Escolha uma Página

As ações de marketing on-line da sua empresa são orientadas por um plano de ação? Não? Pois saiba que elaborar um planejamento de marketing digital é crucial para manter a empresa competitiva no mercado – mas, para isso, é preciso saber exatamente como fazê-lo. Então, confira o artigo de hoje!

O que é planejamento de marketing digital?

O planejamento de marketing digital é uma ferramenta de gestão que visa organizar e guiar as ações de marketing direcionadas especificamente ao ambiente on-line, a fim de que a empresa atinja seus objetivos no menor prazo e com o melhor custo-benefício.

Qual é a importância de um planejamento de marketing digital?

Como vimos, o planejamento de marketing digital permite que a organização alcance seus objetivos com agilidade e economia, dois fatores fundamentais para a empresa sair na frente da concorrência, conquistar mais clientes e aumentar o faturamento. 

Isso ocorre porque o planejamento torna os objetivos mais nítidos para todos os envolvidos, organiza cada passo visando a maior eficiência, oferece indicadores para o monitoramento das ações e sugere novas estratégias caso a primeira executada não esteja surtindo o efeito desejado. 

Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

Agora que você já sabe o que é planejamento de marketing digital e sua importância, aprenda como elaborá-lo a seguir.

Diagnóstico

O primeiro passo para estruturar o planejamento é realizar o diagnóstico, uma vez que é preciso, antes de mais nada, identificar o desempenho das ações de marketing digital da empresa com o objetivo de avaliar seus pontos fortes e fracos. Assim, é possível saber exatamente onde focar para atingir um resultado melhor em relação ao exercício anterior.

Além de identificar os pontos fortes e fracos das ações direcionadas ao ambiente virtual, é interessante avaliar o cenário atual para constatar possíveis oportunidades e ameaças.

Para isso, pode-se analisar os resultados obtidos no exercício anterior, efetuar uma pesquisa de mercado e aplicar ferramentas para a elaboração de diagnóstico, como a matriz SWOT e a matriz GUT.

Caracterização do público-alvo e da persona

O planejamento deve levar em consideração o perfil do cliente, tendo em vista que é ele quem desejamos atingir com as ações de marketing. O público-alvo é caracterizado a partir de informações gerais, como gênero, idade, localização e renda. Já a persona é uma caracterização mais aprofundada sobre o potencial cliente, incluindo seus gostos pessoais, sonhos e desafios.

Se você está abrindo uma empresa, recomenda-se realizar uma pesquisa de mercado para compreender quem é o seu cliente. Mas caso o seu negócio atue há anos no mercado, é possível utilizar o banco de dados que você já tem sobre os seus clientes para identificar as características deles e investir em uma pesquisa qualitativa para conhecer aprofundadamente o perfil desse público-alvo. 

Mapear a jornada do cliente

Após identificar o público-alvo e a persona, pode-se mapear a jornada do cliente, isto é, o caminho que ele vai percorrer desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, que é dividido em quatro etapas:

  • Aprendizado e descoberta: o indivíduo não está ciente de que possui uma necessidade a ser suprida.
  • Consideração da solução: o potencial cliente já está ciente do problema e está disposto a encontrar uma solução.
  • Decisão de compra: o consumidor já conhece as soluções disponíveis, as empresas que as oferecem e os diferenciais de cada uma, estando pronto para fechar o negócio.
  • Pós-venda: o cliente já possui uma opinião sobre sua experiência de compra e o suporte pós-venda, o que determina se ele será fidelizado e recomendará a marca para mais pessoas.

Com essa ferramenta, é possível identificar as expectativas e dúvidas do consumidor em cada etapa da jornada e, assim, conquistá-lo.

Análise da concorrência

Além de saber o perfil do cliente ideal, é preciso conhecer seus principais concorrentes. Dessa forma, você pode avaliar o desempenho de cada um e compará-lo com o seu. Caso a concorrência apresente pontos fortes que você não tenha, é preciso desenvolvê-los para não ser deixado para trás. 

Na hipótese de a concorrência e sua empresa possuírem um mesmo ponto fraco, você pode se destacar ao superá-lo. No entanto, se a sua empresa já está à frente da concorrência em algum ponto em especial, é hora de utilizar essa informação nas estratégias de marketing para atrair clientes.

Definição dos objetivos

Depois de realizar todos esses levantamentos de informações, é o momento de definir os objetivos. Recomenda-se dividi-los em pequenas metas, já que assim será mais fácil de executar e observar o progresso das ações. Por exemplo: se o objetivo for aumentar o número de clientes fidelizados, as metas podem ser:

  • Contratar mais atendentes;
  • Treinar a equipe de venda e pós-venda;
  • Investir em diferentes canais de comunicação.

Criação do plano de ação

Por fim, deve-se transformar as metas em ações concretas, indicando o responsável por cada uma, o orçamento disponível, o prazo para a conclusão da atividade e os indicadores de cada objetivo, a fim de monitorar cada etapa de forma fácil e ágil. Isso permite identificar qualquer falha ou gargalo no planejamento inicial e a rápida substituição da ação mal-sucedida.

A título de exemplo, se a meta for treinar a equipe de venda e pós-venda, as ações concretas para tanto podem ser:

  • Selecionar uma empresa especializada em treinamento de equipes de venda e pós-venda;
  • Dividir o time de profissionais em grupos, de modo que enquanto um estiver recebendo o treinamento, os demais estejam trabalhando.

Como a meta “treinar a equipe de venda e pós-venda” está relacionada ao objetivo “aumentar o número de clientes fidelizados”, o indicador pode ser o número de clientes fidelizados em determinado período de tempo.

Então, para saber o quanto investir nas ações de marketing digital e manter o equilíbrio financeiro da empresa, conte com a nossa calculadora de orçamento de marketing, que é gratuita! Por meio dela, é possível obter um orçamento personalizado com base nas características da sua empresa, o valor a ser investido separadamente, área por área, e muito mais.

Precisa de ajuda para elaborar o planejamento de marketing digital? A WSI Decisão Digital pode te ajudar!

Contamos com uma experiência de 25 anos e oferecemos diversos serviços que podem te ajudar na elaboração do planejamento de marketing digital, como análise competitiva, criação de personas e análise de indicadores.

Portanto, se você está procurando uma agência de Marketing Digital, entre em contato com a WSI Decisão Digital!