Enorme importância do rankeamento no Google: 70% dos brasileiros iniciam sua jornada de compra no Google, destaca pesquisa da Hedgehog Digital
Segundo a 3ª edição da State of Search Brasil, da Hedgehog Digital, em parceria com a Opinion Box, 70% dos brasileiros recorrem primeiramente ao Google para obter mais informações sobre os produtos ou serviços que desejam adquirir.
O estudo, cujo objetivo é compreender o comportamento de busca dos usuários na internet, revela ainda os diferentes caminhos que os consumidores percorrem após essa primeira consulta no buscador.
Cerca de 25% dos usuários acessam a lista de sites fornecida pelo Google. Já 19% dos consumidores querem mais informações sobre o produto ou serviço. Há também uma parcela de 16%, que procura pelo site da marca de sua preferência.
Os demais almejam conhecer mais sobre a marca que comercializa o produto ou serviço (14%), acessam o Google Shopping para encontrar ofertas e comparar preços (13%), continuam pesquisando sobre o produto ou serviço para comprar em outro momento ou local (10%) ou acessam o primeiro resultado apresentado pelo Google e imediatamente efetuam a compra (3%).
Outro dado interessante, revelado pela pesquisa, é que 12% dos brasileiros procuram produtos diretamente em e-commerces e marketplaces amplamente conhecidos, como Amazon, Magazine Luiza, Submarino, dentre outros.
Os resultados ressaltam a importância de as marcas investirem em estratégias de marketing digital, em especial Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, em português. Essa estratégia de marketing online consiste em um conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar o posicionamento de sites e páginas nos resultados exibidos pelo Google e outros buscadores e, consequentemente, aumentar a visibilidade da empresa no meio online e o volume de visitantes em suas páginas.
A criação de conteúdo original com alto valor agregado para o público-alvo, responsividade e velocidade da página, menção de palavras-chave e otimização de imagens são alguns dos aspectos que integram as técnicas de SEO.
As técnicas visam adequar as páginas da internet a essas características, pois tornam a experiência do usuário positiva, e é isso que o Google visa oferecer aos seus usuários. Caso a página não atenda a esses requisitos, os algoritmos do buscador interpretarão que o site oferece uma má experiência ao usuário e o posicionará entre os últimos resultados exibidos no rankeamento no Google.
WSI Decisão Digital: comece o seu rankeamento no Google agora mesmo
A WSI atua há mais de duas décadas no segmento de Marketing Digital e já atendeu mais de 100 mil empresas em todo o mundo, o que a propiciou ampla expertise no assunto e um extenso portfólio de soluções digitais, dentre elas, as técnicas de SEO.
Se você procura por uma agência de Marketing Digital especializada em SEO, conheça a WSI Decisão Digital!