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A consultoria SEO é um serviço fundamental para as empresas nos dias de hoje, pois cada vez mais as pessoas estão conectadas à internet e a utilizam para pesquisar e comprar produtos ou serviços. 

Assim, se a sua empresa não contar com um site bem-otimizado para os mecanismos de busca, certamente você estará perdendo clientes para a concorrência – e não é isso que você quer, não é mesmo?

Neste artigo, entenda como funciona uma consultoria de SEO, quais etapas compõem o serviço, quando é necessário contratá-lo e como escolher a consultoria perfeita para o seu negócio!

Conheça o serviço de consultoria SEO

Esse tipo de serviço tem como objetivo analisar a performance do site do cliente e da sua concorrência para elaborar um plano de ação que permita que o site do contratante fique melhor posicionado em relação aos seus concorrentes.

Há quem confunda a consultoria SEO com a consultoria de Marketing Digital, o que é um erro. Enquanto a primeira se concentra em otimizar o site do cliente, a segunda tem uma abordagem mais abrangente, ou seja, não considera apenas a otimização do site.

Entenda como funciona uma consultoria SEO

A seguir, veja quais etapas compõem o serviço de consultoria SEO:

Análise de performance

O primeiro passo é identificar as estratégias de SEO aplicadas atualmente no site e como elas performam. Assim, é possível saber se será necessário realizar apenas ajustes pontuais ou planejar toda uma nova estratégia de otimização do site.

Avaliação dos concorrentes

O próximo passo é identificar os principais concorrentes diretos e indiretos da empresa. Os concorrentes diretos são aqueles que comercializam o mesmo produto ou serviço que você. Já os concorrentes indiretos são os que fornecem uma solução diferente da sua, mas a oferecem para o mesmo público-alvo a fim de resolver o mesmo tipo de problema. 

Para ficar mais claro, vamos supor que sua empresa comercializa cintas modeladoras. Seus concorrentes diretos são aqueles que vendem esse mesmo produto, enquanto os concorrentes indiretos são as empresas que oferecem serviços de drenagem linfática, cápsulas de emagrecimento e clínicas de estética. 

Após mapear todos os concorrentes, identificam-se as potencialidades e vulnerabilidades de cada um para que a sua empresa saiba o que deve oferecer ao público para não ficar atrás da concorrência e em quais diferenciais investir para se destacar no mercado.

Planejamento estratégico

Após coletar e analisar todas as informações, é o momento de elaborar o planejamento estratégico, que deve conter cada ação que deverá ser desempenhada, prazo de conclusão, pessoas envolvidas e indicadores de desempenho para monitorar o sucesso da estratégia adotada.

Criação de conteúdo e link building

Essas duas etapas não precisam ser necessariamente executadas pela agência que está prestando o serviço de consultoria de SEO, pois outra empresa terceirizada ou o próprio time interno pode aplicar as ações apontadas no plano de ação.

Benefícios de contratar uma consultoria SEO

Contratar uma consultoria SEO pode oferecer uma série de vantagens para a sua empresa, incluindo:

Aumento do tráfego orgânico

Como o objetivo das estratégias de SEO é otimizar páginas da web para os mecanismos de busca, então, ao contratar esse tipo de consultoria, você perceberá que seu site ganhará mais visibilidade no meio on-line e, consequentemente, um maior volume de tráfego orgânico, aumentando suas chances de converter leads em clientes.

Melhora da experiência do usuário

Os mecanismos de busca, como o Google, têm como objetivo oferecer conteúdo de qualidade e uma boa experiência de navegação para seus usuários. Ou seja, seus algoritmos buscam páginas que atendam a esses requisitos. 

Portanto, ao adequar seu site às exigências dos buscadores, você passa a oferecer uma melhor experiência ao seu potencial cliente, que permanecerá por mais tempo na página e terá mais chances de ser convertido.

Conhecimento especializado

Ao contar com uma consultoria de SEO, você passa a ter apoio de uma equipe de profissionais altamente especializados e experientes no assunto, garantindo mais chances de sucesso nas estratégias em menos tempo.

Descubra se sua empresa precisa mesmo de uma consultoria SEO

O serviço de consultoria de SEO pode ser útil em três casos. O primeiro deles é quando se pretende expandir o negócio, sendo preciso avaliar a performance do site e traçar novas estratégias para que a empresa atinja seus novos objetivos.

Contratar uma consultoria de SEO também é uma boa saída quando se identifica diminuição ou estagnação do número de novos visitantes, conversões de leads e geração de vendas. Por fim, se a empresa não contar com uma equipe de SEO, se o time não for muito experiente ou se for insuficiente para realizar toda a análise de SEO, o serviço de consultoria também pode ser uma excelente alternativa.

Como escolher a consultoria SEO perfeita para o sucesso do seu negócio?

Para escolher um bom serviço de consultoria SEO, é preciso avaliar uma série de fatores, como, por exemplo:

  • Tempo de atuação da empresa no mercado;
  • Credibilidade da agência;
  • Comentários em redes sociais e outros canais de comunicação;
  • Verificação do status da empresa no Reclame Aqui;
  • Conversar com pessoas que já contrataram o mesmo serviço;
  • Observar se a empresa tem cases de sucesso;
  • Questionar sobre a qualificação dos profissionais.

Todos esses requisitos você encontra na WSI Decisão Digital, agência de Marketing Digital que conta com uma experiência de mais de 25 anos no mercado e é pertencente a uma rede com mais de 100 mil empresas atendidas, além de ter unidades espalhadas em mais de 80 países.

Não perca mais tempo e entre em contato com a WSI Decisão Digital para saber mais sobre nosso serviço de consultoria SEO.