O Marketing Agro é um conjunto de estratégias de marketing, voltado para o segmento agropecuário, cujo objetivo é impulsionar o crescimento do negócio e tornar as empresas do setor mais competitivas. Fundamental para se destacar em um mercado a cada dia mais concorrido e exigente.
Para aplicar o Marketing Agro no negócio, é importante entender as particularidades, tendências e novidades do mercado, bem como o público-alvo e suas necessidades. É por isso que, no artigo de hoje, falaremos sobre como impulsionar o crescimento do seu negócio com a ajuda do Marketing Agro. Confira!
Como aplicar o Marketing Agro no seu negócio
A aplicação do Marketing Agro começa com uma análise profunda do mercado e dos concorrentes. Além disso, é preciso conhecer bem o público-alvo, características, desejos e necessidades, para poder desenvolver uma estratégia de marketing eficiente, que promova resultados.
Uma vez conhecido o público-alvo, é preciso definir os canais de comunicação mais adequados para se conectar com ele: redes sociais, site ou blog, e-mail marketing e outras estratégias de marketing digital.
O Marketing Agro também pode ser aplicado em eventos, como feiras e exposições, que constituem excelentes oportunidades para estabelecer contato direto com o público-alvo e mostrar seus produtos e serviços.
Ainda, é importante investir em conteúdo de qualidade, que ajude a educar o mercado e a posicionar a empresa como uma referência no setor, por meio da produção de artigos para um blog, da publicação de vídeos informativos ou de um podcast.
Como o Marketing Agro pode ajudar na fidelização de clientes
Uma das principais vantagens do Marketing Agro é poder ajudar na fidelização de clientes. Na comunicação clara e direta com o público-alvo, é estabelecido um relacionamento de confiança e proximidade.
Ao oferecer conteúdo de qualidade e soluções eficientes para as necessidades do cliente, a empresa cria uma imagem positiva e demonstra autoridade no assunto, gerando um sentimento de lealdade e de comprometimento com a empresa, o que é fundamental para a fidelização de clientes.
Além disso, o Marketing Agro também pode ser utilizado para ações de pós-venda, com o envio de e-mails de agradecimento e promoções exclusivas para clientes fiéis. Essas ações ajudam a manter um relacionamento próximo com o cliente e a fortalecer a imagem da empresa no mercado.
Tendências e desafios do Marketing Agro
A digitalização do setor agropecuário está em ascensão no Brasil, impulsionada pelas inovações tecnológicas, que se tornaram fundamentais para a competitividade no mercado. Segundo a pesquisa “Agricultura Digital no Brasil”, realizada pela Embrapa, Sebrae e INPE, 84% dos agricultores brasileiros usam, pelo menos, uma tecnologia digital para apoiar a produção agrícola; 40% usam a internet como canal de compra e venda. O Brasil lidera o processo de digitalização no agronegócio, e a pandemia aumentou o uso de meios digitais para 46% dos produtores.
Com isso, o marketing digital para agropecuária é crucial para as empresas que querem manter sua competitividade no mercado. A gestão comercial, em conjunto com o marketing digital, pode promover benefícios significativos, como a eficiência e economia na operação comercial.
A estratégia também permite encontrar produtores rurais prontos para comprar em qualquer área do país, tornando a operação comercial mais eficiente e econômica. Além disso, a análise de métricas de desempenho, promovida pelo marketing digital, é essencial para alcançar objetivos e vantagens, como a diminuição de custos, aumento de faturamento e desenvolvimento de novos produtos.
Não é à toa que a pesquisa “Profissões emergentes na Era Digital: oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde” aponta que o marketing digital agro é uma das áreas profissionais em ascensão.
A transformação digital no campo gerou novas necessidades e, por consequência, novas oportunidades de trabalho. Contudo, encontrar profissionais com habilidades adequadas para atender a essas demandas tem sido um verdadeiro desafio.
Estudo de caso de sucesso
A presença em vários canais e plataformas é uma obrigação para quem deseja ter um bom desempenho. Com esse objetivo, a Syngenta procurou uma agência digital completa para estabelecer uma parceria. Isso permitiu que a empresa realizasse sua primeira feira agrícola online, que obteve 180 mil acessos diários.
Conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, apenas 1% das empresas do agronegócio investe em marketing digital, e nesse 1% estão as multinacionais que dominam o mercado.
Portanto, a Syngenta vislumbrou uma grande oportunidade de se destacar nesse cenário por uma comunicação omnichannel. A estratégia de segmentação permitiu que a Syngenta fornecesse conteúdo relevante para as especificidades do cliente, declarando sua autoridade online.
Com produção em escala e ações de performance, a Syngenta aumentou em aproximadamente 100% o número de visitantes em seu site e ascendeu no ranking dos resultados de busca do Google. Além disso, a Syngenta teve um aumento de mais de 114% na geração de leads e de 218% no engajamento em suas redes sociais.
A partir daí, estabeleceu uma comunicação personalizada com os clientes em todo o país e usou ferramentas de Business Intelligence para monitorar e mensurar o desempenho dos fluxos de comunicação em todos os canais, o que garantiu o sucesso da sua primeira feira agrícola online.
Conte com a WSI Decisão Digital
Para impulsionar o crescimento do seu negócio por meio do Marketing Agro, é fundamental contar com uma empresa especializada, como a WSI Decisão Digital, uma agência de marketing digital com mais de 20 anos de experiência, que oferece soluções personalizadas e eficientes para empresas de todos os setores, incluindo o agropecuário.
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