Escolha uma Página

Antes de trazer a resposta sobre como aparecer na busca do google, é importante mencionar que dados do Google Search Statistics mostram que bilhões de pesquisas são feitas por dia no Google, provando o quão importante é aparecer nos resultados do maior motor de buscas do mundo. Mas não basta apenas aparecer nos resultados… é preciso que seu site esteja na primeira página, pois, segundo pesquisa feita pela Backlinko, 75% dos usuários consultam apenas essa página.

Como você pôde notar, saber como aparecer no Google é uma estratégia fundamental para se manter competitivo no mercado, e é sobre isso que falamos neste artigo. Acompanhe!

A posição do site no Google é importante?

Como vimos, grande parte dos usuários não passa da primeira página de resultados do Google. Isso mostra que o posicionamento do site tem uma grande importância. Além disso, quanto mais no topo dos resultados, mais chances o site tem de ser visitado. Estima-se que aproximadamente 31% dos cliques vão para o primeiro resultado; 24%, para o segundo; e 18%, para o terceiro – ou seja, quanto mais próximo do primeiro lugar, maior é a taxa de cliques e as chances de converter leads.

Quais são os critérios utilizados pelo Google?

O objetivo do Google é oferecer a melhor resposta para a dúvida de seus usuários. Para isso, ele conta com um conjunto de algoritmos programados para encontrar a página que:

  • Fornece a resposta ao usuário;
  • Carrega rapidamente;
  • Seja responsiva;
  • Oferece conteúdo de qualidade e original;
  • Tem autoridade sobre o assunto;
  • Possui um conteúdo atual;
  • Mantém os usuários retidos por mais tempo no site.

Cabe dizer que o Google não revela o segredo dos seus algoritmos. Então a lista acima é baseada em testes realizados por diversos profissionais da área de marketing digital com o intuito de descobrir quais fatores permitem um melhor ranqueamento.

Mas, então, como aparecer na busca do Google?

Conheça as principais recomendações para fazer seu site aparecer nos resultados de pesquisa do Google:

1. Use palavras-chave

Como mencionamos, o Google rastreia as páginas que respondem a dúvida do usuário, e uma das formas de identificar isso é por meio da palavra-chave. Portanto, é importante que você a inclua:

  • Na title tag (título que aparece na lista de resultados do Google);
  • Na meta descrição;
  • Na URL da página;
  • No título principal (H1);
  • Em pelo menos um subtítulo H2;
  • Pelo menos 3 vezes ao longo do texto (sendo uma delas no início e a outra, no final);
  • No ALT das imagens.

Seguindo essa orientação, fica mais fácil o Google ler o conteúdo da sua página.

2. Crie uma meta descrição

A meta descrição é o pequeno texto que aparece logo abaixo da title tag. Além de conter a palavra-chave, é importante que ela seja atrativa para despertar o interesse do usuário em visitar a página. Por isso, crie algo criativo e que resuma o que será encontrado no conteúdo da página de forma bem objetiva, pois só cabem 160 caracteres no espaço destinado a incluir a meta descrição.

3. Torne seu site mais leve

Além de buscar a página que melhor responde a dúvida do usuário, o Google busca oferecer aquela que também oferece a melhor experiência de consulta. Um dos fatores que determina isso é o tempo de carregamento, afinal, não é nada legal tentar visitar um site que demora anos para carregar e que trava toda hora, não é mesmo?

4. Projete um site com design responsivo

Esse é mais um fator que indica se a experiência de pesquisa do usuário será agradável ou não. Quando falamos em design responsivo, estamos nos referindo às páginas que se adaptam tanto aos dispositivos desktop quanto mobile.

5. Produza conteúdo de qualidade

Assim como o tempo de carregamento e o design da página mantêm os usuários por mais tempo no site, a qualidade do conteúdo também faz isso, afinal de contas, é justamente esse o fator que o usuário veio buscar quando clicou no link. 

Sendo assim, busque criar conteúdos que de fato ajudem seu público, sejam bem-escritos, possuam um tom de voz próximo ao leitor e que de forma alguma sejam plagiados de outra página, pois o Google consegue facilmente identificar isso.

Assim, o conteúdo deve receber ainda mais atenção a partir deste momento, porque, em agosto de 2022, o Google lançou uma nova atualização, o Google Helpful Content Update (que significa atualização de conteúdo útil do Google, em tradução livre para o português).

Essa atualização vai penalizar os sites que investem em todos os requisitos de SEO – exceto na produção de conteúdo de qualidade, ou seja, os sites que ranqueiam bem, mas que não oferecem um material útil para os usuários.

Convém mencionar ainda, que, ao ser identificada uma página com conteúdo de baixa qualidade, todo o site é penalizado, e não apenas a página em questão, como ocorre atualmente. 

Além disso, para reconquistar o bom posicionamento que se tinha, não bastará apenas remover a página de má qualidade, mas sim publicar muitos conteúdos ao longo de meses para demonstrar ao Google que seu site está comprometido em oferecer materiais de qualidade ao público. 

Essa atualização ainda não atingiu os sites brasileiros, pois, até o momento, ela se aplica apenas aos sites em inglês.

6. Mantenha o conteúdo atualizado

Além da qualidade do conteúdo, é importante que ele se mantenha sempre atualizado, pois os algoritmos entendem que uma página muito antiga já pode conter informações obsoletas. Caso o conteúdo seja evergreen, ou seja, mantenha-se atual mesmo com a passagem do tempo (atemporal), atualize-o, adicionando, alterando ou removendo parágrafos e arquivos multimídia, por exemplo.

7. Invista em estratégias para obter backlinks

Quando é publicado um artigo que referencia um conteúdo do seu site, o Google entende que você é uma autoridade no assunto e passa a divulgar a página para mais pessoas. Mas para conquistar backlinks, há quem recorra a práticas fraudulentas, conhecidas como black hat, como comprar ou trocar links. No entanto, os algoritmos do Google são capazes de identificar esse tipo de ação e penalizar os sites.

Nesse sentido, invista em estratégias não caracterizadas como black hat, como publicar relatórios de pesquisas e participar de guest posts, por exemplo.

O marketing digital pode responder à pergunta: como aparecer na busca do google?

Ao concluir a leitura deste artigo, pode parecer que é muito fácil aplicar estratégias de SEO, mas saiba que, para dar certo, é preciso contar com conhecimento técnico aprofundado e experiência na aplicação das técnicas de SEO, exatamente o que você encontra em uma agência de Marketing Digital.

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