A otimização de sites consiste em adequar páginas da internet para que elas fiquem bem-posicionadas nos resultados de pesquisas dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Esse processo de otimização é dividido em duas categorias: SEO on page e SEO off page.
Confira o artigo para entender o que é cada uma dessas categorias e como aplicá-las e transforme seu site em uma verdadeira máquina de conversão!
Como fazer otimização de sites e transformar minha página em uma máquina de conversão?
Descubra quais são as técnicas de SEO mais importantes para que seu site seja otimizado e apareça no topo dos resultados do Google e outros buscadores:
SEO on page
O SEO on page é uma estratégia de otimização de sites que atua especificamente na estrutura interna da página, adequando-a aos requisitos dos mecanismos de busca para que ela fique bem-posicionada.
Essa estratégia inclui a otimização de elementos como:
- Title tag: consiste no título exibido nos resultados de busca, o qual é utilizado pelos mecanismo de pesquisa como uma referência para que seja possível entender o conteúdo da página. É indispensável que a title tag seja atrativa para despertar o interesse do público-alvo e que contenha a palavra-chave.
- URL: aconselha-se usar URLs amigáveis aos mecanismos de busca, ou seja, endereços de páginas que sejam curtos, objetivos e descritivos, tornando-os mais fáceis de localizar e compartilhar. Indica-se aplicar a palavra-chave na URL para melhorar o SEO do site.
- Meta descrição: corresponde ao texto que aparece logo abaixo da title tag, o qual deve ser objetivo e, ao mesmo tempo, atraente para o público-alvo acessar a página. Nesse caso, também é recomendável o uso da palavra-chave para ajudar os mecanismos de busca a entender o tema da página.
- Arquivos multimídia: os algoritmos dos buscadores interpretam quais páginas contêm arquivos multimídia, como vídeos, imagens e áudio, que oferecem um melhor conteúdo aos usuários. Portanto, usar arquivos multimídia pode ajudar a posicionar o site entre os primeiros resultados exibidos pelos buscadores.
- Headings: consiste nas tags HTML (<h1>, <h2>, <h3>) que são usadas para identificar títulos e subtítulos em uma página, a fim de torná-las mais legíveis para os usuários e mecanismos de busca.
- Conteúdo útil: os motores de busca procuram oferecer os melhores conteúdos para seus usuários. Para isso, contam com uma série de algoritmos que classificam o conteúdo das páginas com base no tempo que os visitantes passam dentro do site, engajamento gerado, originalidade do conteúdo, entre outros fatores. Por isso é fundamental investir em conteúdos de alta relevância para o público-alvo.
- Links internos: corresponde à geração de links entre páginas pertencentes a um mesmo domínio, a fim de ajudar os usuários a encontrarem informações complementares ao conteúdo que já estão consumindo e retê-los por mais tempo no site.
- Sitemap: trata-se de um arquivo que lista todas as páginas do site com o objetivo de auxiliar os algoritmos dos mecanismos de busca a compreenderem a estrutura do site e, consequentemente, indexá-lo de forma mais eficiente.
- Arquivo robots.txt: é um arquivo de texto que informa aos mecanismos de busca quais páginas do site podem ou não ser rastreadas e indexadas. Assim é possível proteger informações confidenciais ou evitar que páginas duplicadas ou irrelevantes sejam incluídas nos resultados de pesquisa, o que poderia comprometer o posicionamento do site.
- Velocidade: os mecanismos de busca consideram a velocidade de carregamento como um diferencial para o usuário em termos de experiência de navegação.
- Responsividade: são sites responsivos, ou seja, que se adaptem tanto a dispositivos desktop quanto móveis.
SEO off page
Se o SEO on page se refere às estratégias de otimização aplicadas na estrutura interna da página, logo o SEO off page são as ações de otimização que se aplicam fora do site, como, por exemplo, menções às suas páginas por parte de sites de terceiros. Os algoritmos dos buscadores compreendem que, se o site é referenciado por outros, isso significa que ele é uma autoridade no assunto e, portanto, tem muito a oferecer aos usuários.
Alguns exemplos de estratégias que visam obter backlinks são:
- Criação de conteúdo de alta relevância: é possível conseguir backlinks ao produzir conteúdos de alta relevância, como relatórios de pesquisas da empresa e guias aprofundados.
- Disponibilização de ferramentas on-line: se sua empresa conta com alguma ferramenta que seja útil para outras pessoas, disponibilize-a em seu site, pois ao indicar essa ferramenta para alguém, necessariamente a pessoa publicará seu link.
- Releases em portais de divulgação de notícias: outra forma de obter um backlink é publicando uma notícia sobre seu segmento de atuação em um portal de notícias e incluir um depoimento seu que permita citar seu cargo e função na empresa e, em seguida, linkar o nome da empresa diretamente ao seu site.
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