Obtenção de Informações Preciosas
Entender como uma agência de mídias sociais pode contribuir na sua estratégia de marketing digital e gerar vantagens competitivas é o ponto central deste artigo. Especialmente como utilizar dados em seu favor, transformá-los em informação e aplicar o conhecimento na prática. Tudo começa com a segmentação de seus potenciais clientes (ou prospects) com base em quem eles são.
Como exemplo, imagine que você possui um produto ou serviço especialmente direcionado para uma persona (ou público-alvo): mulheres com alta renda mensal – um spa, por exemplo. Há momentos em que você pode querer direcionar suas mensagens de marketing para membros da família dessa persona (pessoas que querem dar um presente para a mãe, irmã ou esposa). Na realidade, você deverá colocará mais dinheiro na segmentação dos anúncios diretamente para a persona (mulher, idade entre 25-55, com alta renda), uma vez que provavelmente elas prefiram marcar seus próprios serviços de spa.
A próxima questão é: como você descobre quem são seus potenciais clientes e quais táticas você pode usar para os atingir com base nesse conhecimento? Felizmente, no dinâmico cenário digital atual, há várias maneiras possíveis para se obter informações úteis, ainda que básicas, sobre o público-alvo. Uma vez com esses detalhes em mãos, há um conjunto de ótimas táticas que podem lhe ajudar a atingir esse público com base nas informações que possuímos ou que ainda poderão ser obtidas com o estudo de uma agência de mídias sociais.
Como a Agência de Mídias Sociais Utilizaria esse Conhecimento no Facebook?
Facebook permanece como a maior rede social do planeta. Pelos relatórios trimestrais do Facebook, mais de 1,5 bilhões de pessoas entram na plataforma todos os dias.
A plataforma de anúncios do Facebook atinge públicos específicos tendo como base as conexões das pessoas, hobbies, interesses, profissões, e outros fatores. Ou seja, com base em quem eles são.
Como resultado, os anúncios de Facebook constituem importante canal para entregar sua mensagem ao público-alvo, rápida e efetivamente.
Facebook é uma das oportunidades mais significativas de anunciar em mídias sociais. Além da possibilidade de segmentar públicos com enorme precisão e detalhamento, também é possível utilizar táticas de retargeting.
Diferente do Google Ads, no Facebook não há leilão de palavras-chave. Ao contrário, é possível ao anunciante alcançar usuários específicos com base em dados demográficos e interesses. Vale notar que a ferramenta possui relevantes mecanismos de otimização da performance do anúncio com base nos dados de conversões. Em linhas gerais, é possível dividir as campanhas com base em três objetivos:
- Reconhecimento
- Consideração
- Conversão
Alguns pontos a considerar quando utilizar o Facebook Ads ou mesmo no desenvolvimento do plano de ação com a agência de mídias sociais:
- Conteúdos “criados pelo usuário” vencem: usuários de redes sociais recebem conteúdos orgânicos, criados normalmente com a câmera do celular. Seria válido evitar criativos que não pareçam nativos do feed, mantendo o alinhamento ao contexto do seu usuário.
- Anúncios são fáceis de ignorar: diferente de outras plataformas, no Facebook os anúncios são facilmente “pulados”, seja no Feed ou nos Stories. Para ter sucesso, o anúncio precisa chamar a atenção do usuário nos primeiros 3 segundos.
- Por padrão, os vídeos iniciam sem som: use textos, imagens e efeitos que destaquem e atraiam a atenção, para que sua mensagem seja entregue com ou sem som.
- Usuários podem engajar com os anúncios: há uma série de interações como comentários, curtidas, compartilhamentos e outros. Anúncios com tais interações podem amplificar o alcance para públicos ainda maiores.
Utilização das Informações no Instagram
Assim como o Facebook, Instagram permite micro-segmentação na plataforma de anúncios. Para muitas indústrias é uma espetacular ferramenta e pode ser muito bem explorada por uma agência de mídias sociais. O exemplo anterior do spa de alto-padrão seria bem adequado para a utilização do Instagram como mídia de anúncios para aquele público específico.
Imagine: a imagem de uma mulher em um ambiente luxuoso, com uma taça de champanhe na mão, recebendo massagem. É fácil acreditar que há um público no Instagram disposto a pagar por essa experiência. Investir em anúncios no Instagram permitiria a você atingir exatamente essas pessoas com esse perfil.
Públicos Semelhantes no Facebook e Instagram
Muito do sucesso obtido com anúncios no Facebook e Instagram é atribuído a uma ferramenta denominada Públicos Semelhantes. A ferramenta de segmentação, disponibilizada em ambas as plataformas, busca usuários com dados demográficos e interesses similares ao seus atuais seguidores, clientes ou outro grupo de usuários. Esses públicos são criados com poucos cliques. Trata-se de uma funcionalidade extremamente poderosa para encontrar usuários com alta probabilidade de conversão.
Suas personas ajudam a entender como atingir seus clientes ideais. A ferramenta de públicos semelhantes ajuda a destrinchar sua atual base de clientes. Ela identifica os pontos em comum da sua base de clientes e os usuários do Facebook e Instagram, alavancando todo o potencial da sua base e a conectando com seu público-alvo. Como resultado, é possível identificar usuários altamente qualificados que até então não foram atingidos. Mais importante ainda, essa funcionalidade otimiza o orçamento de mídia e reduz seu custo de aquisição no processo (CAC – Custo de Aquisição de Clientes).
Conclusão
Para concluir, colocar os pés nas redes sociais exige bastante planejamento e também um sistema implementado de rastreamento e indicadores (KPIs – Key Performance Indicators) que mostrem como o trabalho está ou não na rota correta para atingir os objetivos.
Contratar uma agência de mídias sociais pode ser um caminho interessante e aqui detalhamos melhor os benefícios.
Enfim, na WSI implementamos processos estruturados de marketing em redes sociais. Utilizamos ferramentas específicas de análise e qualificação de leads, bem como acompanhamento das ações. Caso queira entender como trabalhamos não hesite em nos contatar.
Neste vídeo abaixo detalhamos ainda mais o poder das redes sociais.