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Antes de lhe ajudar a entender como encontrar uma agência de marketing digital em Sorocaba, é importante mergulhar em alguns números bem esclarecedores.

Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista, contando com quase 700 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Essa importante capital regional abriga um dos principais polos industriais do estado de São Paulo e do Brasil, tendo em vista que conta com mais de 2 mil indústrias. Sua produção chega a mais de 120 países e resulta em um PIB acima dos R$ 32 bilhões, um dos maiores do país.

Diante dessa alta competitividade, é indispensável o investimento em marketing on-line. Mas, mais do que isso, é imprescindível encontrar uma boa agência de marketing digital em Sorocaba, pois não basta contratar uma agência… é preciso encontrar a melhor para se destacar perante a concorrência – e é sobre isso que falamos neste artigo. Acompanhe!

O que é marketing digital?

De acordo com Philip Kotler, marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. 

Ou seja, o marketing digital nada mais é do que o processo de desenvolver, divulgar, comercializar e negociar produtos ou serviços no meio on-line com o objetivo de atender desejos e resolver as dores do público-alvo.

Algumas das principais estratégias aplicadas são:

1. Inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing inverte a lógica do marketing tradicional, pois, ao invés de divulgar seu produto ou serviço para o maior número de pessoas possível por meio de canais como TV, rádio, revistas e jornais, ele foca em divulgar conteúdos que atraiam o público com maiores chances de ser convertido em cliente por meio de estratégias de segmentação, anúncios direcionados, SEO, entre outros.

Para que você tenha ideia, ao implementar um projeto completo de inbound marketing para a Pathfind, a empresa obteve uma receita 10 vezes maior em apenas um ano.

2. SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de mecanismos de busca, consiste em adequar características das páginas da internet e conteúdos textuais para que atendam aos requisitos exigidos pelos algoritmos dos buscadores, como Google ou Bing.

3. E-mail marketing

Trata-se de uma ferramenta de marketing direto que se baseia no envio de conteúdos via e-mail e análise do retorno gerado, a fim de criar campanhas cada vez mais otimizadas.

4. Criação de personas

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Você pode obtê-la a partir de um estudo aprofundado sobre o perfil do seu público-alvo. Esse recurso é fundamental para colocar qualquer estratégia de marketing digital em prática, pois auxilia na definição do tom de voz dos conteúdos, canais de divulgação, horários de publicação, referências que podem ser usadas nos conteúdos para exemplificar algo ou até mesmo criar vínculo entre público e marca.

5. Marketing de conteúdo

Consiste na criação de conteúdo de valor para o público-alvo com a finalidade de atraí-lo, ganhar autoridade ao demonstrar sua expertise nos temas abordados, gerar engajamento a partir da reação do público ao conteúdo e contribuir com as estratégias de inbound marketing, SEO e social media.

Para que você tenha noção do impacto desse tipo de estratégia, ao criar um blog e desenvolver um plano de criação de grande variedade de conteúdos para a LEO Pharma, conseguimos transformar a marca em uma autoridade no assunto. Nos primeiros 18 meses de projeto, foram geradas 3 mil visitas mensais e, nos 18 meses seguintes, o tráfego para o blog saiu dos 3 mil e atingiu 23 mil pessoas, um crescimento de 667%. 

6. Anúncios para marketing digital em Sorocaba

Também conhecidos como links patrocinados e marketing digital de performance, os anúncios são propagandas que podem ser veiculadas nos resultados de pesquisa dos buscadores, páginas de sites e redes sociais. Vale destacar que a cada clique obtido, é preciso pagar uma taxa à plataforma que está divulgando sua marca, produto ou serviço.

Diferentemente das estratégias de SEO, os anúncios trazem resultados a curto prazo, mas isso não significa que seja melhor. Ter um site, blog e redes sociais com bons conteúdos é fundamental para manter o relacionamento com o potencial cliente.

Ou seja, o ideal é aliar ambas as estratégias para obter bons resultados. Um exemplo é o plano de marketing criado para a Clínica da Mama, que contou com campanhas direcionadas de links patrocinados e SEO, resultando em um aumento de mais de 100% das reservas de exames da clínica e 58% no agendamento de consultas.

Quais são os benefícios de trabalhar com Marketing Digital em Sorocaba?

Investir em marketing digital oferece muitas vantagens às empresas. Abaixo, confira as principais:

1. Aumenta a visibilidade da marca

Um dos benefícios em investir em marketing digital é aumentar a visibilidade da marca, tendo em vista que grande parte das pessoas passa boa parte do dia conectada à internet.

Para que você tenha uma ideia, o número de domicílios com acesso à internet no Brasil em 2021 chegou a 90%, o que corresponde a 65,6 milhões de domicílios conectados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Além disso, os internautas brasileiros passam mais de 41 anos na internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população, conforme aponta um estudo feito pela NordVPN.

2. Permite acompanhar cada etapa da estratégia

Diferentemente do que ocorre em canais de comunicação mais tradicionais, no meio on-line é possível monitorar com facilidade cada passo dado pelos potenciais clientes. Assim, é possível identificar em qual etapa do funil de vendas os usuários se encontram e encaminhar conteúdos que os façam avançar no funil de vendas.

Vale destacar, ainda, que a possibilidade de acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real permite que falhas sejam identificadas e estratégias sejam substituídas mais rapidamente, aumentando a eficiência das ações de marketing.

3. Oferece excelente custo-benefício

O valor a ser desembolsado para investir em marketing digital é mais baixo do que o valor cobrado para divulgar marca, produtos ou serviços em canais de TV, rádios, jornais, revistas e outdoors, por exemplo.

Isso porque é possível segmentar o público e enviar as campanhas apenas para as pessoas com maiores chances de se tornarem clientes, paga-se apenas pelo clique conquistado e os conteúdos que visam atrair tráfego orgânico trazem benefícios a longo prazo, pois quanto mais conteúdos de valor e tráfego um site tem, melhor ranqueado ele fica nos resultados dos mecanismos de busca.

Como encontrar uma boa agência de marketing digital em Sorocaba?

Para encontrar uma boa agência de marketing, é preciso checar algumas informações que atestem a qualidade dos serviços prestados. Veja quais são abaixo:

1. Tempo de experiência no mercado

Uma das informações que deve ser verificada é o tempo de atuação da agência no segmento de marketing digital. Se o período for longo, isso indica que a empresa tem grandes chances de oferecer serviços de qualidade, pois, do contrário, não se manteria competitiva no mercado por tanto tempo

2. Relato de clientes

Outra informação importante é a satisfação que os antigos e atuais clientes têm em relação à agência. Caso conste no site da empresa, é possível conferir cases de sucesso e entrar em contato com os clientes. Analise também as avaliações presentes no Google My Business e os relatos em sites como o Reclame Aqui.

3. Premiações de Marketing Digital em Sorocaba

Mais uma informação-chave para atestar a qualidade dos serviços prestados é se a agência de marketing digital em Sorocaba já foi premiada. Para vencer uma premiação, é preciso passar por uma rígida avaliação e se destacar perante a concorrência. Portanto, se a empresa já foi premiada, esse é um excelente indicativo de que você pode contar com ela. 

Quais são as vantagens em contar com uma agência especializada?

Contar com uma agência de marketing digital é a melhor opção, pois você passa a ter acesso a um amplo time de profissionais especializados por um valor muito mais acessível e de forma muito mais ágil, já que não terá que realizar todo o processo de recrutamento, seleção, admissão e treinamento de novos colaboradores.

Agora que você sabe como encontrar uma boa agência de marketing digital em Sorocaba, que tal entrar em contato com a WSI Decisão Digital e pedir um orçamento?

Nosso time conta com mais de 25 anos de experiência no mercado e, ao longo de todo esse tempo, conseguiu reunir uma série de cases de sucesso e prêmios que atestam nossa competência quando o assunto é marketing digital.

Navegue pelo site e conheça nossa calculadora de orçamento para ter uma ideia do investimento necessário para fazer seu negócio crescer com a ajuda do marketing digital em Sorocaba.

Na WSI Decisão Digital, contamos com os melhores profissionais para implementar todas as ações necessárias para ajudar você a atingir suas metas. Para mais informações, entre em contato agora mesmo.