As estratégias de SEO proporcionam uma série de vantagens para as empresas, como atrair mais clientes e expandir o faturamento do negócio. Entretanto, para se obter esses benefícios, é preciso contar com uma empresa especializada em SEO. Mas como encontrar uma? Leia o artigo, descubra como fazer isso e conheça outros temas pertinentes.
O que é uma empresa especializada em SEO?
Uma empresa especializada em SEO é aquela que oferece serviços que visam aumentar o tráfego e o desempenho de um site com base nos resultados orgânicos das ferramentas de pesquisa, como o Google e o Bing, de modo a tornar a marca conhecida no meio virtual, atrair visitantes e fazê-los ingressar no funil de vendas para se tornarem clientes.
Por que investir em SEO?
De acordo com a imFORZA, entre 70% a 80% dos usuários ignoram anúncios pagos e utilizam os resultados orgânicos. Além disso, os leads orgânicos têm uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto os leads impulsionados possuem 1,7%.
Com base nos dados apresentados, podemos inferir que investir em estratégias de SEO é fundamental para as empresas atualmente, visto que grande parte dos consumidores valoriza os resultados orgânicos, e os usuários obtidos por meio desse tráfego estão mais propensos a se tornarem clientes, contribuindo para o crescimento do negócio.
O que a empresa especializada em SEO faz?
As empresas especializadas em SEO atuam em três frentes: SEO on-site, SEO on-page e SEO off-page. Convém mencionar que muitas referências dividem as aplicações de SEO somente em on-page e off-page e incorporam o SEO on-site dentro do SEO on-page. Contudo, como ambos têm técnicas diferentes, optamos por explicar as aplicações dividindo-as em três categorias, de modo que fique mais claro para você compreender.
SEO on-site: inclui a otimização da HTML, velocidade de carregamento da página, experiência do usuário, segurança do site, formatação das heading tags (H1, H2, H3, etc.), meta descrição e outras aplicações de ordem mais técnica;
SEO on-page: refere-se à qualidade do conteúdo produzido, ao uso de palavras-chave e à otimização de URL, ao title, description e links internos;
SEO off-page: relaciona-se à presença da empresa fora (off) da página oficial da marca no meio virtual, por exemplo, as menções em outros sites e até engajamento nas redes sociais.
Onde investir em SEO?
Confira onde é possível aplicar as estratégias de SEO:
1. Site
O site oficial da marca é o principal local para investir as estratégias de SEO on-site e on-page, dado que é nesse espaço virtual que os potenciais clientes têm oportunidade de conhecer melhor a sua empresa, os produtos ou serviços oferecidos, os cases de sucesso e o blog, bem como o meio de contato e as redes sociais.
2. Blog
O blog é um complemento do site, que tem o objetivo de oferecer conteúdo de qualidade para manter os leads e os clientes engajados, construir a autoridade da marca e mostrar um pouco mais sobre os diferenciais da sua empresa e os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos, além de outros assuntos que possam contribuir com a estratégia de Marketing Digital.
3. Redes sociais
De acordo com a Social Media Examiner, 90% dos profissionais de marketing notaram que seus esforços em redes sociais aumentaram a divulgação da marca. Isso provavelmente ocorre porque as pessoas estão mais conectadas às redes sociais a cada dia que passa, como indica uma pesquisa realizada pelo PoderData, realizada entre os dias 11 e 13 de outubro de 2021, que constatou que 45% dos brasileiros ficam mais de uma hora por dia nas redes sociais. Por conta do amplo acesso às mídias sociais, as estratégias de SEO off-page também as incluem.
4. Google Maps
As estratégias de SEO também podem ser aplicadas para que o seu negócio apareça no Google Maps. Assim, sempre que uma pessoa se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa e procurá-los nos motores de busca, a sua marca aparecerá, com informações de endereço, horário de atendimento, site oficial, dentre outras.
5. Publicidade paga
O tráfego pago também pode ser otimizado com técnicas de SEO, e não apenas o orgânico. Segundo a WordStream, cerca de 41% dos cliques vão para os três primeiros anúncios nas páginas de pesquisa. Por isso, é essencial unir diferentes estratégias para garantir uma dessas três posições entre os anúncios e atrair mais visitantes para o site da marca.
O que avaliar ao escolher uma empresa especializada em SEO?
Saiba o que deve ser verificado antes de contratar uma empresa especializada em SEO e aprenda a fazer a melhor escolha para o seu negócio.
Credibilidade no mercado: realize uma pesquisa nas ferramentas de busca e identifique as agências que aparecem na primeira página. Visite o site de cada uma e consulte o “Sobre a empresa”, os depoimentos dos clientes, os cases de sucesso e acesse as redes sociais.
Soluções oferecidas: verifique também o portfólio de serviços da agência, de modo a identificar se ela oferece as soluções que você procura.
Composição da equipe: entre em contato com as agências para conhecer o corpo técnico que atua em cada uma e se certificar de que as empresas contam com profissionais formados na área. Além disso, é importante verificar se há uma ampla equipe de colaboradores de diferentes áreas, visto que o desenvolvimento, a execução e o monitoramento das estratégias de SEO demandam um time multidisciplinar, com programadores, analistas de dados, designers, redatores, revisores, dentre outros profissionais.
Valores e condições de pagamento: após obter todas as informações necessárias, você terá ao seu alcance as melhores agências especializadas em SEO. Na dúvida sobre qual escolher, consulte os valores e condições de pagamento que oferecem, a fim de encontrar aquela que fornece o melhor custo-benefício.
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