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Marketing Digital para pequenas e médias empresas: é possível?

Para entender como poderia ser trabalhado o marketing digital para pequenas e médias empresas, é importante contextualizar como o marketing, não somente o Marketing Digital, esteve à disposição das organizações. Em um passado não muito distante, nosso dia começava com um bom café da manhã, ainda que rápido, e já no carro em direção ao trabalho ou mesmo durante o café, o rádio estava ligado no noticiário. Começar o dia informado, nada mais saudável.

Porém, a todo momento, entravam as propagandas, tendo como foco, em sua maioria, empresas médias ou com alguma relevância no cenário local. No semáforo, já no carro, recebíamos o panfleto de algum empreendimento novo ou mesmo de algum negócio local. Esses eram realmente bem variáveis, podendo ser de grandes empresas, por exemplo catálogos de redes de supermercados, ou até mesmo de microempresas, como uma revenda de doces na rua ao lado. Ao lado, ou a frente, bastava olhar com pouco mais de atenção para notar o outdoor: escolas, concessionárias de veículos, restaurantes e vários outros. 

Já no escritório, uma opção era tomar um café preto forte com um jornal ou revista, às vezes especializado, e impresso é claro, com alguns temas mais próximos da nossa realidade profissional. Ao chegar em casa após longo dia de trabalho, parte do descanso se dava em frente à televisão, assistindo algum programa “família” com as pessoas mais próximas. Quantos comerciais…alguns até hoje permanecem na memória. Aqui não há dúvidas, enormes empresas com orçamentos milionários representavam a maioria dos anúncios vistos.

Não só nostalgia, mas uma Nova Realidade

Nessa história, não tão antiga, vemos um conjunto simples de mídias bem frequentes e como elas estavam segmentadas para diferentes portes de empresas. A pequena empresa poderia esporadicamente explorar um panfleto, carro de som, quando muito uma curta chamada na rádio ou um outdoor. 

Não seria tão incomum, nos dias de hoje, descrever a mesma rotina com alguém tomando o café da manhã com o celular na mão, vendo as principais notícias. Ao ligar o carro, já estamos selecionando algum podcast favorito. No trajeto, às vezes cometendo infração de trânsito e correndo riscos, a tentação é mais forte  e tomamos o celular para ver uma mensagem, ou uma notícia, ou e-mail, qualquer coisa “rapidinho”.

Depois, durante todo o dia de trabalho temos a tela do computador, celular a 4 centímetros de distância, tablete, múltiplas telas. Além das reuniões há lives, webinars, vídeo chamadas e calls, tudo em sequência, com horários definidos por calendários digitais. Em casa, o descanso na rede social favorita, canal de vídeo ou em alguma plataforma de streaming. Quanta mudança e quantas oportunidades. 

Implicações Importantes e Transformadoras

A comparação das 2 realidades é fundamental para avaliar que nos dias atuais, a esmagadora maioria de nosso tempo está dedicada a mídias e plataformas digitais. A boa notícia é que, ao contrário do primeiro cenário, no qual cada canal de marketing poderia ser alvo de uma empresa média ou grande e poucas opções para as pequenas, no 2º cenário há muito mais oportunidades para todas as empresas, de todos os portes. 

O leque de opções disponíveis no marketing digital para empresas de pequeno ou grande porte são praticamente os mesmos. Buscas no Google, Redes Sociais, Websites, E-mails, Vídeos…

Com maior ou menor intensidade, aplicativos específicos ou não, apoio de uma agência especializada ou não, muito ou pouco investimento financeiro é possível trabalhar nessas frentes.

A seguir vamos detalhar algumas estratégias específicas e possibilidades a serem exploradas pelas empresas de pequeno e médio porte.

 

Mídias Pagas (Links Patrocinados ou PPC – Pay per Click)

 

Utilizar mídia paga pode ser um caminho rápido e direto para começar um trabalho de marketing digital. As plataformas disponíveis como Facebook e Instagram Ads, Google Ads, Youtube, LinkedIn e outras, possuem grande flexibilidade. Nelas, é possível inserir “créditos”, isto é, o seu investimento mensal em marketing. Em várias dessas mídias, esse valor a ser inserido pode ser bem baixo, R$ 200, R$ 300, R$ 500 normalmente podem ser alocados. Dessa forma, o negócio pode testar a efetividade e a aderência da ação ao seus objetivos. Tratamos sobre Geração de Leads em uma página específica.

 

SEO e Website (pilares no Marketing Digital)

 

É bem verdade que um escopo mais abrangente e profundo, bem como profissionais especializados, seja a melhor opção para implementar SEO (Search Engine Optimization – Otimização do Posicionamento nas Buscas, principalmente no Google). Há grande nível de complexidade nas ações possíveis e nos mecanismos que geram um bom posicionamento da sua empresa para as buscas de palavras-chave que são importantes para seu negócio. No entanto, algumas práticas podem ajudar muito no posicionamento. Vale a disciplina, paciência e principalmente a regra de Pareto (80/20): focar no que é mais importante.

Ter um website bem estruturado com todas as informações sobre a empresa, história, diferenciais, e, principalmente, com a descrição completa de produtos e serviços ajuda muito. Sabemos da infinidade de ferramentas gratuitas que existem no mercado. Porém, normalmente há grande limitação para que os websites construídos a partir delas possam ter um posicionamento relevante no Google. É claro que há exceções, mas se o objetivo é iniciar com uma estrutura mais favorável ao SEO, sugiro WordPress para estruturar o website. Como tratado antes, descrições bem detalhadas dos produtos e serviços são fundamentais. Agregar imagens, vídeos, exemplos de utilização, informações relevantes de como utilizar e todos esses conteúdos em uma linguagem apropriada para o público-alvo serão grandes diferenciais. 

 

Redes Sociais

 

Elas se enquadram como algumas das principais mídias a serem exploradas com anúncios, no modelo PPC (pague por clique), como tratado acima. Algumas estratégias podem complementar. O crescimento de usuários e anunciantes é notável quando estamos navegando no Facebook, Instagram ou LinkedIn.  Tenho um post que fala especificamente sobre Redes Sociais. Se você checar quais são todas as empresas e pessoas que segue e quais são as pessoas e empresas que aparecem nessa “navegação” verá que apenas uma fração do seu universo de “favoritos” aparece constantemente.

Esse é um exemplo do desafio em aparecer organicamente nas redes sociais e para fins profissionais os anúncios são de fato melhor opção. Porém é válido destacar que 2 ações em paralelo podem trazer benefícios. 1-Buscar ativamente por conexões e pessoas que de fato tenham um interesse no seu negócio. 2-Entrar em grupos que tratem de temas relacionados. Na primeira ação é importante que as pessoas sejam ótimos elos de relacionamento social, ou queiram compartilhar experiências, casos e outras informações mutuamente importantes.

No entanto, sair em busca de uma base de conexões (ou seguidores) sociais relevantes, sem ter informação para compartilhar será como colorir com giz branco. É necessário ter, com antecedência, um planejamento de conteúdos (postagens) a serem feitas periodicamente. Esses textos devem ser relevantes para seu público-alvo, trazer informações que gerem valor.

Se o site foi apropriadamente “recheado” com bons detalhamentos do negócio, já há um ponto de partida para essas postagens que serão bem resumidas. Ainda, elas podem trazer não só a informação, mas uma dúvida, um debate, uma pesquisa, o compartilhamento de evento. Esse arsenal também poderá ser usado nos grupos específicos sobre o tema de seu produto ou serviço. Muitas possibilidades.

E-mails: muito importante no marketing digital para pequenas e médias empresas

 

Quem não gostaria de ter sua empresa estampada na frente do tomador de decisão que pode assinar o contrato ou comprar seu produto imediatamente? É tentador e, por vezes, sai pela culatra. Encher o campo de destinatários ou de pessoas copiadas no e-mail com mensagens totalmente genéricas. Este pode ser um ótimo caminho para entrar direto no spam, comprometer seu domínio e talvez desperdiçar completamente um canal de comunicação de enorme potencial.

Alguns segmentos ou empresas podem, de fato, ter interesse no seu negócio, e é preciso entender quem são, quais as pessoas e como iniciar um relacionamento, seja pessoal (telefone, encontro, call) ou por meio de redes sociais, conteúdos. Além disso, é importante que no e-mail sejam tratados pontos totalmente relevantes para cada pessoa que estará na lista de envio. Consentimento e maneiras para que a pessoa possa optar por não receber mais esses e-mails é algo imprescindível, hoje, e será ainda mais com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Sem dúvidas, é válido buscar uma ferramenta confiável de E-mail Marketing que tenha uma boa gama de funcionalidades. Por exemplo, descadastramento automático pelo usuário, segmentação de listas, programação de envio e fácil criação dos textos são ótimas opções. Caso a empresa busque uma solução mais potente com maior gama de recursos e um CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com Clientes), para criar um elo construtivo entre Marketing e Vendas, seria importante pensa em uma solução de Automação de Marketing.

Conclusão

Se sua empresa é pequena ou média, essas ações acima podem ser um bom guia para iniciar a jornada pelo Marketing Digital e usufruir de retornos expressivos. Caso precise contar com uma agência profissional para elevar os resultados e ter um processo estruturado pode entrar em contato com a WSI.