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A otimização de sites é importante, mas nem tudo é feito no próprio site. Entenda como funciona o SEO off page.

A otimização de sites é um pilar essencial para quem deseja destacar seu site em meio a tantos outros na internet, conseguindo, assim, mais usuários e, consequentemente, mais chances de conversão. Porém, nem todas as otimizações são feitas no site.

Este artigo pode parecer estranho para quem nunca ouviu falar sobre o tema, mas acredite: faz todo o sentido. Algumas medidas realizadas fora de seus próprios domínios (com o perdão do trocadilho) são importantes para um melhor posicionamento no Google e nos demais buscadores.

A essas medidas, dá-se o nome de SEO off page, e é sobre isso que vamos falar mais agora. Acompanhe a leitura!

Definição de SEO off page

De acordo com Brian Dean, do Backlinko, uma das maiores referências em SEO, conteúdo e todo este universo, o SEO off page inclui atividades feitas fora de um site em um esforço de aumentar o seu posicionamento nos resultados de busca.

Outra explicação para isso é que SEO off page é o conjunto de atividades feitas fora do seu site para ajudar o Google e os demais buscadores a entenderem que aquele é um site confiável, com autoridade e credibilidade.

A importância do SEO off page para o ranking nos motores de busca

Para entender melhor a importância do SEO off page, podemos traçar um paralelo com uma situação cotidiana.

Suponha que você tenha uma padaria. Você se empenha em produzir os melhores pães da região, utilizando ingredientes de primeira qualidade, tendo muita atenção nos processos de preparação e atendendo aos clientes com todo o cuidado que eles merecem.

Além da produção desse alimento, você se dedica à divulgação do seu negócio. Todos os itens são devidamente identificados com etiquetas e preços, além da lista dos ingredientes usados para seu preparo e da tabela nutricional de cada item.

Quem passa em frente à loja se encanta com a decoração, bela e pensada em uma experiência agradável e amigável para os clientes.

Outro ponto de destaque é que você produz vários materiais educativos falando sobre os benefícios dos pães para a saúde, qual é o melhor tipo de pão para cada diferente dieta e como combiná-los com frios, geleias, proteínas e outros tipos de alimentos.

Cada um desses elementos é ótimo e chama a atenção do cliente, mas você concorda que tudo está sendo criado e divulgado pela própria padaria? Então, no final das contas, ela está falando sobre si própria – e isso pode enviesar um pouco as decisões, já que ela não vai querer falar mal de seus próprios produtos e serviços.

Pois bem, eis que a jornalista do jornal do bairro vai fazer uma entrevista naquela padaria. Ela conversa com você, que é dono, entende melhor sobre a história do negócio, os produtos e serviços oferecidos e todo o cuidado empregado em cada detalhe.

Então, depois de alguns dias, sai uma matéria no jornal do bairro falando sobre o estabelecimento. A jornalista, que não faz parte da equipe da padaria, divulga e elogia aquele local para quem lê o jornal, o que atrai ainda mais clientes.

Com o passar do tempo, a notoriedade vai aumentando: o jornal e a emissora de rádio da cidade entram em contato para entrevistas. Depois, até o caderno de gastronomia de um dos jornais mais famosos do estado realiza uma entrevista e fala sobre o estabelecimento para milhões de pessoas que moram no estado.

Qual foi a grande diferença entre os dois “meios” de divulgação? Enquanto a própria padaria estava divulgando seus produtos e serviços, esses conteúdos ainda eram internos, ou seja, é natural que a credibilidade caia um pouquinho, já que é possível que se queira “puxar sardinha” para a qualidade – ainda que ela realmente exista e seja notável.

Porém, quando pessoas de fora começam a compartilhar suas opiniões, a credibilidade aumenta. Afinal, elas não têm nenhum tipo de relação com aquele estabelecimento, ou seja, são neutras, o que resulta, geralmente, em opiniões mais sinceras na percepção do público – ainda que sejam condizentes ao que o próprio estabelecimento fala sobre si.

Basicamente, é essa a importância do SEO off page: ter opiniões e comentários “de fora” que endossem a qualidade do que está sendo oferecido, o que pode se dar de várias maneiras.

Estratégias eficazes de SEO off page

Na prática, você pode trabalhar o SEO off page do seu site com as seguintes alternativas:

Criação de conteúdo de alta qualidade

Ainda que sejam criados para o blog ou portal da própria empresa, ter conteúdos muito bons pode fazer com que outros sites e veículos comentem sobre eles organicamente. Isso é positivo para a percepção do Google e dos buscadores.

Link building

Essa estratégia consiste em criar conteúdos para sites e veículos externos, mas que mencionem a sua empresa ou o que é feito por ela, especialmente se houver um link apontando para o seu site.

Menções em redes sociais

Os sinais sociais também são bastante importantes para a avaliação do Google e dos demais buscadores. Comentários, curtidas, compartilhamentos e número de seguidores ajudam a passar uma melhor imagem daquela empresa ou negócio.

Guest posting e parcerias

No guest posting, a ideia é fazer uma parceria com outros sites para que você crie um conteúdo a ser publicado no site dele e ele faça o mesmo com o seu site. Com as parcerias, pode-se comentar sobre outro site ou empresa no decorrer do conteúdo criado por aquele site, o que também favorece bastante o SEO off page.

Desafios do SEO off page

Os potenciais benefícios são muitos, mas há alguns desafios com os quais se deve tomar cuidado:

Evitar práticas de black hat

No SEO off page, dá-se o nome de black hat às técnicas que não são bem-vistas pelos buscadores para este tipo de otimização, como compra de links, cloaking (apresentar aos buscadores conteúdos diferentes daqueles que os usuários verão) e redirecionamentos para outras páginas totalmente diferentes das desejadas, por exemplo. Elas não são recomendadas!

Lidar com links tóxicos

Às vezes, outros sites de baixa qualidade na percepção dos buscadores acabam enviando links para o seu site, o que, nesse caso, pode ser negativo. A solução seria rejeitar esses links, o que é conhecido como disavow, mas é um processo um pouco trabalhoso.

Manter-se atualizado com as mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca

Isso também se aplica ao SEO on page, que é entender os algoritmos e se adaptar ao que está sendo priorizado por eles.

A importância de uma estratégia de SEO off page bem-elaborada

O SEO feito no site é fundamental, mas muitos não olham para o que é feito do lado de fora. Há algumas complexidades, é verdade, mas os resultados podem ser bem satisfatórios.

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