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Para entender o que é uma agência de automação de marketing digital é preciso entender o processo. Automação de marketing é o processo de automatizar a execução de ações de marketing, permitindo que elas sejam realizadas sem a necessidade de intervenção humana. A finalidade da automação é tornar as operações mais ágeis, bem-executadas e econômicas.

Atualmente, é possível automatizar ações de marketing digital sem deixar de lado a personalização graças às tecnologias de Inteligência Artificial. Algumas das estratégias que costumam ser automatizadas são disparos previamente agendados de e-mails e postagens em blogs e redes sociais.

Caso você não possua experiência em automação de marketing digital ou não tenha condições de manter uma ampla equipe de profissionais especializados na área, é possível contar com o apoio de uma agência de automação em marketing digital que ofereça planos personalizados para atender às necessidades do seu negócio. Confira o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Diferença entre automação de marketing e CRM

Por serem áreas muito próximas, há quem pense que elas são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Enquanto a automação de marketing digital tem o objetivo de atrair, converter e nutrir leads, o Customer Relationship Management, ou apenas CRM, é o processo de gerenciar o relacionamento com os clientes

Hoje em dia, há diversos softwares que facilitam as ações de CRM ao coletar, sistematizar e armazenar automaticamente o histórico de interações entre cliente e empresa, a fim de fornecer insights que possam ser aplicados nas estratégias de marketing digital. Por conta disso, muitos desses programas oferecem a possibilidade de integração com ferramentas de automação dessa área.

O que faz uma agência de automação em marketing digital?

Normalmente, as agências de automação em marketing digital oferecem todos os serviços habituais de marketing on-line, além de contar com expertise em ferramentas de automatização de atividades rotineiras e repetitivas.

Sendo assim, uma agência desse tipo pode efetuar toda a estratégia de marketing digital ao realizar um levantamento de dados sobre:

  • Público-alvo do cliente: assim, é possível direcionar a criação da persona da marca – que nada mais é do que o perfil do cliente ideal –, identificar qual é o tom de voz adequado para atingir o público, quais ambientes virtuais ele mais frequenta e quais são suas dores em cada etapa do funil de vendas, a fim de montar a jornada de compra do cliente para criar uma estratégia de marketing que atinja especificamente o mercado-alvo.
  • Concorrência: além de conhecer o público-alvo, é importante identificar as estratégias adotadas pela concorrência, quais são suas potencialidades e também suas vulnerabilidades, visando avaliar o desempenho das suas ações de marketing e focar em entregar ao público exatamente aquilo que a concorrência não consegue oferecer.
  • Empresa do cliente: não basta conhecer profundamente a concorrência; também é preciso conhecer as particularidades e necessidades do cliente, para, assim, saber quais são os pontos que devem ser trabalhados para superar as empresas concorrentes.

Após efetuar o planejamento de marketing digital – que deve considerar os canais de comunicação que a empresa vai atuar (Google, Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube, LinkedIn, etc.), os assuntos que os conteúdos vão abordar, o fluxo de nutrição dos leads, a frequência e horário de postagem, as palavras-chave que serão trabalhadas ao longo do projeto, quais ações serão automatizadas, entre outros detalhes –, a agência o encaminha para o cliente avaliar e aprovar. Depois disso, as ações planejadas começam a ser colocadas em prática.

Especificamente quanto à automação das ações de marketing digital, a agência fica responsável por selecionar as ferramentas, implementá-las e integrá-las, além de monitorar o desempenho das estratégias e elaborar um relatório para apresentar ao cliente o andamento do projeto.

Diferença entre agência de marketing tradicional e agência de marketing digital

As agências de marketing tradicional focam no desenvolvimento de campanhas que serão exibidas na televisão, rádio, outdoors, anúncios em revistas e jornais. Já as agências de marketing digital atuam especificamente com estratégias voltadas para o ambiente on-line, como otimização de páginas para motores de busca (SEO), links patrocinados, social media, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outros.

Tipos de software de automação de marketing

Confira os principais tipos de ferramentas de automação de marketing digital e saiba quais atividades podem ser automatizadas na sua empresa:

E-mail marketing

Há sistemas que permitem o envio automático de e-mails conforme o comportamento do lead. Para isso, basta indicar a ação acionadora, que pode ser preencher um formulário, efetuar uma compra, assinar uma newsletter e o tipo de mensagem que será enviada ao cliente. 

Além disso, essas plataformas permitem a inclusão de fluxos automatizados de mensagens que possibilitam que os leads avancem na jornada de compra sem que seja preciso que um agente humano identifique em qual etapa do funil de vendas o contato está para enviar o conteúdo adequado.

Mídias sociais

Há aplicações que automatizam a publicação de conteúdos pré-agendados e até mesmo curtem e respondem comentários. Nesse caso, é interessante contar com um especialista, pois determinadas ações de automatização nas redes sociais são penalizadas, como seguir inúmeros perfis ao mesmo tempo.

Análise de desempenho

Também é possível automatizar a coleta, tratamento e armazenamento de dados, bem como a geração de métricas, gráficos e relatórios.

Precificação de produtos e serviços

Existem softwares capazes de definir preços competitivos por meio de testes A/B e estimativa de demanda.

Anúncios

Você pode transferir a responsabilidade de segmentar o público-alvo e criar conteúdos de anúncios para um sistema automatizado específico para essa atividade.

Fidelidade do cliente

Há ferramentas que automatizam todo o processo de gerenciamento de programa de fidelização de clientes.

Além desses tipos de automação em marketing digital, há muitos outros. Vale destacar que existem plataformas que apresentam soluções pontuais, como as mencionadas acima, mas também há aplicações que oferecem todas as ferramentas necessárias para automatizar cada uma das tarefas.

WSI Decisão Digital: a sua agência especializada em automação de marketing digital

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