Escolha uma Página

A internet é um excelente local para atrair clientes, mas, para isso, é preciso manter o site otimizado para os mecanismos de busca, como o Google e o Bing. No artigo de hoje, vamos mostrar especificamente como otimizar site WordPress, tendo em vista que muitas empresas optam por esse sistema de gerenciamento de conteúdo, já que oferece uma ampla variedade de recursos e é fácil de usar e instalar, mesmo para quem não conta com nenhum conhecimento técnico avançado.

Então, continue com a leitura e saiba como analisar o desempenho do seu site no WordPress e otimizá-lo para conquistar mais vendas para sua empresa!

Como analisar o desempenho e começar a otimizar site WordPress?

A velocidade de carregamento do site é um dos fatores avaliados pelos mecanismos de busca para classificar as páginas nos resultados de pesquisas. Isso porque os buscadores visam oferecer aos seus usuários a melhor experiência de navegação possível, e isso inclui um site que carregue rapidamente.

Há uma série de ferramentas que auxiliam na análise da velocidade de carregamento de uma página. Uma delas é a PageSpeed Insights, plataforma que o próprio Google fornece gratuitamente para esse tipo de verificação.

Além de avaliar a velocidade do site, é importante avaliar os demais fatores que impactam a otimização do site. Para isso, você pode utilizar ferramentas, como:

  • Google Analytics: ferramenta gratuita que informa o volume de visitas, origem dos visitantes, tempo de permanência no site, dentre outros aspectos;
  • Google Search Console: plataforma totalmente voltada para análise de SEO, que permite verificar a classificação das páginas do site no Google e as palavras-chave associadas;
  • Ubersuggest: essa ferramenta é interessante, pois permite não apenas avaliar a otimização do seu site, como também o da concorrência;
  • SemRush: plataforma paga, que oferece análises avançadas do SEO e da concorrência.

Como otimizar site WordPress, em 5 passos

Aprenda a melhorar o desempenho do seu site em 5 passos:

1. Escolha um bom servidor

Um dos primeiros passos para otimizar as páginas relacionadas ao seu domínio no WordPress é escolher um plano de hospedagem apropriado para as necessidades do seu site. Além disso, faça uma busca por servidores de confiança, ou seja, que tenham credibilidade no mercado, para garantir o compromisso do fornecedor com a prestação do serviço de hospedagem.

Para saber o plano de hospedagem ideal para seu site no WordPress, é preciso considerar a quantidade de conteúdo e o volume de tráfego previsto. Quanto maior for, mais robusto deverá ser o plano de hospedagem.

2. Utilize plugins de otimização

Os plugins são grandes aliados quando o assunto é otimização de sites. Neste conteúdo, vamos indicar alguns que certamente irão ajudá-lo. 

O primeiro deles, o LazyLoad, faz com que o conteúdo visível da página carregue antes dos demais elementos do site, aumentando sua velocidade de carregamento.

O segundo é o Yoast SEO, plugin focado especificamente na otimização das páginas da web para os mecanismos de busca.

Por fim, há os plugins que auxiliam no gerenciamento do site, tais como:

  • WP Optimize: gerencia comentários, relatórios de banco de dados, dentre outros;
  • Plugin Organizer: oferece uma interface para gerenciar todos os plugins instalados;
  • WP Smush.it: otimiza as imagens para adequá-las ao tamanho desejado, sem prejudicar a qualidade.

3. Configure o cache do site

Mais uma forma de otimizar seu site no WordPress é habilitar o cache, para que o conteúdo do site seja carregado mais rapidamente para os usuários que o visitam frequentemente. Isso acontece porque o cache permite que parte do seu site seja armazenada no navegador do usuário, evitando que precise carregar todas as informações novamente, como é comum ocorrer na primeira visita.

4. SEO on-page

O SEO on-page se refere às técnicas de otimização de SEO aplicadas no site da empresa. Algumas das estratégias incluem geração de links internos, uso de heading tags, adição de descrições para imagens por meio do atributo alt, publicação regular de conteúdo original, com alta qualidade, e aprimoramento da usabilidade e da experiência do usuário no site.

Se você quer otimizar esses componentes do seu site para melhor posicioná-los nos mecanismos de pesquisa, o já citado Yoast SEO pode ajudá-lo, pois identifica problemas, sugere melhorias e fornece informações sobre os critérios de otimização que devem ser seguidos.

5. Elimine plugins desnecessários para o site

Plugins são ótimos aliados da otimização de sites no WordPress. Mas podem se tornar inúteis, ocupar espaço de armazenamento e, consequentemente, prejudicar o desempenho da sua página. Por isso, é importante manter instalado em seu site apenas os plugins que você realmente usa e desativar os demais.

E lembre-se: não adianta apenas desativar o plugin, é preciso excluí-lo completamente de seu site. Para isso, basta acessar o painel de controle, selecionar a opção “plugins”, identificar o plugin desativado e clicar para removê-lo.

Conheça a WSI Decisão Digital para Otimizar site WordPresse e alcançar grandes resultados

A WSI Decisão Digital é uma empresa que conta com mais de 25 anos de experiência em planejamento, execução e monitoramento de estratégias de marketing digital. Garantimos ótimos resultados aos nossos clientes, pois compreendemos que cada um é único, portanto, possui necessidades igualmente únicas.

Por isso, sempre buscamos entender os desafios enfrentados pelos nossos clientes, primando pela solução ideal para atingir bons resultados. 

Se você precisa otimizar site WordPress e deseja entregar essa tarefa para uma agência comprometida com o sucesso do seu negócio, entre em contato com a WSI Decisão Digital!