Se você está em busca de uma solução que contribua para a expansão do seu negócio, reduza custos e aumente a eficiência das suas ações para atrair clientes, saiba que a automação do Marketing Digital pode ser a alternativa ideal para você. Ainda não conhece muito sobre o assunto? Então leia o artigo, que iremos explicar tudo sobre essa tecnologia que pode revolucionar o seu negócio.
O que é automação de Marketing Digital?
Denomina-se automação de Marketing Digital o uso de ferramentas tecnológicas que dispensam o trabalho manual humano para executar ações de marketing no ambiente virtual, como agendamento de postagens e disparo de e-mails de modo automático, por exemplo.
Quais as vantagens da automação de Marketing Digital?
A possibilidade de automatizar as tarefas de Marketing Digital oferece uma série de vantagens. A seguir, conheça as principais.
1. Escalabilidade
A automação das operações de marketing permite a escalabilidade do negócio, uma vez que as ferramentas de automação conseguem atingir um grande público em pouco tempo, expandindo o número de clientes e de vendas.
2. Eficiência
Como a automação de Marketing Digital otimiza as operações e atinge um público considerável, é possível aumentar o ticket médio e reduzir custos com pessoal e o CAC (custo de aquisição de clientes) – métrica que indica o quanto é necessário investir para atrair clientes –, aumentando a eficiência das ações de marketing.
Além disso, mesmo que um potencial cliente se inscreva na newsletter da empresa fora do horário comercial ou final de semana, por exemplo, ele receberá o material por e-mail logo após a solicitação. Isso é possível porque o software estará programado para efetuar essa ação caso o cliente preencha o formulário da newsletter, assim ele não precisa esperar para ter acesso ao conteúdo que deseja.
2. Personalização
Automação não significa padronização, como algumas pessoas tendem a pensar. Hoje em dia, a tecnologia evoluiu a ponto dos softwares serem capazes de identificar o tipo de interação do potencial cliente com a marca, o estágio do funil em que ele se encontra e as páginas acessadas por ele, a fim de encaminhar um conteúdo personalizado, aumentando as chances de conversão de usuários em clientes.
3. Integração
Uma plataforma de automação é capaz de integrar sites, e-commerce e diferentes redes sociais em um só lugar e permite que toda a equipe de marketing e de vendas tenha acesso às mesmas informações, o que contribui para a otimização das tarefas, elaboração de estratégias, soluções mais sólidas e atendimento personalizado.
4. Diminuição de falhas
Ao adotar uma ferramenta de automação, diminui-se a ocorrência de falhas humanas, pois o software opera a partir de um código de linguagem que é testado inúmeras vezes antes do programa ser disponibilizado no mercado. Assim, um e-mail não deixará de ser enviado ao cliente caso o colaborador esqueça, posto que será disparado automaticamente pelo programa, por exemplo.
Convém mencionar, ainda, que essa vantagem também ajuda na eficiência das estratégias aplicadas, visto que diminui as chances de retrabalho.
5. Monitoramento de métricas
Por fim, mais uma importante vantagem de adotar um sistema de automação é que ele fornece automaticamente as métricas de desempenho e resume os dados para que você possa interpretá-los rapidamente. Assim, é possível identificar pontos de melhoria na estratégia adotada.
Quais as ferramentas necessárias para a automação?
Atualmente, há diversas ferramentas de automação de Marketing Digital. Conheça as funcionalidades de algumas delas logo abaixo.
1. HubSpot Marketing Hub
A HubSpot é referência em Inbound Marketing no mundo todo e, obviamente, não poderia deixar de disponibilizar aos seus mais de 128 mil clientes, espalhados em mais de 120 países, um excelente programa de automação de marketing. O HubSpot Marketing Hub conta com quatro planos, e neles é possível usufruir de outros recursos, como:
- e-mail marketing;
- formulários e e-mails de acompanhamento de formulário simples;
- landing pages;
- chat ao vivo;
- anúncios em redes sociais;
- gerenciamento de contatos;
- redirecionamento de anúncios;
- otimização para buscadores (SEO);
- relatórios personalizados;
- testes adaptativos;
- pontuação preditiva de leads, entre outros.
2. RD Station Marketing
A Resultados Digitais (RD) é uma empresa brasileira que já conquistou mais de 35 mil clientes em mais de 20 países. Dentre as soluções oferecidas pela RD, está a plataforma RD Station Marketing, que também disponibiliza quatro planos, sendo dois deles (Pro e Enterprise) com funcionalidades avançadas de automação. Os planos contam, ainda, com:
- envio ilimitado de e-mails;
- páginas de captura e pop-ups;
- importação de contatos;
- postagens em redes sociais;
- SEO;
- análise de funil e canais;
- segmentação baseada nos dados dos contatos;
- criação de sequências de ações baseadas nos dados dos contatos;
- lead scoring;
- elaboração de relatórios personalizados, etc.
3. Mailchimp
Inicialmente, o Mailchimp era apenas uma ferramenta de e-mail marketing, mas, devido ao seu sucesso, hoje é possível automatizar diversas ações de marketing a partir da plataforma. O Mailchimp também tem quatro planos; neles, o usuário tem acesso a:
- formulários e páginas de destino;
- criação de sites, jornada do cliente e pontos de ramificação;
- teste A/B e multivariado;
- relatórios comparativos e outras funções.
Além dessas ferramentas, há muitas outras, por exemplo:
- ActiveCampaign;
- Marketo Engage;
- LAHAR;
- leadlovers;
- E-goi;
- SharpSpring.
Como escolher a ferramenta de automação de marketing digital ideal para o negócio?
Como você pôde observar, há muitas opções disponíveis no mercado, o que pode dificultar a escolha. Mas fique tranquilo, iremos lhe dar algumas dicas de como identificar a ferramenta ideal para o seu negócio.
A primeira é encontrar uma plataforma que possua todas as funcionalidades de que a sua empresa precisa. Caso ela tenha mais do que o necessário, o que aumenta o valor do plano, é possível buscar softwares personalizáveis.
Outra dica é verificar se a interface do programa é intuitiva ou não para a equipe de marketing e vendas, tendo em vista que não adianta contar com um software incrível se os seus colaboradores demorarem muito para aprender. Falando nisso, há empresas que oferecem treinamento e suporte, o que reduz custos com a contratação de treinamentos e torna o processo de aprendizagem mais rápido, dado que, diante de qualquer dúvida, é possível entrar em contato com o suporte e solucionar a questão.
Depois de analisar todas essas variáveis, basta comparar os preços dos planos considerando se há taxas extras e custos indiretamente envolvidos, como os treinamentos, por exemplo, o que fará você escolher a ferramenta com melhor custo-benefício.
Como implementar a automação de marketing digital estrategicamente?
Para automatizar as operações de marketing de forma estratégica, é imprescindível efetuar o planejamento. Para a elaboração do documento, o responsável deve considerar a persona do negócio, que nada mais é do que o perfil do cliente ideal, e o funil de vendas por onde esse cliente irá passar. Assim, você saberá exatamente em qual tipo de conteúdo o consumidor está interessado em cada etapa do funil.
Além disso, esse planejamento auxiliará você na escolha da ferramenta de automação, pois ficarão mais claras as funcionalidades de que você precisa para colocar em prática o plano. Por fim, não se esqueça de selecionar métricas para avaliar o desempenho da estratégia e treinar muito bem a equipe.
Precisa de ajuda para nas ações de Automação de Marketing Digital?
O propósito deste artigo é introduzir o assunto sobre automação de Marketing Digital. Portanto, se você deseja se informar mais sobre essa tecnologia e saber como a WSI Decisão Digital pode ajudá-lo, entre em contato!