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O planejamento é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, é necessário dispor de um plano de ação para cada área, o qual deve dialogar com os objetivos gerais do negócio. Um deles é o plano de mídia digital – mas você sabe qual é a sua real importância? Nós te contamos no artigo de hoje!

O que é um plano de mídia digital?

É o registro das estratégias de mídia digital que visa guiar a execução de tais ações. Nele, constam as atividades a serem desempenhadas, os responsáveis por cada uma delas, o prazo de conclusão e os indicadores de desempenho a serem avaliados.

Convém mencionar que muitas pessoas confundem o planejamento de marketing digital com o planejamento de mídia digital, mas enquanto o primeiro se dedica ao marketing on-line de um modo mais geral, o segundo se restringe às estratégias relacionadas ao uso de mídias pagas –

ou seja, publicidade.

Qual é a importância de um plano de mídia digital?

Dispor de um plano de mídia digital oferece inúmeros benefícios ao negócio. Conheça alguns deles:

Gera mais organização

Como mencionamos, o plano de mídia digital registra de modo sistematizado as ações de publicidade, servindo de guia aos envolvidos na execução do plano – o que, consequentemente, gera uma maior organização das atividades.

Contribui para atingir os objetivos

No plano de mídia digital, os objetivos são convertidos em um conjunto de ações sequenciadas, e cada uma delas possui um prazo de conclusão e indicadores de desempenho. Assim, se as estratégias não surtirem o resultado previsto, elas são substituídas rapidamente, contribuindo para atingir os objetivos no prazo previamente estipulado.

Permite dedicar atenção a todas as áreas

Ao incluir todas as ações a serem executadas em um documento, é possível visualizá-las com mais facilidade e distribuir melhor a equipe para colocar o plano em prática sem que uma área se sobreponha à outra.

Facilita o monitoramento

Como cada ação possui um indicador de desempenho e as estratégias estão sistematizadas em um documento, há mais facilidade em realizar o monitoramento das atividades.

Quais são os principais tipos de mídia digital?

As mídias digitais são divididas em três tipos:

1. Owned

Também conhecida como mídia própria, a owned corresponde à publicidade veiculada pela própria empresa por meio de seus canais de comunicação, como perfis em redes sociais, canais no YouTube e sites, por exemplo. Como a mídia owned é difundida pela própria marca, há mais controle dela sobre os anúncios.

2. Paid

Como o próprio nome sugere, trata-se da mídia paga. Ela é semelhante à mídia owned, tendo em vista que a empresa exerce certo controle sobre a publicidade. Contudo, esse controle é limitado pela capacidade de investimento da marca, dado que quanto mais se aplica, mais o anúncio é exibido ao público-alvo. 

Claro que a mídia própria também carece de investimento, mas tal aplicação ocorre de modo indireto por meio da produção de conteúdo, por exemplo. Já na mídia paga, esse investimento ocorre essencialmente por meio da liberação de recursos financeiros.

As mídias pagas podem ser veiculadas pelo Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, intervalo de vídeos no YouTube, banners em sites de outras empresas, entre outros.

3. Earned

Traduzindo livremente para o português, earned significa merecido. Por isso esse tipo de mídia também é conhecido como mídia conquistada, sendo a publicidade veiculada espontaneamente pelo público. Devido a isso, é o tipo de mídia que a empresa tem menos controle. Exemplos de mídias earned são comentários em publicações da marca, compartilhamentos e menções em redes sociais.

Como estruturar um plano de mídia digital?

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, veja como estruturar um plano de mídia digital:

Levantamento de dados

O primeiro passo para elaborar o plano de mídia digital é realizar um levantamento de dados sobre:

  • Estratégias, desempenho e orçamento das campanhas anteriores;
  • Estratégias e desempenho dos principais concorrentes;
  • Tendências de mercado;
  • Comportamento de consumo do público-alvo.

Após realizar essa pesquisa, você pode avaliar, por meio dos indicadores de desempenho, os pontos a serem melhorados na estratégia de mídia digital, estimar o valor do investimento, identificar as ações da concorrência e oportunidades, além de verificar se o comportamento de consumo da persona se mantém.

Então, caso ainda não tenha definido o público-alvo, a persona e a jornada do cliente, esse é o momento de determiná-los. Os dados listados podem ser adquiridos no banco de dados da empresa e em pesquisas de mercado.

Definição de objetivos

Depois de realizar o levantamento de dados, você pode analisar de forma ampla o atual cenário e definir os objetivos que deseja ou que precisa que a empresa alcance. Porém, se tiver em mente objetivos muito gerais, a dica é dividi-los em um conjunto sequencial de objetivos específicos para facilitar a compreensão do que deve ser feito para atingir cada um deles.

Plano de ação

Definido os objetivos, analise quais ações podem ser tomadas para alcançá-los e escolha aquela com maior probabilidade de dar certo, de acordo com o histórico de estratégias já aplicadas pela sua empresa e concorrência, tendências de mercado e perfil do público-alvo. Vale destacar que é interessante listar ações que possam substituir as definidas previamente, caso elas não apresentem o resultado esperado.

No plano de mídia digital, devem constar os responsáveis por cada uma das ações elencadas, o prazo máximo para a conclusão das atividades, os indicadores responsáveis por informar o andamento das tarefas e o orçamento.

Dessa forma, para determinar o orçamento, entre em contato com as empresas que vão fornecer o produto ou prestar o serviço necessário para colocar o planejamento em prática, a fim de avaliar o custo-benefício. Nessa etapa, é importante negociar descontos e melhores formas de pagamento.

Caso você esteja inseguro sobre o quanto deve destinar para as ações de mídia digital, conte com empresas especializadas no assunto ou com ferramentas que possam contribuir para o planejamento, como a calculadora de orçamento de marketing digital da WSI Decisão Digital.

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