Escolha uma Página

O inbound marketing BPO pode ser transformador. Antes, porém, é preciso lembrar que o marketing tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo e, por conta disso, está gerando diversas formas de se trabalhar com ele, tornando-o mais prático com a inserção de inovações estratégicas e de ferramentas.

Como o setor de marketing desenvolve marcas, gera um alcance de venda de produtos e serviços maior e otimiza a empresa do cliente em diversos meios para trazê-lo como referência no mercado em que atua, deve sempre estar se adaptando às renovações.

Como uma reação ao desenvolvimento tecnológico, o marketing elaborou o inbound marketing, ou marketing de atração, que é um conceito em que método é utilizar a mídia on-line para expandir a publicidade e o engajamento de um cliente afunilando de acordo com a persona (perfil de consumidor, o público-alvo) específica. Essa metodologia pode ser aplicada tanto para empresas do segmento B2B quanto B2C.

Isso ocorre por meio de redes sociais, blogs, sites, marketing de conteúdo, e-books, dentre outras opções, garantindo uma comunicação mais rápida e efetiva com o consumidor, fazendo com que ele crie um interesse e busque a empresa, não o contrário.

Devido à ampliação do Marketing Digital, foi necessário reorganizar questões operacionais também, por isso houve a integração do inbound marketing BPO.

O que é BPO no inbound marketing?

Business Process Outsourcing (BPO) – que, em português, significa terceirização de processos de negócios – é um novo modelo de contratação que tem como finalidade contratar outras empresas especializadas para fazer a operação e automação de algum projeto em específico.

Como funciona o inbound marketing BPO?

O inbound marketing BPO é uma forma das empresas focarem o ponto mais importante do seu negócio, ou seja, aquele que faz com que o negócio seja diferenciado e reconhecido – core business –, e transferirem outras responsabilidades a terceirizadas especializadas.

A empresa delega a outras empresas processos e operações que são de grande importância, mas secundários, e um especialista é o ideal para o propósito, sendo voltado a questões burocráticas, administrativas e, por vezes, à construção de sites e aplicativos, por exemplo.

Por que investir em BPO de Marketing Digital?

Por fornecer diversos benefícios, o inbound marketing BPO está sendo cada vez mais implantado em empresas, entre as vantagens estão:

Custos

Quando se contrata uma empresa por meio do inbound marketing BPO, os custos reduzem consideravelmente por não ter a necessidade de realizar admissões de funcionários nem fazer treinamentos para capacitação. A empresa terceirizada é quem cuidará de todos esses pontos burocráticos e profissionalizantes, e a contratante somente receberá o trabalho completo e bem-feito.

Especialistas

A área de marketing vive em constantes atualizações. Para um empresário aprender e acompanhar essa evolução, exigiria muito tempo e múltiplos erros e acertos na hora de colocar em prática, portanto, com um especialista, o processo dura menos tempo e a qualidade do projeto é garantida, mantendo, assim, uma boa imagem da empresa.

Tecnologia e inovação

O método BPO fornece para a empresa melhores práticas, tecnologia de ponta e inovação, pois, como o BPO é a contratação de especialistas no setor, esses profissionais aplicam todo o seu know-how e expertise para o negócio do contratante.

Estatísticas

Dentro do inbound marketing, é essencial verificar a mensuração de dados e alcances de uma empresa a partir das publicações realizadas em redes sociais, sites, aplicativos e de venda do produto ou serviço prestado.

Com especialistas no comando dessa responsabilidade, essas coletas e análises são feitas por eles com métodos muito mais eficazes enquanto a empresa tem como foco seu core business.

Reconhecimento

No inbound marketing BPO, uma das maiores vantagens, além de tempo e custo reduzidos, é o reconhecimento no mercado contra a concorrência. Por estar utilizando trabalho especializado, as produções são mais eficientes e agregam um grande diferencial para a empresa contratante do BPO.

Quais as diferenças entre BPO e terceirização?

Apesar de parecidos, o BPO e a terceirização trabalham de formas diferentes dentro do mercado. 

Enquanto a terceirização fornece serviços que não, especificamente, abrangem toda estratégia de uma empresa, como prestação de serviços de segurança, por exemplo, o BPO realiza um projeto avaliando, justamente, o contexto empresarial como um parceiro, observando a estrutura organizacional e criando uma estratégia em cima disso para alavancar a empresa. 

No BPO, a empresa contratada adapta o seu know-how à empresa contratante, como se fosse um consultor que opera nos pontos necessários da empresa.

Outra diferença essencial é a forma como os dois modelos se adaptam à empresa. A terceirização simples é uma peça para auxílio, já o BPO é o responsável pelos processos e projetos designados, tendo mais atenção à entrega eficaz e realizando uma análise junto ao negócio para trazer melhorias e adaptações.

Vale a pena investir em inbound marketing BPO?

Após entender sobre inbound marketing BPO, as suas vantagens e suas diferenças em relação à terceirização, surge a pergunta: “Vale a pena investir nesse tipo de modelo?”

Pensando nisso, seguem abaixo alguns pontos que influenciam na hora de refletir sobre o porquê de investir na terceirização de processos de negócios (BPO):

  • Quando um empresário acaba de abrir um negócio e não sabe por onde começar;
  • Não há muito capital para investir em funcionários e treinamentos;
  • A empresa está sem os recursos necessários de ferramentas para dar início à estratégia;
  • O empresário não entende sobre inbound marketing;
  • Apesar das tentativas, a empresa tem dificuldades para conseguir ampliar sua cartela de clientes;
  • A concorrência está muito avançada por meio de suas práticas, ofuscando cada vez mais a empresa;
  • O tempo para investir nesse procedimento é curto e é necessário focar seu core business.

Neste vídeo você entenderá ainda mais por que deve contratar uma agência de Inbound Marketing:

Portanto, é sempre importante avaliar se a empresa está em condições de seguir sozinha ou se é preciso realizar um inbound marketing BPO para reduzir custos, despender menos tempo e alavancar no mercado, alcançando ou ultrapassando a concorrência.
Para saber mais sobre inbound marketing BPO e outros assuntos sobre Marketing Digital, navegue pelo site da WSI, a agência de Marketing Digital que há 25 anos tem como objetivo criar soluções para pessoas e empresas por meio de estratégias personalizadas e eficientes que variam de acordo com cada perfil.