Antes de responder a pergunta “como fazer meu website aparecer no Google”, precisamos trazer algumas informações. Por dia, são realizadas mais de 8,5 bilhões de pesquisas no Google. Isso é o que aponta um levantamento feito pela empresa Orbelo, que também constatou que 46% das pesquisas de produtos começam no Google. Ou seja, estar neste buscador é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. Mas você deve estar se perguntando: afinal, como fazer meu website aparecer no Google?
Há vários processos e estratégias que devem ser seguidas para que seu site apareça lá, porém o Google não revela ao público a “fórmula mágica” para isso, cabendo a nós, profissionais do marketing digital, testar diferentes variáveis e observar resultados para descobrir o que de fato impacta no ranqueamento do Google – é isso que mostramos para você neste artigo. Vamos lá?
Como saber se minha página está no Google?
Antes de mais nada, é preciso saber se seu site está indexado no Google, pois só assim o buscador conseguirá ler suas páginas na internet, processo indispensável para que ele consiga ranquear seu site.
Para isso, insira a URL do seu portal na barra de consulta do Google e verifique os resultados exibidos. Se seu website aparecer, significa que ele já foi indexado. Caso contrário, será preciso realizar a indexação. Mas não se preocupe, pois explicamos esse processo mais adiante.
Como fazer meu website aparecer no Google?
Se você verificar que seu site não está indexado no banco de dados do Google, será preciso seguir o passo a passo desde o início. Senão, você pode começar diretamente pelo segundo tópico: “Faça uso das boas práticas de SEO”.
1. Indexe o site
As páginas da internet podem ser indexadas tanto manual quanto automaticamente. A indexação automática acontece quando uma página já indexada possui um backlink para seu website. O processo de indexação ocorre porque os Googlebots fazem uma varredura em toda a página, inclusive acessando os links dofollow. Caso o bot verifique que a URL de destino não esteja indexada, ele já efetua o processo automaticamente.
Como você bem sabe, conquistar um backlink não é tarefa fácil, ainda mais para quem criou seu site recentemente. Além disso, burlar os algoritmos do Google efetuando compra e venda de links não é uma boa ideia, pois o buscador pode conseguir identificar a fraude e penalizar seu site.
Há três meios rápidos e permitidos pelo Google para indexar sites:
- Google Search Console;
- Sitemap.xml;
- Robots.txt.
Para indexar sua página com a ajuda do Google Search Console, basta instalar a ferramenta no seu site, copiar a URL que deseja indexar, inseri-la na barra de busca localizada no topo da tela, clicar em “buscar” e depois em “solicitar indexação”.
Outra forma de indexar as páginas vinculadas ao seu domínio na internet é por meio do sitemap.xml. Para elaborar essa espécie de mapa do seu site, basta criar uma lista em formato .xml, acessar o Google Search Console, selecionar a opção “Sitemap” e carregar o arquivo.
Mais uma maneira de indexar seu site é por meio do arquivo robots.txt. que, assim como o sitemap, corresponde a uma lista com as URLs que podem ser indexadas pelo Googlebot, só que no formato txt.
Como as duas últimas formas de indexação exigem certo conhecimento para serem realizadas, pode ser necessário contar com o apoio de um especialista, caso você não domine o assunto.
2. Faça uso das boas práticas de SEO
Não basta indexar sua página no Google, é preciso que ela seja exibida na primeira página de resultados – de preferência entre os cinco primeiros resultados – para que, de fato, o público-alvo encontre sua página e a acesse.
Para isso, é indispensável contar com as estratégias de SEO, que visam otimizar as páginas e o conteúdo do site para que os Googlebots as leiam com maior facilidade e as posicionem bem nos resultados de busca.
Algumas dessas estratégias são:
- Inserção da palavra-chave na title tag, URL, meta descrição e outros pontos estratégicos;
- Divisão do conteúdo por subtítulos para facilitar a leitura do usuário;
- Inclusão de arquivos multimídia;
- Criação de conteúdos de alto valor ao público-alvo;
- Rápido carregamento das páginas e dos arquivos multimídia;
- Responsividade do layout da página para dispositivos móveis;
- Backlinks genuínos.
Como você pôde perceber, as estratégias de SEO estão intimamente ligadas à experiência de navegação do usuário. Por exemplo: as palavras-chave ajudam o Googlebot a entender se aquele conteúdo corresponde ao que o usuário procura, os backlinks indicam se seu site é uma referência no assunto e os demais fatores impactam diretamente na experiência de navegação.
A lógica por trás dessas estratégias é que o Google visa oferecer o que há de melhor em seu banco de dados. Portanto, sempre tenha isso em mente quando for realizar alguma alteração no site.
3. Invista em anúncios
Para quem acabou de criar um site e ainda precisa investir um longo período em estratégias de SEO para conquistar autoridade, os anúncios e marketing digital de performance são uma excelente saída para tornar sua página mais visível ao público-alvo.
Você pode investir em anúncios que serão exibidos nos resultados de pesquisa do Google, em displays em sites parceiros do Google, campanhas publicitárias em redes sociais, intervalo de vídeos no YouTube e até mesmo fechar uma parceria com um influencer que atue com o mesmo público que você.
Caso você aposte nos anúncios pagos, uma dica é contar com o apoio de um gestor de tráfego pago para otimizar o seu investimento, pois esses profissionais conhecem técnicas de segmentação de público, monitoram a performance dos anúncios, realizam testes e alterações, buscando sempre tornar a campanha mais eficiente.
4. Crie uma conta no Google Meu Negócio
Mais uma dica que pode ajudar na visibilidade do seu site é cadastrá-lo no Google Meu Negócio. Esse cadastro só pode ser feito por empresas que tenham um espaço físico de atendimento ou que prestem serviços na residência ou empresa de seus clientes. Dessa forma, se o seu negócio é 100% on-line, não é possível efetuar o cadastro.
As empresas cadastradas nessa plataforma do Google têm seu site e outras informações relevantes exibidas nos primeiros resultados orgânicos do buscador sem nenhum custo, de forma muito mais rápida que as estratégias de SEO, que são de longo prazo.
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