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Todo empreendedor e gestor devem estar atentos às novas tendências e práticas capazes de reduzir custos e aumentar o faturamento da empresa, sem abdicar da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, obviamente. Contratar uma agência especializada em SEO é uma das práticas recomendadas.

Mas você sabe exatamente o que é SEO? Entende como uma empresa experiente nessa área pode proporcionar economia, lucratividade e outras vantagens para o seu negócio? Confira o artigo a seguir e fique por dentro do assunto.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, que corresponde à sigla SEO, traduzido livremente para o português significa otimização para mecanismos de busca. O Bing, o Yahoo! e o Google são exemplos de ferramentas de pesquisa, sendo este último o mais usado no Brasil. O SEO é uma estratégia de Marketing Digital de tráfego orgânico, isto é, o potencial cliente chega ao seu site espontaneamente, por meio da pesquisa que ele mesmo realiza no motor de busca.

De acordo com pesquisa realizada pela WebFX, 93% do tráfego online é direcionado por ferramentas de pesquisa e, segundo a Exact Target, 80% dos decisores preferem obter informações da marca em artigos, ao invés de anúncios, demonstrando a relevância dessa estratégia para os negócios.

Para otimizar os mecanismos de busca, é preciso conhecer o comportamento dos algoritmos, para identificar as características que uma página precisa apresentar para ficar bem-ranqueada, ou seja, para aparecer entre os primeiros resultados das ferramentas de pesquisa.

Os algoritmos dos motores de busca são periodicamente atualizados para aprimorar a experiência dos usuários e fornecer conteúdos de melhor qualidade. Dentre as características de que a página deve dispor para se manter no topo das ferramentas de busca que já citamos, podemos mencionar:

  • Tempo de carregamento da página;
  • Tempo de permanência na página;
  • Autoridade no assunto (sites que mencionam sua página como referência);
  • Presença de links internos e externos;
  • Frequência de publicação;
  • Adaptabilidade da página para dispositivos mobile;
  • Conteúdos originais (livres de plágio);
  • Uso de palavras-chave no conteúdo, título H1, primeiro e último parágrafos, tags alt das imagens, meta-descrição, URL;
  • Formatação do conteúdo, dentre outros.

As páginas que se encontram melhor posicionadas nos motores de busca têm maiores chances de serem acessadas pelos usuários. Isso é fundamental para os negócios, tendo em vista que, quanto maior o tráfego no site, maiores as chances de converter visitantes em clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa.

Quais as vantagens de contratar uma agência especializada em SEO

Confira as principais vantagens de transferir as operações de Marketing Digital para uma empresa expert em SEO.

Posicionamento

Contando com uma agência especializada em SEO, você tem maiores chances de ranquear as páginas do seu negócio mais rapidamente nos mecanismos de busca e tornar a sua marca mais visível para o público-alvo. Explicamos: uma empresa que se dedica estritamente a uma atividade por muitos anos possui mais experiência na área do que uma organização que precisa contratar uma equipe que ainda precisará se adaptar à cultura da empresa, às novas ferramentas de trabalho e aos novos colegas de profissão.

Tráfego do site

Ao conquistar melhor posicionamento da marca nas ferramentas de pesquisa, o tráfego orgânico de visitantes no seu site aumenta, gerando maiores oportunidades de venda. Convém mencionar que, segundo a imFORZA, 70% a 80% dos usuários ignoram anúncios pagos e utilizam os resultados orgânicos, e, conforme a HubSpot, os leads orgânicos possuem uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto os leads impulsionados apresentam uma taxa de 1,7%.

Foco na atividade-fim do negócio

Assim como as estratégias de SEO, o foco na atividade-fim do negócio é fundamental para aumentar o faturamento da empresa, isso porque não adianta investir em Marketing Digital se o produto ou serviço oferecido não dispor de qualidade.

Ao contratar uma agência especializada em SEO, você e seus colaboradores podem se concentrar na atividade-fim tranquilamente, enquanto uma equipe especializada na área planeja, executa e monitora as estratégias de SEO, sem precisar se preocupar com recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários, bem como com aquisição e manutenção de equipamento e softwares.

Custo-benefício

Como você pôde constatar, contar com a experiência de uma agência especializada em SEO proporciona benefícios que aumentam o faturamento do seu negócio, mas, além disso, também reduz despesas, resultando em um maior custo-benefício para a sua empresa.

Dentre os gastos abatidos, podemos citar:

  • Encargos sociais e trabalhistas;
  • Treinamento de colaboradores;
  • Aquisição e manutenção de equipamentos e softwares.

Vale ressaltar, ainda, que as práticas de SEO são mais acessíveis economicamente que outras estratégias de marketing. A título de exemplo, 3 dentre 4 canais de Inbound Marketing custam menos que os canais de outbound marketing, como salienta a Invesp.

Ademais, o Inbound Marketing gera três vezes mais leads por dólar do que os métodos tradicionais de marketing, segundo a Oracle.

Sendo assim, as agências especializadas em SEO podem oferecer esses serviços por valores mais viáveis, dado que os gastos são menores com a aplicação dessas estratégias.

Como o serviço de SEO é prestado pela agência especializada?

Para efetuar uma sólida estratégia de SEO para o seu negócio, a agência identificará:

  • A persona do seu negócio, que se trata do perfil do cliente ideal;
  • Como essa persona se comporta em cada estágio do funil de vendas;
  • Quais conteúdos são relevantes em cada etapa do funil;
  • Quais são as palavras-chave de interesse do potencial cliente;
  • O comportamento da concorrência;
  • Quais são as fragilidades do seu site nas ferramentas de pesquisa, de modo a otimizá-lo.

Baseada nessa análise, a agência desenvolverá um planejamento, executá-lo e monitorá-lo constantemente, para se certificar de que a estratégia está gerando os resultados esperados.

WSI Decisão Digital: agência especializada em SEO

A WSI atua há mais de duas décadas no segmento de Marketing Digital e já atendeu mais de 100 mil empresas em todo o mundo, o que a propiciou ampla expertise no assunto e um extenso portfólio de soluções digitais, dentre elas, as técnicas de SEO.

Se você procura por uma agência de Marketing Digital especializada em SEO, conheça a WSI Decisão Digital!