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Inbound marketing para empresas é um grupo de técnicas aplicadas para atrair o público para um determinado negócio. Essa atração faz com que as pessoas se interessem pelos conteúdos que a empresa disponibiliza e permite que ela conquiste a permissão do público para se comunicar de forma mais direta com ele.

Dessa forma, o inbound marketing aproxima os clientes e as empresas, tornando a relação entre eles mais estreita, pessoal e, possivelmente, duradoura.

O grande foco dessa estratégia é contribuir para a vida dos usuários oferecendo conteúdos relevantes e que tenham valor para eles. Isso é feito por meio de uma permissão, a qual pode ser um cadastro, por exemplo, utilizado para o envio de e-mails posteriormente.

Os usuários apreciam mais a mensagem da empresa pois as técnicas utilizadas não são intrusivas. Exemplos de técnicas que interrompem o cliente são os anúncios no YouTube, twitch e pop-ups indesejados.

Essa natureza de “permissão” remonta à origem do inbound marketing, que é o livro do Seth Godin. A obra trata exatamente da necessidade de agregar valor por meio de conteúdos relevantes em vez de interromper as experiências do cliente no âmbito presencial ou na internet. Vale a leitura! Também temos um artigo que descreve a estratégia de Inbound Marketing de forma detalhada.

Quer saber mais sobre inbound marketing para empresas e quais os benefícios dessa estratégia? Então leia este post até o fim e fique por dentro!

Vale a pena investir em inbound marketing?

Com certeza! O inbound marketing é muito importante para o seu negócio. Quer saber por quê? Então, veja os principais motivos para investir nessa estratégia:

Proximidade com os clientes

Outro nome para o inbound marketing é “marketing de atração”. Nada mais justo, já que a estratégia visa agregar valor a sua relação com os clientes por meio de conteúdos relevantes e que realmente ajudam os consumidores a resolverem algum problema ou suprir uma necessidade importante.

As pessoas não querem apenas saber sobre as qualidades e sobre o preço do produto ou serviço que você tem a oferecer, elas fazem pesquisas e querem ver informações de valor sobre o tema antes de decidir pela compra.

Se você fornecer essas informações com conteúdos gratuitos, por exemplo, você se aproxima mais dos clientes e faz com que eles tenham mais chances de fechar negócios com a sua empresa no futuro.

Redução dos custos

O inbound marketing, mais especificamente na parte de produção de conteúdos de texto, vídeo ou imagens, é muito mais barato do que outras estratégias de Marketing Digital. Quando você cria um conteúdo e faz uma postagem, por exemplo, isso não tem custo ou não demanda grandes investimentos.

Agora, se você deixar o inbound de lado e focar apenas estratégias pagas, como anúncios de links patrocinados ou ativações de marca, é possível que o investimento tenha que ser extremamente alto para que os resultados se mantenham ao longo do tempo.

Facilidade de mensurar os resultados

Por fim, outro motivo pelo qual vale a pena investir em inbound marketing é a mensuração de resultados, que, além de poder ser feita de forma prática, é em tempo real! Para medir os resultados, podem ser utilizados softwares de automação de marketing, métricas, indicadores ou o que você preferir.

Depois de saber como a sua estratégia está performando, fica muito mais fácil fazer os ajustes necessários para, então, se aproximar mais do público e investir com mais segurança, o que engloba os dois outros benefícios citados anteriormente.

Funil de vendas e jornada do cliente no inbound marketing

A jornada do cliente é composta por algumas etapas importantes, e uma ótima forma de entender como ela funciona é utilizando o funil de vendas. Segundo esse conceito, a jornada do cliente está separada em 3 etapas: o topo, o meio e o fundo. Veja como cada etapa pode ser melhorada pelo inbound marketing:

Topo

No topo do funil, etapa em que estão o aprendizado e a descoberta do cliente, muitas vezes ele nem sabe do que se trata o produto e o motivo pelo qual ele deve ser comprado. Aqui o inbound marketing ajuda você a ensinar ao consumidor como resolver os seus desafios sem falar, propriamente, do produto que você oferece. Isso pode ser feito com postagens em blogs e infográficos, por exemplo.

Meio 

O meio do funil de vendas é a etapa em que o cliente está considerando adquirir uma solução para o seu problema. Ele já tem uma certa intenção de investir em algum produto ou serviço, mas ainda não está pronto para fechar o negócio. Por isso, o inbound marketing, nessa etapa, ajuda a preparar o cliente para a compra por meio de e-books, posts de conteúdo mais avançado e outras estratégias.

Fundo

Depois de passar pelo meio do funil de vendas, o cliente já está pronto para fazer a compra, mas ainda não decidiu qual é a melhor empresa para isso. Dessa forma, o fundo do funil é o momento em que o inbound marketing deve convencer o cliente de que a solução que a sua empresa oferece é a melhor! Isso pode ser feito por meio de landing pages, posts com provas sociais, demonstrações do produto e outras estratégias.

Por que utilizar o inbound marketing para empresas B2B e B2C e qual a maior diferença?

As empresas B2B são as que oferecem seus produtos e serviços para outras organizações. Já os negócios que optam pelo modelo B2C vendem para o consumidor final (pessoa física). Cada um desses dois tipos de empresas deve utilizar um apelo diferente na hora de divulgar suas soluções, e para isso o inbound marketing pode ser aplicado de forma muito eficiente!

Inbound marketing para B2B

Para as empresas B2B, as estratégias de inbound marketing podem ser mais focadas em um lado racional. A ideia é levar às empresas a possibilidade de gerar mais lucro e resultados para seus clientes. A construção dos materiais pode ser informativa, mas não é preciso recorrer tanto para o lado da emoção. 

Assim, a principal vantagem aqui é informar o cliente sobre as suas dúvidas, ajudar as empresas a resolverem alguma necessidade e ao mesmo tempo gerar novos negócios, mais duradouros e concretos, com elas.

Inbound marketing para B2C

No B2C, as plataformas e os tipos de conteúdos podem ser os mesmos, porém o apelo emocional é o que realmente pode destacar a sua empresa. A maior vantagem do inbound marketing nessa modalidade é que a aproximação com os clientes faz com que o lado emocional seja tocado com mais facilidade, aumentando a concretização de novos negócios.

Neste vídeo detalhamos pontos adicionais sobre o Inbound Marketing:

Como escolher uma agência de inbound marketing?

O mais importante sobre uma estratégia de inbound marketing para empresas é que ela seja personalizada de acordo com as características do negócio! Por isso, ao escolher uma agência de marketing que atue nessa área, veja se ela tem um olhar personalizado para o seu negócio e se as técnicas aplicadas combinam com o que você quer levar para o público!
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