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Para conhecer as 5 vantagens do marketing digital é importante entender que essa área é responsável por planejar, executar e monitorar estratégias aplicadas no ambiente on-line. Elas visam consolidar a imagem de uma marca, obter mais tráfego nos canais de comunicação, qualificar e engajar leads (potenciais clientes que já informaram seus dados), efetuar mais vendas e criar conexão com o público-alvo.

Para saber o que uma agência de marketing digital faz, quais são as principais estratégias utilizadas e 5 vantagens do marketing digital para o seu negócio, fique com a gente!

Antes de saber as 5 vantagens do marketing digital, o que faz uma agência?

Uma agência de marketing digital é a empresa que oferece os serviços de planejamento, execução e monitoramento de ações de marketing voltadas ao ambiente on-line que visam atingir os objetivos citamos acima. 

Quais trabalhos são desenvolvidos por uma agência de marketing digital?

As principais ações de marketing digital que têm como objetivo gerar reconhecimento de marca, atrair mais usuários para os canais de comunicação, melhorar o relacionamento entre o público-alvo e a empresa, qualificar, engajar e converter leads são as seguintes:

Criação de personas

A persona nada mais é do que um personagem semifictício criado a partir de dados reais sobre o perfil do público-alvo. Ela serve como um artifício para que seja possível:

  • Conhecer melhor o cliente e identificar qual é o tom de voz ideal que a marca deve assumir;
  • Saber em quais canais de comunicação ela deve estar presente para que os potenciais clientes a encontrem;
  • Identificar quais valores e hobbies devem ser exaltados nos conteúdos para que o público se identifique e crie conexão com a marca.

Análise de concorrência

Também conhecida como análise competitiva, a análise de concorrência tem a finalidade de identificar quais são os principais concorrentes de uma empresa e suas potencialidades e vulnerabilidades frente ao mercado, a fim de planejar ações para que a organização não fique atrás da concorrência e aproveitar as fragilidades dos concorrentes para gerar oportunidades de atrair o público-alvo ao seu negócio. 

Anúncios

Os anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google, em formato de rede de display em sites parceiros do buscador, no intervalo de vídeos no YouTube e em campanhas em redes sociais. 

A equipe de marketing fica responsável por definir quais são os melhores canais para a divulgação dos anúncios com base no perfil do público-alvo. Além disso, ela pode criar as campanhas, segmentá-las para atingir especificamente o mercado-alvo e consultar o cliente, a fim saber quanto ele está disposto a investir em anúncios – tendo em vista que se paga por cada clique recebido.

SEO

Do inglês Search Engine Optimization (ou otimização para motores de busca, como também é conhecido no Brasil), o SEO não exige o pagamento de um determinado valor por clique. Seu foco é atrair o público-alvo por meio da otimização das páginas atreladas ao domínio do cliente para que os algoritmos do Google a posicionem entre os primeiros resultados exibidos pelo buscador quando um potencial cliente realiza uma consulta.

Marketing de conteúdo

Refere-se a um conjunto de estratégias que visam atrair potenciais clientes, qualificá-los e engajá-los por meio da criação de conteúdos úteis, como blog posts, e-books, releases, vídeos, imagens, infográficos e posts em redes sociais. O time de marketing fica responsável por definir os temas e formatos dos conteúdos, criá-los, publicá-los e monitorar o desempenho.

E-mail marketing

Consiste no disparo de e-mails para um grupo segmentado de pessoas com o objetivo de que elas avancem no funil de vendas. Aqui, o marketing de conteúdo também está presente.

As 5 Vantagens do Marketing Digital

Conheça 5 benefícios que o marketing digital pode proporcionar à sua empresa:

1. Presença on-line

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 81% dos brasileiros acessaram a internet em 2021. Outro estudo interessante, realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, aponta que nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet efetuam consultas on-line antes de fechar uma compra em lojas físicas. 

Esses dados demonstram o quão importante é estar presente no ambiente virtual para trazer maior visibilidade à marca e atrair potenciais clientes. Ao usar corretamente as táticas de SEO, anúncios e marketing de conteúdo, é possível se destacar nas pesquisas do Google, tornar-se uma autoridade no segmento de atuação e aumentar o tráfego nos canais de comunicação.

2. Maior engajamento do público

Diferentemente do marketing tradicional, em que o público-alvo recebe passivamente as campanhas de marketing, no marketing digital as pessoas podem participar de modo ativo. Isso é possível porque o espaço on-line permite que as pessoas interajam com a marca e com outros indivíduos por meio de comentários e postagens, o que gera maior engajamento e conexão.

3. Mais facilidade de acesso a dados

Como no meio digital há a possibilidade de coletar dados e mensurar cada ação dos potenciais clientes, bem como o desempenho de cada campanha da empresa, existe uma maior facilidade de acessar dados que não poderiam ser coletados por meio do marketing convencional (ou que, para serem coletados, seria muito caro). 

O acesso aos dados permite que a equipe de marketing possa identificar problemas no desempenho de uma campanha e resolvê-los rapidamente, além montar estratégias com mais chances de sucesso, pois a tomada de decisão será fundamentada em dados, e não em opiniões.

4. Possibilidade de segmentar o público

Ao divulgar uma campanha na televisão, rádio, jornais e revistas, há uma menor possibilidade de segmentar o público – mas o mesmo não ocorre no marketing digital. Com ele, você atinge diretamente as pessoas que têm mais chances de se tornarem seus clientes.

5. Excelente custo-benefício é a principal das 5 vantagens do marketing digital

Como é possível montar campanhas muito mais econômicas no meio digital do que na TV, rádio, revistas e jornais, é possível ter um maior controle do desempenho das ações de marketing com base nos dados e, a partir disso, o público pode ser segmentado. Dessa forma, o marketing digital se torna uma alternativa com excelente custo-benefício.

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A WSI Decisão Digital é uma agência de Marketing Digital que conta com uma experiência de mais de 25 anos de mercado. Entre os nossos serviços, podemos citar a criação de personas, análise competitiva, anúncios, SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e muito mais.

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