Investir em SEO é uma das estratégias mais importantes para aquisição de clientes em empresas B2B. Afinal, a visibilidade no Google pode ajudar na performance do negócio em todas as etapas do ciclo de venda.
Entretanto, o direcionamento do tráfego orgânico para uma empresa B2B é mais complexo se comparado às empresas B2C. Isso acontece porque os funis de venda são repletos de desafios e o processo de vendas acaba envolvendo tomadores de decisões de difícil alcance.
Mas embora o SEO para B2B seja mais intrincado, é perfeitamente possível atingir bons resultados com uma estratégia bem estruturada. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!
4 pilares do SEO para B2B
1. SEO técnico
Nessa primeira etapa, os especialistas em SEO para B2B realizam ajustes no site da empresa, otimizando a arquitetura, usabilidade, velocidade de carregamento, certificados de segurança (SSL e HTTPS), linkagem externa, rastreamento e indexação, entre outros detalhes.
2. Conteúdo
Como o Google valoriza o volume e qualidade de conteúdo (podendo até penalizar conteúdos escritos unicamente com robôs ou softwares) publicado pelos sites, uma boa agência de SEO se preocupa em produzir blog posts com palavras-chave relacionadas ao segmento da empresa B2B. Também é importante ter uma estratégia de postagens no Instagram, Facebook e LinkedIn e uma rede de indicação de links que apontem para o site (link building).
3. SEO on page
A otimização on page é aquela em que o especialista realiza ajustes em sua própria página para garantir uma excelente experiência para o usuário e facilitar a indexação do site pelo Google. Essa etapa está diretamente ligada à produção de conteúdo, já que muitos ajustes são feitos nos textos do blog.
4. SEO off page
A otimização off page é feita de forma externa ao site. É o caso, por exemplo, das indicações de links que direcionam para sua a página por meio de menções em portais de notícias ou blogs de terceiros. Essa etapa é crucial para elevar a autoridade do site perante o Google e melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Diferença entre B2B e B2C
Ao fazer uma comparação entre B2B e B2C, a principal diferença é o público e o tempo para finalização da compra. Na prática, a venda de serviços ou produtos B2B envolve a aprovação de vários departamentos dentro de uma empresa, enquanto em B2C, toda decisão depende apenas de uma pessoa: o consumidor final.
Desse modo, a tática de SEO para B2B enfrenta alguns desafios, como funil de vendas complexo, palavras-chave de baixo volume, personas bem-detalhadas e pesquisas mais apuradas.
Felizmente, é possível driblar essas dificuldades e criar uma estratégia que realmente funcione. Basta fazer um estudo profundo do público-alvo e mapear os termos de pesquisa utilizados ao longo da jornada de consumo.
Estratégias de SEO para B2B
As táticas de otimização de site para um negócio B2B podem ser planejadas seguindo estas etapas:
- Faça um bom detalhamento de sua persona (cliente ideal) e identifique seu comportamento de pesquisa;
- Compreenda todas as fases do seu funil de vendas e verifique quais são as objeções mais comuns que impedem a persona de avançar para o fundo do funil;
- Descubra as palavras-chave mais utilizadas pela sua persona durante as pesquisas no Google e outros buscadores, como o Bing;
- Trabalhe com palavras-chave que atinjam compradores em diferentes etapas do funil;
- Crie landing pages para seus serviços ou produtos;
- Defina uma estratégia de conteúdo com publicações periódicas;
- Divulgue seu conteúdo para angariar backlinks.
Escrita no SEO para B2B
Quando se trata de SEO para B2B, a qualidade do conteúdo deve ser uma prioridade na estratégia. A criação dos textos precisa ser pautada pela clareza e relevância da informação, de modo que cada material produzido responda à intenção de busca do internauta.
Outro detalhe importante é a escaneabilidade do texto, isto é, o potencial para oferecer uma leitura simples e dinâmica por meio de recursos como:
- Intertítulos;
- Listas;
- Negrito;
- Imagens;
- Parágrafos curtos.
Experiência do seu cliente
Ao pesquisar por um produto ou serviço B2B, o cliente espera que o site do fornecedor ofereça um carregamento rápido e uma navegação agradável. Por isso, a estratégia de SEO deve contemplar a criação de um layout claro e uma organização intuitiva, garantindo que as soluções buscadas sejam encontradas facilmente.
Vale ressaltar que, na hora de ranquear os sites nos resultados de pesquisa, os algoritmos do Google consideram vários fatores de experiência do usuário. As páginas com melhor navegabilidade ganham preferência no posicionamento. Por isso, coloque-se no lugar do seu cliente e crie um site amigável.
Resultados orgânicos do SEO para B2B
Como a jornada de compras B2B é mais longa, é natural que seu potencial cliente faça várias pesquisas no Google antes de fechar um negócio. O ideal, portanto, é que sua empresa faça um amplo estudo de palavras-chave e entregue conteúdos para diversos termos de pesquisa que estejam relacionados ao seu segmento de atuação. Dessa forma, é possível aumentar as chances de aparecer nos resultados orgânicos e, consequentemente, expandir o volume de tráfego para o site.
Ao utilizar recursos como o Google Search Console, você poderá descobrir para quais termos sua empresa já tem visibilidade. E se o objetivo é averiguar o volume mensal de determinadas palavras-chave ou analisar a estratégia da concorrência, vale a pena utilizar ferramentas como SEMRush, Ahrefs, Moz e SimilarWeb.
Marca reconhecida
Quando aplicado de forma estratégica, o SEO pode expandir o brand awareness (consciência de marca) de sua empresa B2B. Isso porque a visibilidade no Google transmite confiança e indica autoridade no mercado. Não por acaso, as empresas que aparecem bem-posicionadas nas pesquisas são vistas como líderes do seu setor.
Além disso, a publicação de conteúdos otimizados pode estimular o compartilhamento social, aumentando, assim, a disseminação da marca na internet. Logo, quanto mais completa for sua estratégia de SEO, maior será seu reconhecimento on-line.
Reputação on-line no SEO para B2B
O SEO para B2B também ajuda a moldar a reputação de sua empresa no mercado. Basta atrelar seu conteúdo a avaliações positivas, depoimentos e estudos de caso que apresentem os pontos fortes do seu produto ou serviço.
Você também pode combinar táticas de assessoria de imprensa com seu SEO, construindo relacionamentos com grandes veículos de comunicação e influenciadores do seu segmento. Desse modo, será possível obter menções à sua marca e backlinks, o que ajudará no SEO e na reputação on-line.
Foco do SEO para B2B
Os objetivos táticos do SEO para empresas B2B devem ser direcionados para a captação e nutrição de leads no funil de vendas. Por isso, a produção de conteúdo otimizado é o foco primário da estratégia, já que os potenciais clientes acessam a empresa por meio de informações encontradas em pesquisas.
Embora o conteúdo seja a base do SEO para B2B, os aspectos técnicos não devem ser negligenciados… ao contrário: todas as boas práticas de otimização precisam ser contempladas, pois somente um trabalho completo garantirá a excelência nos resultados de posicionamento.
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