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SEO, ou Search Engine Optimization, diz respeito a um conjunto de técnicas que visam à otimização de sites. A importância desse conceito leva cada vez mais marcas a contratarem uma agência especialista em SEO.

O SEO está muito presente nas estratégias de marketing digital, sendo fundamental para quem objetiva se destacar nos mecanismos de busca.

Entenda o que faz uma agência especialista em SEO, quais são as principais ferramentas utilizadas e o que levar em consideração antes de contratar profissionais do ramo.

O que faz uma agência especialista em SEO?

Uma agência especialista em SEO trabalha com uma série de ações que visam à otimização de sites, o que inclui a home, o blog e as páginas de produtos, de maneira a promover uma maior visibilidade desses conteúdos.

Dessa forma, quando o usuário faz uma pesquisa no Google que se relaciona às palavras-chaves usadas no site, a tendência é que a página da sua marca esteja entre os primeiros resultados mostrados.

Para tanto, é preciso que o Google considere seu site relevante e confiável – e é visando isso que uma agência especialista em SEO trabalha. A ideia é gerar mais tráfego orgânico para potencializar as oportunidades de vendas.

Quais são as ferramentas utilizadas por agências especialistas em SEO?

Ferramentas para palavras-chave

SEMRush: trata-se de uma ferramenta que oferece diversas informações sobre as palavras-chave relacionadas ao nicho pesquisado, como termos relacionados, volume de busca, CPC, entre outras. Conta com versões paga e gratuita.

Keyword Planner: é oferecida pelo Google, gratuita e considerada uma das ferramentas mais completas. Por meio dela, é possível identificar palavras-chave concorridas em mídia paga.

Ubersuggest: pertencente ao Neil Patel, o Ubersuggest é totalmente gratuito, sendo considerado um dos recursos mais intuitivos, o que é muito bem-visto por quem está começando no SEO agora.

Ferramentas de análises do cliente e da concorrência

MozBar: essa ferramenta, na verdade, é uma extensão para o Google Chrome que permite análises importantes de todas as páginas que aparecem entre os resultados de busca, incluindo autoridade de link e de domínio.

Google Analytics: considerado indispensável para quem trabalha com SEO, o Google Analytics elabora relatórios sobre sites com dados de qualidade e bem detalhados, além de ser gratuito.

Google Search Console: outra ferramenta gratuita, o Search Console trabalha com informações que visam à otimização de sites para os resultados de pesquisa do buscador. Algumas dessas informações incluem linkagem interna, cliques e média de posicionamento.

Ferramentas de tendências de conteúdos

BuzzSumo: é gratuito, podendo ser utilizado para identificar os conteúdos mais compartilhados para uma palavra-chave específica, rastrear marcas, entre outras possibilidades.

Google Trends: esse programa do Google é gratuito e disponibiliza relatórios, gráficos e notícias envolvendo as palavras-chave selecionadas.

Google Alerts: essa outra ferramenta do Google te ajuda a ficar de olho nos conteúdos publicados na internet levando em conta as palavras-chave selecionadas. Também pode ser usada para saber o que os concorrentes estão falando sobre algo em específico.

Por que contratar uma agência especialista em SEO?

Existem inúmeras razões pelas quais vale a pena contratar uma agência especialista em SEO. Algumas das principais são:

SEO ajuda a oferecer uma melhor experiência ao usuário

A experiência do usuário é a prioridade do Google e, com a ajuda de uma agência especialista em SEO, é possível melhorar consideravelmente esse aspecto.

Ao fornecer conteúdos otimizados, sua marca entrega ao público informações relevantes, atualizadas e que respondem às principais dúvidas do usuário.

Isso leva a uma experiência maximizada, gerando mais valor aos olhos do Google, que indicará seu site quando o usuário fizer uma busca. Como resultado, suas páginas recebem mais leads, mais cliques e aumentam as chances de conversão em vendas.

SEO ajuda a construir a credibilidade da empresa

Implementar SEO de forma correta, além de fazer com que o seu site apareça entre os primeiros colocados em uma página de pesquisa, promove aos usuários e ao próprio Google a ideia de que você é um especialista dentro do setor em que atua.

Ou seja, por meio do trabalho de uma agência especialista em SEO e criação de conteúdo, sua marca constrói uma imagem de confiança e credibilidade na internet.

SEO traz mais tráfego e ajuda a fechar mais vendas

Um dos objetivos do SEO é chamar a atenção de mais usuários, o que resulta em mais tráfego, mais cliques e, consequentemente, mais chances de vendas.

Os usuários passam a ver mais o seu site entre as primeiras colocações do Google e tendem a conhecer sua marca e o que ela tem a oferecer. Com isso, criam uma imagem da sua empresa e se interessam pelos produtos ou serviços com mais facilidade.

Como escolher a agência para realizar o SEO?

Na hora de escolher uma agência especialista em SEO, leve em consideração:

As referências de clientes anteriores: entre em contato com outros clientes dessa agência e pergunte o que eles achavam dos serviços de SEO, se geravam resultados e se a equipe presta um bom atendimento.

Perguntas importantes: faça uma verdadeira entrevista com essa agência. Algumas questões que não podem ficar de fora são:

  • A agência segue as diretrizes do Google?
  • Quais são os cases de sucesso da agência?
  • Quais são os outros serviços de marketing digital oferecidos?
  • Quais resultados podem ser gerados para minha marca e em quanto tempo?
  • Qual é a experiência da agência com o meu setor?

Agência especialista em SEO: como a otimização de sites funciona?

Ao ter o apoio de uma agência especialista em SEO, como a WSI Decisão Digital, fica mais fácil entender como a otimização de sites funciona, mas, muito além disso, nossa equipe fica responsável por fazer um estudo apurado do seu site, do seu nicho, da concorrência e de tudo o que pode ser feito para otimizar as suas páginas.

Assim, por meio de SEO, a WSI visa otimizar as páginas para melhorar o seu posicionamento e gerar mais tráfego orgânico (não pago).

Entre as tarefas da WSI, agência especialista em SEO, podemos destacar:

  • Elaborar estratégias alinhadas ao SEO;
  • Acompanhar as atualizações do Google que influenciam na otimização de site;
  • Relacionar os objetivos da empresa com os objetivos de SEO;
  • Definir um conjunto de ações e ferramentas a serem utilizadas que ajudem na prática do SEO.

Navegue pelo site e veja como implementar a otimização de sites com auxílio da WSI Decisão Digital.