plataformas da web, a contratação de uma empresa de Marketing Digital será uma importante escolha. E poderemos ajudar na definição do escopo de projeto para que se obtenha o melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Caso a procura seja por uma agência de marketing digital em Sorocaba, que tal conhecer a WSI Decisão Digital?

Possuímos uma equipe especializada em desenvolver estratégias para que sua empresa tenha sucesso no Marketing Digital!