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Antes de contratar SEO é importante obter noções básicas. Alcançar um bom posicionamento no Google é o desejo de muitas empresas que investem em marketing on-line. Afinal, aparecer nos primeiros resultados de pesquisa garante um bom volume de tráfego para seu site ou loja virtual, aumentando as chances de aquisição de clientes.

Para realizar esse feito, é necessário contratar SEO (Search Engine Optimization) ou, em tradução livre, otimização para mecanismos de busca. Na prática, trata-se de um conjunto de técnicas que visam melhorar o ranqueamento de um site utilizando elementos de conteúdo, palavras-chave e detalhes nos códigos de programação.

Além de garantir uma excelente posição do seu site no Google, o trabalho de SEO eleva a autoridade de sua empresa na internet, podendo, inclusive, ser crucial para atrair parcerias, novos negócios e aumentar o faturamento em longo prazo. Caso precise entender o básico do básico, temos um artigo que trata no detalhe o que é SEO e todos os seus desdobramentos.

Acompanhe as próximas informações e saiba mais sobre a estratégia de SEO!

Por que contratar SEO com agência?

Aplicar técnicas de SEO em uma loja virtual ou site não é uma tarefa simples. Isso porque o trabalho de otimização requer um profundo conhecimento sobre os algoritmos do Google, que exigem detalhes muito específicos para indexar um site nos primeiros resultados de pesquisa.

O ideal, portanto, é contratar uma empresa de SEO que seja especializada. Somente uma equipe de experts saberá identificar os fatores de ranqueamento para sua empresa, de acordo com o seu nicho e público-alvo.

A princípio, a agência fará um estudo de mercado, visando compreender o segmento de atuação da empresa contratante e projetar as melhores ações para que a sua marca cresça na web. A partir disso, serão aplicadas estratégias de conteúdo com SEO on page e off page, de modo a garantir um trabalho completo e bem-sucedido.

É importante ressaltar que o objetivo máximo de uma agência de SEO é trazer tráfego qualificado para o seu site, aumentando, assim, as taxas de conversão. Por isso, é indicado que o trabalho seja feito em longo prazo para que os resultados sejam constantes.

O que questionar na hora da contratação?

Antes de fechar contrato com uma agência de SEO, é fundamental avaliar sua experiência, credibilidade e potencial para entregar resultados concretos e duradouros. Veja, a seguir, algumas perguntas que devem ser feitas diretamente aos especialistas:

  • Qual é o seu diferencial em comparação às outras agências de SEO?
  • Há quanto tempo sua agência oferece o serviço de otimização de sites?
  • Meu gerente de contas é experiente e atencioso?
  • Como são mensurados os resultados do SEO?
  • Sobre a comunicação com a agência: quanto tempo vocês demoram para responder seus clientes?
  • Vocês têm cases de sucesso para me apresentar? 
  • Quanto tempo devo aguardar para ver os primeiros resultados?
  • Vou receber relatórios? Qual é a periodicidade de envio?
  • Qual é a previsão de resultados até o final do contrato?
  • Vocês trabalham com conteúdo 100% original?
  • As técnicas de SEO utilizadas são honestas?
  • Vocês oferecem garantia de resultados?

Vantagens de contratar uma agência de SEO

Se você pretende contratar SEO, saiba que essa é uma decisão extremamente benéfica para o sucesso de sua empresa na internet. Afinal, as técnicas de otimização transformam o seu site em uma fonte primária de leads, pois gera milhares de visitas de pessoas com interesse prévio em seu negócio.

Outra vantagem é que o SEO incentiva os internautas a conhecerem sua loja física ou ponto de venda. Por exemplo: quando alguém pesquisa por “restaurante em Guarulhos”, o Google apresentará os sites com melhor otimização. O internauta provavelmente visitará algum dos restaurantes pesquisados, podendo se tornar um cliente assíduo e até indicá-lo para amigos e familiares.

Vale frisar também que o SEO aumenta a credibilidade da empresa, já que um site bem-posicionado traz a ideia de destaque e popularidade ao mercado. Mas não é só isso: o ranqueamento de uma marca nos primeiros resultados de pesquisa pode trazer excelentes taxas de conversão. À medida que os internautas estão navegando no seu site e conhecendo seus produtos ou serviços, há uma grande possibilidade de vendas e fechamento de negócios.

Serviços ofertados

Para garantir um bom trabalho de SEO, a agência deve combinar os seguintes serviços:

Avaliação de performance

Consiste em avaliar o desempenho atual do site e realizar ajustes para que ele apareça na primeira página do Google e de outros buscadores como Bing e Yahoo.

Análise de concorrentes

Trata-se de averiguar o comportamento digital das empresas concorrentes e seu posicionamento nas pesquisas. O objetivo é fazer um trabalho melhor e superá-las em todos os aspectos.

Planejamento estratégico

Com os dados sobre a concorrência coletados, é hora de definir as estratégias e ações que serão aplicadas. Aqui, são planejadas as técnicas que trarão impactos positivos no posicionamento do site.

Criação de conteúdo

Nessa etapa, serão criados materiais informativos para publicação no site. O ideal é trabalhar com temas e palavras-chave relacionadas ao nicho da empresa e aos termos utilizados pelos internautas na hora da pesquisa.

Link building

Trata-se de construir uma rede de links externos que apontem para o seu site. É possível, por exemplo, fazer parcerias com blogs e portais de notícias para angariar links de qualidade.

Cuidados ao contratar SEO

Para não cair em “armadilhas”, é fundamental avaliar a proposta de várias agências e compará-las sem ilusões. Isso mesmo! É importante ter os pés no chão e não se deixar levar por falsas promessas.

Fuja de agências que prometem resultados muito rápidos ou que trabalhem com estratégias questionáveis (Black Hat SEO). Corra também de agências que não produzem conteúdo 100% original e acabam cometendo plágio (cópia criminosa de conteúdos alheios).

Dê preferência para uma agência de marketing digital honesta, que trabalhe com táticas limpas e foco nos bons resultados de longo prazo. Por fim, lembre-se: uma boa agência de SEO realiza verdadeiras parcerias com seus clientes, estabelecendo uma relação de confiança e profissionalismo.

Você deseja contratar SEO, mas não sabe por onde começar? Então, entre em contato com nossa equipe!