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Definitivamente, Marketing Digital B2B não é para amadores. Muitas ações simples podem se tornar complexas e ações difíceis podem ser “quase” impraticáveis.

Empresas com matriz centralizada fora do país, gestão ainda familiar, carência de pessoas no Marketing estratégico e excesso de atividades para poucos, gestão por metas corporativas e não resultados, orçamento engessado são apenas algumas das dificuldades que podem ser listadas no contexto das empresas no segmento B2B. Sejam indústrias, distribuidores, empresas de tecnologia ou mesmo serviços profissionais, todos possuem pelo menos algum desses desafios no dia a dia.

Para ajudar as empresas no Marketing Digital B2B e os profissionais desse setor, elencamos abaixo 3 possíveis estratégias que podem ser implementadas no curto e médio prazo e com impactos significativos.

1.) Alavancar Principal Rede Profissional: LinkedIn

As profissões são parte da nossa vida: normalmente bem mais do que isso. Os empregos das pessoas determinam com quem se passa o tempo, quais produtos ou serviços se tem familiaridade, e tudo o que está ao redor diariamente. Portanto, não é surpresa que as ações dos usuários definam o interesse no que comprar.

Como exemplo, imagine gerenciar uma consultoria de headhunting, recrutamento, seleção e coaching profissional. O público com interesse nesse tipo de serviço é vasto e a maioria das pessoas obteria benefícios desse trabalho. No entanto, o público em geral possivelmente não sabe o que é um coaching profissional ou quais benefícios isso traria. Por outro lado, um grupo mais específico de pessoas como proprietários de negócios, diretores ou gestores C-Level, para ser exato, provavelmente conhecem os benefícios de um coaching profissional.

Ao realizar uma ação de marketing, se o foco estiver em Diretores, a probabilidade de sucesso seria bem maior do que tentar atingir a todos. A seguir, detalharemos os melhores meios para atingir seus potenciais clientes com base no que eles fazem.

Principais Ações Práticas no LinkedIn

O LinkedIn é mais adequado para mercados B2B (Business-to-Business ou empresa para empresa) e oportunidades de carreira. Com uma base de usuários predominantemente profissional, esta plataforma é ideal para a utilização de indústrias, empresas de serviços técnicos e produtos com foco em outras empresas. 

Resumidamente, listamos 3 maneiras pelas quais o LinkedIn pode ser usado com eficiência no Marketing Digital B2B.

Explorar todas as funcionalidades do perfil pessoal gratuito:  a WSI realiza treinamentos de Social Selling nas empresas, detalhando todas as possibilidades a serem exploradas em uma conta pessoal do LinkedIn, seja com planos gratuitos ou pagos e com foco em gerar contatos e vendas. Porém, vale mencionar que, sendo uma rede social, é importante explorar ao máximo os relacionamentos, histórico profissional, experiências e cases relevantes, engajando com colegas, ex-colegas e mesmo stakeholders da empresa. Postar conteúdos e participar ativamente de grupos relacionados a sua área ou indústria também podem ser maneiras importantes de dialogar com um grupo maior de pessoas. Aqui, segue o link de um perfil de um profissional da WSI.

Criar uma página corporativa: assim sua empresa terá um “hub” para conteúdos, informações relevantes e  pode disponibilizar todos os elos de comunicação como o site, outras páginas de redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram, Twitter) emails e telefones.

Investir em Anúncios no LinkedIn Ads. Esse ponto será tratado em mais detalhe.

O LinkedIn Ads atinge um público único: mais de meio bilhão de profissionais ativos estão na plataforma (conforme o site do LinkedIn). No LinkedIn, seus anúncios chegam a um público qualificado em um contexto profissional. Ou seja, negócios B2B. 

Ao combinar seus critérios de segmentação, é possível atingir suas persona B2B como tomadores de decisão, executivos C-level, estudantes, proprietários de empresas pequenas e mais. Anunciar no LinkedIn irá permitir a você:

  • Diferenciar e aumentar o reconhecimento da sua marca, em escala;
  • Aumentar os seguidores de sua página corporativa;
  • Alcançar mais profissionais, tomadores de decisão e influenciadores com base em critérios específicos de segmentação como cargo, senioridade, nome da empresa, indústria, habilidades, e mais;
  • Atrair potenciais interessados e rastrear conversões com formulários integrados de geração de leads;
  • Gerar mais e melhores conversões ;
  • Ser visto em páginas de alto tráfego do LinkedIn

2.) Explorar o Marketing Digital B2B com Base na Localização

Um dos mais importantes meios para atingir seus prospects é por onde eles estão localizados. Por que isso é útil? É válido retornar ao exemplo da empresa de consultoria e coaching. Imagine uma busca no Google: “empresa especialista em coaching”. Há elementos geográficos que podem ser utilizados nessas buscas. Para ilustrar, a palavra-chave utilizada poderia ser algo como: “empresa especialista em coaching em São Paulo.”

Qualquer negócio focado em uma localização específica deve utilizar um componente de marketing geográfico na estratégia. No entanto, há um argumento para utilizar a segmentação com base na localização independente do produto ou serviço estar no local específico ou não. Se a adição de segmentação com base no local lhe confere uma vantagem sobre a competição, por que não fazer? 

Vale citar, que a estratégia de localização é relevante em diferentes frentes do Marketing Digital: SEO, Google Ads, Social Ads, YouTube e outros canais. Muito importante notar que há abordagens específicas no SEO para negócios B2B como na geração de leads B2B.

Aqui seguem métodos para segmentar seu público com base onde eles estão:

Geolocalização

Por localização, significa geograficamente mas também digitalmente. A técnica de geolocalização identifica o dispositivo do usuário (tipicamente quando houve consentimento “opt-in” para serviços de localização) pelo IP, Wi-Fi, ou dados do GPS. Segmentar com base na geolocalização permite a você entregar seus anúncios para seu público com base na localização do seu dispositivo.

Geotargeting

Ao juntar geolocalização com geotargeting, o alcance é expandido para incluir dados de comportamento e preferências assim como a localização. Esta tática permite a criação de campanhas como “atingir usuários que estavam próximos…” e atingir pessoas que podem estar regularmente em uma área específica.

Geofencing

Geofencing também segmenta usuários com base onde eles estão, porém os anúncios são direcionados para as pessoas assim que elas atingiram uma área pré definida. Pode ser um prédio, centro de convenção, uma loja, estádio ou a localização de seu concorrente.

Ao usar esse mecanismo em uma ou mais localidades, qualquer um que esteja nas áreas delimitadas serão alvo dos anúncios. Uma vez que seus potenciais clientes vejam os anúncios dentro de uma localização pré-definida, geofencing funciona tipicamente com mensagens “neste local neste momento”. É importante notar que esses anúncios podem ser oferecidos às pessoas por até 30 dias depois que elas deixem a área.

Para melhor entender essa técnica, será compartilhado um exemplo:

Todo ano, você participa da maior conferência da sua indústria. Esse evento geralmente traz o maior número de leads. Infelizmente, devido a um problema de agenda, você não poderá comparecer este ano. Ao invés de perder completamente esta oportunidade de negócios, você decide estruturar uma campanha digital com Geofence na área da conferência. Configura-se a campanha para que ela ocorra durante o período exato do evento, assim você exibirá sua mensagem de marketing para esse público qualificado. Qualquer um que participar da conferência verá seus anúncios: tanto no momento da conferência quanto em até 30 dias depois. Seus anúncios levam as pessoas para uma página web, e os leads do evento são capturados mesmo sem você ter conseguido participar.

Esta técnica Geofencing também pode ser usada em outras situações como festivais, eventos esportivos, shows, exposições.

3.) Estratégia com Base no que Seu Público-Alvo Fala: Twitter

Um método menos apreciado de alcançar pessoas é a segmentação com base no que elas dizem. Isso pode ser particularmente relevante para empresas B2B, pois uma publicação pode ser um excelente “gancho” para iniciar um debate ou mesmo um contato mais próximo. E onde você pode achar o que seu público-alvo está dizendo? Mídias sociais, com certeza!

No mundo de hoje, no qual as pessoas não tem mais vergonha de mostrar suas opiniões pessoais, pensamentos, necessidades e desejos, é incrivelmente fácil de descobrir o que seu público-alvo acha sobre uma grande variedade de temas, incluindo o que eles pensam sobre produtos e serviços na sua indústria.

Aqui está a melhor tática para atingir prospects com base no que eles estão falando:

Anúncios Twitter para Marketing Digital B2B

A melhor plataforma para anunciar em uma conversa é o Twitter. Seus anúncios beneficiam as empresas já ativas no Twitter.

Com centenas de milhões de tweets enviados por dia, é relativamente fácil sua marca ficar perdida. As vantagens de anunciar nessa plataforma são: promover sua conta; atrair mais seguidores; segmentar por palavra-chave; segmentar pessoas interagindo com conteúdo na TV pelo Twitter.

Anúncios no Twitter é uma das melhores maneiras de engajar com um público que está falando sobre sua marca.

Uma Agência de Marketing Digital B2B Pode Ajudar

Se gostaria de entender mais profundamente as razões para contratar uma empresa e não uma equipe interna, temos um artigo específico sobre isso: clique aqui e confira!

Gostaria de começar ou aprofundar? Iniciar uma parceria de marketing digital com uma agência B2B pode ser o início de uma trajetória de sucesso online.

Na WSI Decisão Digital, contamos com os melhores profissionais para implementar todas as ações necessárias para ajudar você a atingir suas metas. Para mais informações, entre em contato agora mesmo.