Antes de entrar na parte técnica para responder como anunciar minha empresa no Google, é preciso uma abertura. Diante de uma sociedade cada vez mais conectada e influenciada pela web para tomar suas decisões de compra, é fundamental manter uma forte presença on-line da marca.
Dados do Google Search Statistics mostram que bilhões de pesquisas são feitas por dia no Google. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto com o portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, indica que nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet (90%) realizam pesquisas on-line antes de realizar compras em lojas físicas.
Uma das formas de manter uma forte presença on-line é investir em anúncios no Google, o maior buscador do mundo. Se você está se perguntando “mas como anunciar minha empresa no Google?”, continue a leitura! Neste artigo, ensinamos um passo a passo para gerar campanhas de sucesso no Google.
Passo a passo de como anunciar minha empresa no Google
Veja como elaborar um anúncio de sucesso no Google:
Passo 1: conheça o público-alvo
O primeiro passo para criar um anúncio é identificar o perfil do público-alvo da marca, pois assim será possível saber o tom de voz a ser usado, as dores dos consumidores em cada uma das etapas do funil de vendas, onde e quando efetuar o anúncio.
Passo 2: informe-se sobre a concorrência
Além de conhecer o perfil de seus potenciais clientes, é necessário identificar quais são seus principais concorrentes, quais estratégias eles aplicam e fazem sucesso e quais são os pontos fracos deles, para ser possível elaborar um anúncio capaz de bater a concorrência.
Passo 3: avalie seu negócio
Não basta observar a concorrência, é preciso avaliar seu negócio para saber em quais aspectos você se destaca e em quais está atrás dela, a fim de melhorar a performance da estratégia de marketing digital.
Passo 4: selecione objetivos
Após realizar o levantamento de dados indicado acima, é o momento de selecionar o objetivo do seu anúncio – isto é, se ele visará atrair mais tráfego, gerar leads (potenciais clientes que já deixaram seu contato com a empresa) ou convertê-los.
Passo 5: decida onde anunciar
Lembra quando falamos que conhecer o público-alvo ajuda a saber onde anunciar? Pois bem, com base nas informações colhidas, defina se o anúncio terá um alcance nacional, regional ou local.
Passo 6: crie sua mensagem
O próximo passo é criar a mensagem do anúncio, a qual deve ser objetiva e atrativa para o público-alvo. Dependendo do tipo de anúncio, é possível incluir imagens também.
Passo 7: defina seu limite de orçamento
A cada clique recebido, o anunciante paga uma taxa ao Google. Portanto, é importante estabelecer o orçamento destinado para a campanha para manter o equilíbrio financeiro do negócio.
Passo 8: coloque o plano em prática
Após concluir todas as etapas anteriores, é o momento de colocar a estratégia definida em ação. O Google exibirá o anúncio nos resultados pagos do buscador, no Google Maps e em toda a rede de sites parceiros do Google.
Passo 9: monitore a estratégia adotada
O passo a passo de como anunciar sua marca no Google não acaba quando você publica a campanha. É preciso monitorar a estratégia adotada para identificar o desempenho do anúncio.
Passo 10: realize os ajustes necessários
Caso você detecte algum ponto de melhoria a ser feito durante a etapa de monitoramento, faça-o para garantir o sucesso da campanha.
Vantagens de usar o Google Meu Negócio
Também conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio pode contribuir com as estratégias de links patrocinados da sua empresa, pois oferece vantagens capazes de ampliar a visibilidade de sua marca, o atingimento de objetivos e engajamento, pois:
Exibe informações relevantes aos potenciais clientes
Quando um usuário procura no Google por um restaurante localizado em determinado local, os primeiros resultados a serem exibidos são os do My Business. Ao clicar sobre cada uma das opções listadas, o usuário tem acesso a informações relevantes, como website da empresa, telefone de contato, detalhes sobre os produtos e serviços, avisos e eventos, horário de funcionamento, horários de pico, fotos do local, chat com a empresa, perguntas dos usuários e respostas da empresa, além da avaliação dos clientes por meio de pontuação (até cinco estrelas) e comentários. Então, não esqueça de manter todas essas informações preenchidas e atualizadas.
Estreita o relacionamento com os clientes
Como dito, os clientes podem avaliar a empresa com estrelas e comentários, enviar perguntas e conversar diretamente com a empresa por meio do chat, estreitando ainda mais o relacionamento entre marca e cliente. Portanto, responda a todas as interações de forma personalizada e respeitosa.
Amplia a presença on-line
Como já mencionado, ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, ela passa a ser exibida nos primeiros resultados do Google gratuitamente, antes mesmo dos resultados orgânicos e pagos, ampliando a visibilidade da marca no ambiente on-line. Além disso, o My Business permite divulgar a empresa gratuitamente no Google Maps.
Contribui para a performance das estratégias de marketing digital
O Google Meu Negócio possibilita, ainda, que você acompanhe o desempenho das pesquisas realizadas sobre o seu empreendimento, o que ajuda no aprimoramento das estratégias de marketing.
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A WSI Decisão Digital é uma agência especializada em estratégias de marketing on-line que conta com uma experiência de mais de 25 anos de atuação no mercado. Possuímos um amplo portfólio de serviços de marketing digital – entre eles, análise competitiva, criação de personas e Google Ads.