Estratégia de Redes Sociais, Vamos aos Números
Antes de falar sobre estratégia de redes sociais, precisamos detalhar o mercado. Rotineiramente, as redes sociais dominam os assuntos em noticiários e muitas conversas informais não por acaso. Hoje, todas as redes sociais somadas, são mais de 3,81 bilhões de usuários no globo. O Brasil é o 4º país com maior número de usuários (atrás de China, Índia e EUA, nessa ordem), tendo em 2018 a nada modesta soma de 95,2 milhões de usuários e com previsão de chegar em 2020 a 114,5 milhões: crescimento estimado de 20%. Ainda, o Facebook é a plataforma mais popular.
Para referência, os dados obtidos são da Statista, portal alemão, que agrega estatísticas de diferentes agências e institutos de pesquisa pelo mundo: https://www.statista.com/.
Como mostrado acima, duvidar do potencial ou da penetração dessas mídias não seria muito perspicaz. Também, vale notar que opções não faltam, seja B2C ou B2B: Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Snapchat, Tik Tok, etc.
De fato, o mais importante seria, sim, entender como esses gigantes da comunicação podem ajudar a minha e a sua empresa a crescer, obter melhores resultados e prosperar nos negócios.
Alguma agência de redes sociais possui o segredo para gerar mais faturamento e resultados?
Sim. Chamam-se estratégia e suor. Inicialmente, duas situações são as mais comuns: empresas se veem na obrigação de trabalhar nas redes sociais e optam por 2 possíveis caminhos.
No primeiro caso, as empresas buscam parceiros ou pessoas para postar em alguma rede social pré-selecionada, ainda que o critério de seleção tenha sido próximo ao salamê minguê.
Muitas vezes, é o que vemos. A rede social escolhida pode, desde o princípio, não ser a melhor escolha, a busca pelo eventual parceiro é embasada em “fazer posts”, “publicar em redes sociais”, “estar presente na rede social X, ou Y”. Quase sempre, os objetivos e estratégias para tais ações inexistem. Recorrentemente, é uma combinação favorável para possível pouco engajamento, pouca relevância, pouco interesse e pouco, ou nenhum, resultado.
No segundo cenário, independente da decisão de fazer internamente ou buscar agência para isso (temos um artigo que detalha esse processo de decisão: 4-razoes-para-contratar-agencia-de-marketing-digital-e-nao-uma-equipe-interna/) o que se busca é uma fórmula mágica. Apenas de exemplo, as perguntas tem o seguinte direcionamento: como ter X milhões de seguidores como aquele influencer da rede social Y? Qual é o anúncio, a segmentação, a oferta, a imagem ou o vídeo que vai me levar ao sucesso instantâneo? Não existe. Portanto, muita estratégia, planejamento, soluções consistentes com testes e avaliações constantes são o melhor caminho.
Uma agência de redes sociais planejaria a estratégia
De início, deve haver planejamento. É óbvio, imprescindível e pouco executado. E como a empresa pode criar uma estratégia para atuar em redes sociais? Nesse caso, algumas perguntas são chave nesse processo:
- Qual é o objetivo para estar na mídia social?
- Quem é o público-alvo?
- O que seu público deseja?
- Onde seu público busca informações?
- O que sua empresa irá publicar na rede social?
- Em qual rede social?
- Quando será publicado?
Por último, vale notar que essas são algumas das perguntas básicas que podem ajudar na estruturação de uma estratégia, antes de correr freneticamente por uma “presença social urgente”.
Qual o objetivo para sua empresa estar em uma mídia social?
Para resumir, aqui, a ideia não é ter um objetivo “mental” definido com apenas uma ideia ou conceito abstrato, mas sim ter como eixo os resultados e o objetivo central da ação. Abaixo, alguns exemplos que podem servir de guia:
- Aumentar exposição da empresa e reforço institucional.
- Criar engajamento em segmentos chave para a Companhia: gerar autoridade e reputação.
- Criar canal de comunicação com comunidade para entender gargalos, falhas e pontos de melhoria.
- Gerar potenciais novos contatos (leads) e mais vendas para a empresa.
- Obter mais tráfego (visitantes) para o website.
Realmente, não há nenhum problema se houver mais de um objetivo ou se alguns deles forem segmentados por indústria, linha de produtos ou serviços, mercado consumidor e outros critérios. O importante é ter esse objetivo concretamente.
Quem é o seu público-alvo?
Inicialmente, analisar e selecionar a rede social ou as redes sociais para se trabalhar está intimamente ligado ao conhecimento sobre seu público-alvo.
Afinal, sou grande defensor da experiência e da obtenção de conhecimento por meio de entrevistas com os profissionais da empresa, mas não acho que apenas sensibilidade empírica seja suficiente.
Minha sugestão é, de fato, documentar esse conjunto de características que moldam o seu público-alvo. Há ferramentas no mercado que podem facilitar o processo. Recomendo a ferramenta de desenvolvimento e criação de personas da Hubspot.
Nela, é possível rapidamente construir um estereótipo do seu cliente alvo com traços psico-sociais, financeiros, culturais e outras variáveis que sejam importantes para o negócio. Este é o link: br.hubspot.com/make-my-persona.
Como guia, aqui vão algumas perguntas adicionais que podem ajudar no processo de entendimento do público-alvo e vão além dos dados demográficos tradicionais (idade, renda, sexo, dispositivo, geografia, etc):
- Quais são os sonhos do seu público-alvo?
- E os maiores medos e frustrações?
- Qual é o processo de tomada de decisão para uma compra de produto ou serviço?
- Quais são as perguntas mais frequentes e como você pode ajudar ou mesmo responder?
- Onde eles buscam informações quando precisam de ajuda?
- Quais tipos de conteúdo são mais utilizados e consumidos por eles?
Conclusão
Para concluir, colocar os pés nas redes sociais exige bastante planejamento e também um sistema implementado de rastreamento e indicadores (KPIs – Key Performance Indicators) que mostrem como o trabalho está ou não na rota correta para atingir os objetivos.
Então, trabalhar com temas superficiais ou exclusivamente com base no calendário e enviar “feliz dia das mães”, “outubro rosa”, “dia do profissional”, “dia das bruxas” com certeza não será suficiente para comunicar, engajar e obter respostas do seu público.
Contratar uma agência de marketing digital em redes sociais pode ser um caminho e detalhamos melhor esse assunto em outro artigo.
Enfim, na WSI implementamos processos estruturados de trabalho em redes sociais. Utilizamos ferramentas específicas de análise e qualificação de leads, bem como acompanhamento das ações. Caso queira entender como trabalhamos não hesite em nos contatar.