Uma das perguntas mais ouvidas pelos profissionais de marketing digital: como fazer meu site aparecer nas pesquisas do google? Ao realizar uma simples pesquisa no Google, uma série de páginas são analisadas pelo Googlebot (robô indexador) e, em milésimos de segundos, você tem trilhões de resultados ordenados à sua disposição.
O objetivo do Google é oferecer a melhor resposta a sua pergunta. Para isso, são considerados inúmeros fatores. Ao decifrá-los, é possível adaptar as páginas do seu domínio para posicioná-las entre os primeiros resultados exibidos pelo Google.
Só que, antes disso, é preciso saber se elas estão indexadas. Caso não estejam, é necessário efetuar esse processo. “Mas como fazer meu site aparecer nas pesquisas do Google?”, você deve estar se perguntando. Então confira o artigo de hoje e descubra!
O que é indexar uma página?
Como dito acima, o Google conta com “robôs” indexadores. A função deles é rastrear novas páginas, avaliá-las, classificá-las e armazená-las no grande banco de dados do Google, chamado de índice de pesquisa do Google. Portanto, uma página indexada é aquela que consta nesse índice e que, consequentemente, pode ser encontrada nos resultados do buscador.
Como indexar uma página para aparecer nas pesquisas do Google?
É possível indexar URLs de diferentes maneiras, tanto de forma espontânea quanto manualmente. A indexação espontânea ocorre quando uma página já indexada possui um link que direciona para uma página ainda não indexada. Isso porque o Googlebot acessa todos os links dofollow ao realizar a leitura do site e, quando encontra uma página não indexada, já efetua o processo automaticamente. Já a indexação manual é feita geralmente por meio dos seguintes recursos:
1. Google Search Console
Uma das formas mais simples de indexar uma página é por meio do Google Search Console. Para usá-lo, instale-o no seu site, copie a URL da página que deseja indexar, cole-a na barra de busca localizada no topo da tela da ferramenta, clique em “buscar” e, por último, “solicitar indexação”.
A URL da página será adicionada a uma fila de rastreamento prioritário e, após algumas horas, já constará no índice de pesquisa do Google.
2. Sitemap.xml
Como o próprio nome sugere, o sitemap.xml é uma espécie de mapa do site que fica contido em um arquivo .xml e que auxilia no processo de indexação de páginas. Nele, consta uma lista com todas as URLs pertencentes a um domínio.
O sitemap pode ser feito manualmente ou com o auxílio de ferramentas específicas, mas, caso utilize a última opção, lembre-se de, mesmo assim, verificar o mapa, a fim de garantir que não há erros nele.
Após gerar a lista em formato .xml, acesse o Google Search Console, selecione a opção “Sitemap” e carregue o arquivo. Se houver algum erro, o Search Console vai detectar e te avisar, a fim de que você possa efetuar o ajuste.
Como se trata de um recurso mais avançado, pode ser preciso a ajuda de um profissional para garantir que todo o passo a passo seja executado corretamente.
3. Robots.txt
Assim como o sitemap.xml, o robots.txt é um recurso avançado que indica, por meio de um arquivo txt, as páginas que devem ser indexadas pelo Google. Convém mencionar que, no robots.txt, é possível apontar as URLs a serem avaliadas pelo Googlebot e quais delas devem ser indexadas de fato ao índice de pesquisa. Essa diferenciação é interessante, dado que há páginas que não precisam ser indexadas, como, por exemplo, as de login de área restrita.
Como fazer meu site aparecer nas pesquisas do Google sem gastar nada?
Não basta que as páginas vinculadas ao seu domínio estejam indexadas; é preciso seguir as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de pesquisa, em português) para adaptar seu site aos requisitos do Google e, assim, conquistar uma posição na primeira página de resultados. A seguir, veja algumas das principais estratégias de SEO utilizadas:
1. Foque na palavra-chave
Para verificar se o conteúdo da página está relacionado àquilo que o usuário procura, o Googlebot busca pelas palavras-chave. Portanto, cite-as em locais estratégicos, como:
- Title tag;
- URL;
- Meta descrição;
- Heading tags (H1, H2, H3…);
- ALT das imagens;
- No mínimo três vezes ao longo do texto, sendo uma no início, outra em uma H2 e a última no final do conteúdo.
Cabe dizer que não adianta mencionar a palavra-chave a todo momento no texto, pois o excesso de menções pode prejudicar a qualidade e fluidez do conteúdo, outros fatores que também são avaliados pelo Googlebot.
2. Divida o conteúdo por subtítulos
É muito importante que o texto seja escaneável para o leitor. Nesse sentido, organize os diferentes temas abordados no conteúdo por subtítulos (H2, H3, H4…). Além disso, é interessante construir parágrafos de 4 a 6 linhas para não tornar a leitura tão massante. Quanto melhor for a experiência de leitura, mais tempo o usuário permanecerá na página, indicando ao Googlebot que o conteúdo é relevante.
3. Inclua arquivos multimídia
Adicionar arquivos multimídia também torna a leitura menos massante, contribuindo com o tempo de permanência do usuário na página. Mas, além disso, o Googlebot identifica que textos que trazem consigo imagens, infográficos e vídeos possuem um conteúdo mais rico para o leitor.
4. Crie conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo é fundamental para as estratégias de SEO, ainda mais agora com a nova atualização do Google, o Helpful Content Update, ou atualização de conteúdo útil, em tradução livre para o português.
Ainda não se sabe como o Googlebot avaliará os conteúdos a partir dessa atualização, mas como ela está operando apenas em sites em inglês por enquanto, teremos mais tempo para observar as mudanças que vão ocorrer para nos prepararmos.
De qualquer modo, foque na criação de conteúdos que de fato sejam úteis para os usuários, não plagie o texto de outras pessoas, traga dados de pesquisas atuais, tenha cuidado com as fontes utilizadas, cite exemplos que auxiliem na compreensão de assuntos mais complexos, entre outros recursos que você considerar pertinentes para um melhor entendimento do conteúdo.
5. Invista em estratégias de link building
Entre as estratégias de link building que mais impactam na classificação do Google, está a existência de backlinks para páginas do seu domínio, porque, quando uma publicação de outro site cita uma página sua como referência, o Googlebot interpreta que sua marca é uma autoridade no assunto.
Convém salientar que o Googlebot é capaz de identificar práticas que visam burlar suas diretrizes, como a compra e a troca de links entre sites. Sendo assim, foque em criar conteúdos de qualidade e invista em materiais que merecem ser citados por outros sites, como relatórios de pesquisas e guias aprofundados sobre determinado tema.
No vídeo abaixo ilustramos a situação que pode estar em sua cabeça.
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