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Se você está em busca de uma estratégia que aumente o faturamento do seu negócio, saiba que o Marketing Digital de Performance pode ser a solução que você procura, pois, como você verá neste conteúdo, ela auxilia na correção de falhas em tempo real, torna a marca amplamente reconhecida no mercado e gera mais vendas. Contudo, para obter esses resultados, é interessante contar com uma agência de Marketing Digital de Performance. Saiba o porquê!

O que é Marketing Digital de Performance?

O Marketing de Performance é uma vertente do Marketing Digital que tem como objetivo focar a geração de resultados mensuráveis para avaliar o quão eficientes são as ações adotadas. Para que seja possível quantificar os resultados, são utilizadas métricas capazes de expressar o desempenho das campanhas e anúncios.

Quais as métricas mais utilizadas?

Cada meta definida deve possuir uma métrica ou um conjunto de métricas para que seja possível mensurar o sucesso da estratégia. A seguir, confira as métricas mais utilizadas no Marketing Digital de Performance:

  • Engajamento: o engajamento expressa o quanto o público-alvo interage com o anúncio. No Google Ads, essa métrica é medida a partir do número de páginas visitadas, comentários efetuados e compartilhamento de postagens, por exemplo. Já nas redes sociais, é possível medi-la por meio de curtidas, comentários e compartilhamento;
  • Impressões: refere-se ao número total de exibições da campanha em um canal específico, como Google Ads, Facebook e Instagram;
  • Cliques: refere-se ao número de cliques que o anúncio recebe. É recomendado comparar o número de impressões com o número de cliques, pois, se a campanha está sendo muito exibida, mas poucas pessoas estão clicando nela, é sinal de que é preciso efetuar um teste A/B para identificar o que está comprometendo a estratégia e corrigir o erro;
  • Leads: os leads correspondem aos potenciais clientes, os quais são identificados após interagir com a empresa, seja a partir da solicitação de mais informações e orçamento, bem como download de um e-book ou inscrição na newsletter. O aumento no número de leads indica que a estratégia está sendo efetiva;
  • Novos clientes: como o próprio nome sugere, indica o número de novos clientes conquistados pela marca. Essa métrica é fundamental porque evidencia se, de fato, as ações estão fazendo o cliente avançar no funil de compras.

Quais são os benefícios do Marketing Digital de Performance?

Aplicar o Marketing de Performance na sua empresa oferece uma série de benefícios. Logo abaixo, conheça os principais.

1. Análise em tempo real

Um dos principais benefícios do Marketing Digital de Performance é a possibilidade de efetuar análises em tempo real. Isso permite identificar as estratégias que não estão promovendo os resultados esperados com agilidade, compreender o motivo e encontrar formas de solucionar o problema. Assim, evita-se investir uma determinada quantia de dinheiro em uma campanha ineficiente.

Convém mencionar que o contrário também ocorre, uma vez que, ao constatar que um anúncio apresenta um bom desempenho, é possível beneficiar-se ainda mais da estratégia.

2. Maior reconhecimento da marca

De acordo com o Google, os anúncios podem aumentar o reconhecimento da marca em até 80%. Claro, desde que planejada e executada uma boa estratégia de marketing. Sendo assim, o Marketing Digital de Performance é uma excelente forma de tornar a marca conhecida no ambiente digital, conquistar mais leads e até mesmo apresentar uma empresa recém-inaugurada ao público-alvo, dado que o Marketing de Performance, aliado ao tráfego pago, proporciona resultados em curto prazo, diferentemente do tráfego orgânico, que revela resultados no longo prazo. Mas não se esqueça: uma boa estratégia de marketing inclui ambas as modalidades de tráfego, ok?

3. Mais vendas

Mais uma vantagem proporcionada pelo Marketing de Performance é a geração de vendas, já que visitantes provenientes de pesquisa paga têm 50% mais chances de efetuar uma compra do que os visitantes oriundos do tráfego orgânico.

Como atua uma agência de Marketing Digital de Performance?

Na sequência, veja como é aplicado o Marketing de Performance ao planejamento e execução das estratégias de marketing.

1. Definição dos objetivos

Antes de planejar e executar uma estratégia, é preciso avaliar o atual desempenho da empresa a fim de identificar o que precisa ser aprimorado. Com base nessa análise, serão definidos os objetivos a serem alcançados, como, por exemplo:

  • reduzir o custo por clique (CPC);
  • gerar leads;
  • aumentar a taxa de cliques;
  • minimizar a taxa de rejeição.

Após determinar o objetivo, ou os objetivos, a equipe de Marketing de Performance irá selecionar ações que permitam o cumprimento da meta.

2. Seleção das métricas

Cada objetivo deve conter a métrica, ou o conjunto de métricas, que revele o sucesso ou fracasso da ação. Nesse sentido, a equipe irá selecionar os indicadores logo após definir os objetivos, visto que ambos estão intrinsecamente ligados.

3. Canais de divulgação

Posteriormente, será analisado o perfil comportamental do público-alvo para identificar quais canais de divulgação são mais acessados por ele, pois de nada adianta elaborar uma boa estratégia de Marketing Digital de Performance se as ações forem direcionadas a canais pouco ou não acessados pelos clientes em potencial.

4. Segmentação

O próximo passo é realizar a segmentação do público com base no tipo de dispositivo usado, horário de acesso, localização geográfica, entre outras variáveis consideradas pertinentes. Depois de concluir a segmentação, serão utilizados Links Patrocinados do Google Ads para que a campanha atinja especificamente o público-alvo desejado.

5. Orçamento da campanha

Em seguida, é preciso definir o quanto será investido em cada canal de divulgação. Para isso, a equipe irá consultá-lo para saber o quanto você está disposto a aplicar e avaliar se esse valor é compatível com a estratégia, ou seja, suficiente para impulsioná-la. Com o orçamento definido, será possível ter um maior controle sobre o investimento e a taxa de retorno.

6. Monitoramento e avaliação

Após planejar a estratégia e colocá-la em prática, os profissionais irão monitorar e avaliar os resultados obtidos em tempo real com o objetivo de certificarem-se de que as ações adotadas estão surtindo o efeito esperado ou não.

Como uma agência de Marketing Digital de Performance pode ajudar sua empresa a gerar resultados?

Como você pôde observar, o Marketing de Performance oferece muitos benefícios às empresas, mas, para obtê-los rapidamente e sem desperdiçar recursos, é preciso dispor de muito conhecimento e experiência no assunto, o que uma agência de Marketing Digital de Performance, como a WSI Decisão Digital, tem de sobra. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços!