A eficiência e a economia são os pilares de qualquer negócio, e é indispensável que empreendedores, empresários e gestores estejam a par das soluções disponíveis no mercado que promovam o melhor desempenho e a maior lucratividade para a empresa, como as ferramentas de automação de Marketing Digital.
A automação das ações de marketing no ambiente virtual consiste no uso de tecnologias que dispensam o trabalho manual humano, uma vez que elas permitem que determinadas atividades sejam executadas automaticamente por um software programado para tal função.
Mesmo que pareça uma novidade, a estratégia de automatizar as operações de Marketing Digital já existe desde os anos 1990. Naquela época, havia poucas opções de ferramentas de automação de marketing, porém, de lá pra cá, surgiram inúmeras plataformas dedicadas a isso, o que é excelente, mas pode deixar alguns empreendedores, empresários e gestores inseguros na hora de escolher a melhor ferramenta para o negócio.
Com isso em mente, elaboramos este artigo para apresentar as melhores alternativas disponíveis no mercado atualmente, além de outras informações pertinentes, como o que considerar antes de adquirir a uma ferramenta de automação, quais as vantagens que essas tecnologias oferecem e quais operações podem ser otimizadas com o uso delas. Ficou curioso? Então, confira o post de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que pode ser otimizado com ferramentas de automação de Marketing Digital?
O disparo de e-mail marketing talvez seja a ação de Marketing Digital automatizada mais conhecida, contudo um sistema de automação pode fazer muito mais do que isso. A seguir, confira as principais operações que podem ser otimizadas com o auxílio dessas ferramentas.
1. Distribuição de e-mails
Como citado acima, a distribuição de e-mails é uma das atividades que podem ser desempenhadas por uma ferramenta de automação. Para que você entenda melhor, caso não conheça muito essa tecnologia, você pode criar diferentes modelos de e-mail, como, por exemplo:
- boas-vindas a novos contatos;
- parabenização pelo aniversário;
- felicitações em datas comemorativas (Natal, Ano Novo, etc.);
- convite para finalizar o pedido no e-commerce (abandono de carrinho);
- compartilhamento de conteúdos (newsletter, e-book, etc.);
- comunicado sobre lançamentos e promoções, entre outros.
Após criar os e-mails, você pode indicar a sequência de envio dessas mensagens, conforme o comportamento dos contatos, para que a ferramenta envie-as automaticamente. Há também ferramentas que efetuam a sequência de envio automaticamente.
Um exemplo de automação de e-mail com base no comportamento do contato é quando o potencial cliente decide assinar a newsletter da empresa. Logo após cadastrar os seus dados em um formulário disponível no site, ele receberá uma mensagem de boas-vindas e, na sequência, o material solicitado, o qual será enviado automaticamente a cada nova edição.
2. Gerenciamento de sites, blogs e mídias sociais
É possível automatizar também algumas atividades de gerenciamento de sites, blogs e mídias sociais. Entre elas, podemos citar:
- agendamento de postagens;
- atendimento ao cliente a partir de chatbots;
- curtir postagens dos seguidores que interagem com a sua marca;
- enviar saudações para novos seguidores;
- curtir e responder aos comentários dos seguidores em suas postagens;
- identificar perfis de potenciais clientes e segui-los;
- detectar os usuários mais engajados;
- acompanhar perfis com hashtags relevantes para o seu negócio;
- monitorar o que as pessoas falam da sua marca na internet;
- seguir perfis de concorrentes e perfis relevantes ao segmento;
- elaboração de relatórios de desempenho.
Como você pode perceber, ao dispor de um programa de automação, você diminui a sobrecarga de trabalho da equipe de marketing, garante a constante interação com o público-alvo, permite que os potenciais e os atuais clientes sejam respondidos mesmo fora do horário comercial e em feriados e finais de semana, além de fornecer dados que auxiliam na melhor compreensão do perfil dos clientes e tópicos de destaque no segmento.
3. Segmentação
Como uma mesma marca conta com diferentes perfis de clientes, e cada um deles se encontra em uma determinada etapa do funil de vendas, é preciso segmentar os consumidores em diferentes grupos, a fim de encaminhar os conteúdos corretos no momento certo para fazê-los avançar na jornada de compra.
Como você sabe ou, pelo menos, deve imaginar, essa é uma tarefa complexa e que demanda tempo, entretanto pode ser facilmente executada por um sistema de automação. Há softwares com mais de cem critérios de segmentação e muitos contam com o lead scoring, que é um recurso capaz de identificar o avanço dos contatos pelo funil de vendas, atribuindo pontos a eles. Assim, você poderá verificar quais e quantos contatos estão preparados para serem encaminhados para a equipe de vendas e em qual estágio os demais contatos se encontram.
4. Suporte ao cliente
O suporte ao cliente de modo automático já foi mencionado, no entanto, vale detalhar mais essa funcionalidade devido a sua relevância e complexidade. Atualmente, há dois tipos de chatbots: os baseados em regras e os baseados em Inteligência Artificial (IA). Enquanto o primeiro interpreta apenas mensagens pré-definidas, o segundo aprende a realizar tarefas e a encontrar soluções ao interagir com os usuários.
Para ficar mais claro, o chatbot baseado em regras possui um banco de dados com todos os tipos de perguntas que os contatos podem fazer e com respostas pré-determinadas para cada uma delas. Sendo assim, o diálogo se desenvolve a partir de sugestões de perguntas e respostas listadas para o usuário, que deve indicar o número correspondente à pergunta ou resposta que o contato deseja mencionar.
Já o chatbot baseado em IA é capaz de interpretar as perguntas e respostas escritas pelo próprio usuário, identificando a intenção dele e extraindo informações de seu banco de dados, que é desenvolvido continuamente durante o processo de interação com os humanos, para formular uma resposta satisfatória.
5. Elaboração de relatórios
Por fim, mais uma importante atividade que pode ser automatizada é a elaboração de relatórios. Como o sistema é preparado para coletar e arquivar diversas informações dos contatos ao longo do tempo, ele mesmo organiza esses dados e gera métricas capazes de resumir um grande número de informações.
Assim, a equipe de marketing pode focar apenas o monitoramento e avaliação das estratégias adotadas, com o objetivo de elaborar novas ações e corrigir aquilo que não está proporcionando resultados satisfatórios, e conhecer melhor o comportamento do público-alvo, o que contribui para a identificação de tendências e oportunidades.
Quais vantagens as ferramentas de automação de Marketing oferecem?
De acordo com pesquisa da Ascend2, 71% das empresas utilizam automação de marketing de algum modo, e as que ainda não utilizam pretendem usar. Isso se deve às inúmeras vantagens que essa tecnologia oferece às empresas. Logo abaixo, conheça as principais.
1. Otimização do tempo
Obviamente, o tempo é otimizado, tendo em vista que o software consegue desempenhar inúmeras tarefas ao mesmo tempo, de modo muito rápido, durante 24 horas e sete dias por semana, mas não apenas isso. Como a ferramenta reúne todos os dados em um mesmo local e pode integrar outras plataformas, a busca por informações se torna mais rápida e acessível.
Ademais, a equipe de marketing pode interagir entre si e com o time de vendas de forma mais dinâmica, dado que todos estarão a par do andamento das ações ao se conectarem ao sistema. Já que falamos do time de vendas, vale destacar que, como o software de automação garante o bom desempenho das estratégias de Marketing Digital, os leads chegam até a equipe mais alinhados, permitindo que a venda seja fechada em um curto período.
2. Redução de custos
Apesar de proporcionar diversas vantagens, isso não significa aumento de custos à empresa, mas, sim, o contrário. Segundo a Softwarepath, a automação reduz em 12% as despesas gerais de marketing. Isso é possível porque a automação das atividades:
- aumenta a produtividade;
- diminui o custo de aquisição de cliente (CAC);
- não demanda a contratação de uma ampla equipe para executar muitas tarefas em pouco tempo.
Cabe dizer ainda que a automação impede ou, pelo menos, diminui a ocorrência de falhas, visto que a equipe pode identificar rapidamente uma estratégia que não está apresentando o desempenho esperado e buscar uma nova solução e o software é programado para executar tarefas de determinada maneira, sendo testado inúmeras vezes antes de ser disponibilizado ao mercado, o que diminui incidentes.
3. Melhor rendimento da equipe
Convém mencionar que parte do aumento da produtividade é resultado do fato da equipe não necessitar mais executar tarefas repetitivas e morosas e ser direcionada para atuar com atividades mais estratégicas, instigantes e que demandam o desenvolvimento da criatividade, mantendo o time mais engajado e, consequentemente, com um melhor rendimento no local de trabalho. Assim, você pode usufruir melhor dos talentos da sua empresa em atividades que necessitam do toque humano.
4. Integração de diferentes plataformas
Atualmente, nosso público-alvo se encontra em diferentes redes sociais e fazemos uso de diferentes plataformas para conduzir os negócios. Nesse sentido, necessitamos de sistemas que possam ser integrados, e as ferramentas de automação permitem isso. Entre as plataformas que podem ser integradas, podemos citar:
- perfis em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.);
- sistema CRM (sigla para customer relationship management, também conhecido no Brasil como sistema de gestão de relacionamento com o cliente);
- e-commerce;
- plataformas de pagamento;
- canais de atendimento;
- e-mail;
- Google Ads.
Ao integrar essas diferentes plataformas em um mesmo sistema, fica mais fácil acessar informações, recuperar carrinhos abandonados, saber a origem das vendas para investir no canal que proporciona maior retorno, ter uma visão geral do comportamento do público-alvo e desempenho do negócio.
5. Aumento das conversões
Todas as vantagens citadas acima resultam em mais um grande benefício da automação para as empresas: o aumento das taxas de conversão. Conforme dados levantados pela Invesp, 77% dos usuários de automação de Marketing Digital observaram um aumento nas suas conversões.
Isso é resultado, principalmente, do aumento da eficiência das estratégias de marketing no que diz respeito ao constante contato com o público-alvo e uma ampla visão do comportamento dos contatos e desempenho das estratégias.
Como escolher corretamente dentre as ferramentas de automação de Marketing Digital?
Como mencionado previamente, hoje em dia há inúmeras opções de programas de automação disponíveis no mercado. Todas elas possuem as mesmas funções básicas, mas também podem contar com outras funcionalidades muito interessantes que otimizam ainda mais as operações de Marketing Digital.
Diante de tantas opções, você pode se sentir inseguro no momento de escolher a ferramenta de automação que melhor contribui para o seu negócio. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo e vamos dar algumas dicas na sequência.
1. Identifique as funcionalidades necessárias
O primeiro passo é identificar quais atividades serão automatizadas e listá-las. Assim, você poderá avaliar todas as opções que puder sem correr o risco de esquecer algum recurso primordial ou acabar adquirindo uma plataforma com muitas funcionalidades interessantes, mas desnecessárias para o seu negócio, resultando em um mau investimento, posto que quanto mais funções ela tiver, maior será o valor pago.
Caso a sua empresa esteja crescendo rapidamente e você pretenda fechar um plano anual devido às melhores ofertas de preço, verifique se a ferramenta é flexível e permite a inclusão de novos recursos que podem ser úteis futuramente.
2. Consulte a equipe
O segundo passo consiste em consultar a equipe que fará uso do programa, pois não adianta ele possuir todas as funções necessárias se a sua interface não for intuitiva para os colaboradores. Isso resultará em mais tempo gasto com treinamentos. Além disso, é preciso verificar se os menus são otimizados e se há boas opções de atalhos para tornar mais ágil o manuseio do sistema.
Muitas empresas que comercializam softwares disponibilizam uma demonstração gratuita. Portanto, aproveite a oportunidade para apresentar as opções à equipe e tomar nota da opinião dela.
3. Verifique se a empresa oferece treinamento e suporte
Algumas empresas incluem nos planos de acesso à ferramenta de automação treinamento completo para aprender a manusear a plataforma corretamente e suporte para solucionar dúvidas que possam surgir posteriormente no dia a dia de trabalho.
4. Compare preços
Após verificar as informações acima, você terá em mãos as melhores opções de ferramentas de automação de atividades de Marketing Digital. A partir daí, é preciso avaliar qual oferece o melhor custo-benefício para não acabar realizando um alto investimento em um programa equivalente a um de valor mais baixo. No momento de avaliar o melhor custo-benefício, não se esqueça de considerar possíveis taxas extras e custos indiretamente envolvidos que incidem sobre o valor total do plano.
Ferramentas de Automação de Marketing Digital e seus benefícios
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, confira algumas das principais ferramentas de automação de Marketing Digital disponíveis no mercado e as funcionalidades delas.
1. HubSpot
Com a ferramenta de automação de Marketing Digital da HubSpot, é possível automatizar:
- campanhas de e-mail;
- identificação dos contatos que integrarão os fluxos de trabalho a partir da lógica de segmentação avançada;
- personalização de e-mails por meio das informações contidas no banco de dados de contatos ou CRM;
- pontuação de leads para encaminhar à equipe de vendas aqueles que estão prontos para efetuar compras;
- notificação da equipe quando um contato realizar uma ação relevante;
- identificação do comportamento dos contatos para personalizar os e-mails de acordo com o estágio do funil em que eles se encontram;
- monitoramento de menções à marca e publicação de posts em redes sociais, entre outras ações.
A HubSpot oferece três planos aos seus clientes, sendo eles o Starter, o Professional e o Enterprise. Cada um possui suas especificidades, que estão relacionadas à presença de funcionalidades avançadas, número de contatos, recursos adicionais e tipo de suporte ao cliente.
Os clientes que assinam o plano Starter têm acesso ao suporte via chat ou e-mail, e os clientes que assinam os planos Professional ou Enterprise têm acesso ao suporte por telefone 24 horas, sete dias por semana, além do chat e do e-mail. Convém mencionar, ainda, que a ferramenta pode integrar mais de 500 softwares.
Para mais informações ou agendar uma demonstração, acesse o site da HubSpot.
2. SharpSpring
A plataforma de automação da SharpSpring automatiza as seguintes ações:
- construir fluxos de e-mail com base no comportamento dos contatos;
- lead scoring;
- segmentar os leads com base no comportamento deles para criar listas dinâmicas de contatos;
- identificar perfis de personas a partir de características em comum, como links clicados, conteúdos baixados, cargos, entre outros, para criar conteúdos personalizados;
- remarketing;
- notificar quando os leads efetuarem uma ação relevante;
- rastrear os dispositivos mais usados pelos contatos para interagir com a marca, entre outros.
O suporte técnico pode ser acessado via telefone, central de ajuda – disponível no site – e aplicativo, mais precisamente na opção “Obter Suporte” ou pelo “Portal de Ajuda”, no qual você encontrará a biblioteca de vídeos e artigos sobre o uso da plataforma.
Entre os softwares que podem ser integrados ao SharpSpring, é possível citar o Salesforce, SurveyMonkey, Litmus, PieSync, Twitter, Shopify, GoTo Webinar, Formstack, Zapier, WebEx, Google Ads e Shutterstock.
Para mais informações ou agendar uma demonstração, acesse o site da SharpSpring.
3. RD Station
O programa RD Station foi criado pela Resultados Digitais (RD), empresa que comercializa softwares e cursos na área de Marketing Digital. Atualmente, há quatro planos disponíveis, sendo eles:
- Light: envio ilimitado de e-mails para até 100 mil contatos, criação sequencial automática de e-mails, importação de listas de contatos para comunicação via e-mail, páginas de captura e pop-ups;
- Basic: inclui todas as funcionalidades do plano Light mais postagens automáticas em redes sociais, monitoramento do ranqueamento de sites e blogs nos buscadores para as principais palavras-chave do segmento, análise das campanhas de marketing, etc.;
- Pro: todas as funcionalidades do plano Basic mais recursos de automação avançada para criar sequências de ações com base nos dados dos contatos, segmentação com base no perfil dos contatos, lead scoring e outros;
- Enterprise: todas as funcionalidades do plano Pro mais elaboração de relatórios personalizados para análises baseadas em dados mais complexos, a fim de guiar a tomada de decisão de forma estratégica.
Todos os planos contam com suporte para dúvidas financeiras sobre a conta do cliente por meio do “Fale Conosco” e acesso à “Central de Ajuda”, com mais de 300 artigos sobre como usar o RD Station, mas apenas os planos Pro e Enterprise têm o suporte por meio de chat – que funciona todos os dias úteis em horário comercial – e o “Fale Conosco”, além do acompanhamento por um gerente de sucesso por meio de reuniões com duração de 1h.
Para conferir os softwares que se integram ao RD Station e para mais informações ou agendar uma demonstração, acesse o site da empresa.
4. Mailchimp
A princípio, o Mailchimp era apenas um sistema de e-mail marketing, mas, devido ao seu sucesso, atualmente é possível automatizar muitas outras ações de Marketing Digital, como:
- criação de fluxos de trabalho personalizados para cada tipo de contato com base em dados;
- identificação do melhor horário para disparar e-mails com base no perfil dos contatos;
- direcionamento de mensagens de acordo com o comportamento de compra dos clientes no e-commerce;
- remarketing;
- organização dos contatos de acordo com o comportamento deles;
- jornada de clientes pré-criadas, etc.
Assim como o RD Station, o Mailchimp oferece quatro planos aos seus clientes, sendo eles o Free, o Essentials, o Standard e o Premium. Todos os planos dão acesso a conteúdos em vídeo e texto que ensinam a utilizar o sistema corretamente, mas apenas os planos pagos dão acesso à equipe de suporte.
Caso desejar, você pode ainda contratar um especialista para auxiliá-lo em tarefas mais complexas, como design de modelos, funções avançadas do sistema ou até mesmo com a sua estratégia geral de marketing.
O Mailchimp também permite uma série de integrações com outros softwares. Para mais informações ou agendar uma demonstração, acesse o site do Mailchimp.
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