Cada vez mais se houve falar das vantagens do Marketing Digital, que tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos. Segundo a AdWeek, 37% dos diretores de marketing acreditam que o Marketing Digital será o responsável por 3/4 dos investimentos em marketing nas empresas nos próximos 5 anos.
Se você deseja saber por que os profissionais da área estão tão otimistas, continue a leitura e fique por dentro de 10 vantagens do Marketing Digital!
1. Custo-benefício elevado
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital para o seu negócio é o elevado custo-benefício. Não é preciso investir alto para começar, já que grande parte das técnicas podem ser feitas de forma gratuita, e ao mesmo tempo os resultados podem ser muito expressivos.
Se a sua empresa for de pequeno ou médio porte, isso é ainda mais relevante, tendo em vista que você pode aplicar estratégias de Search Engine Optimization (SEO), conteúdos para redes sociais, anúncios no Google Ads ou nas redes sociais, crescendo as vendas e visitas do seu site em apenas alguns meses!
Falando ainda em escalabilidade, podemos citar um dado muito interessante. Para você ter uma ideia, no ano passado, foi realizada uma pesquisa pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil. Esse levantamento revelou que, aqui no brasil, mais de 150 milhões de pessoas estão conectadas à internet.
Dessa forma, com a segmentação correta, é possível que você atinja milhões de pessoas interessadas no seu nicho, e o melhor, tudo isso por meio da internet! Agora imagina se você precisasse utilizar outros meios para divulgação, como revistas e emissoras de televisão, por exemplo? O gasto certamente estaria na casa dos seis dígitos ou mais!
2. Mais contato com o público
O seu público está na internet e quer comprar de empresas que também estão por lá! É muito frustrante quando tentamos encontrar o site ou rede social de uma empresa para conhecer mais sobre os produtos ou serviços e não encontramos nada.
Infelizmente isso ainda acontece, especialmente com comerciantes locais que não descobriram o potencial e as vantagens do Marketing Digital.
Porém, com uma presença on-line constante, os potenciais clientes podem encontrar o seu negócio, verificar os horários de funcionamento, preços e saber detalhes sobre as soluções que você oferece.
Além disso, muitos clientes preferem ser atendidos por canais digitais, de forma mais dinâmica e ágil. Alimentando o seu site e as suas redes por meio do Marketing Digital, você se aproxima mais do público, realiza atendimento e é muito mais lembrado pelos consumidores!
3. Fidelização de clientes
O Marketing Digital também traz a grande vantagem de fidelizar clientes! Com a facilidade de comunicação que as mídias digitais oferecem, você pode fazer um pós-venda completo, disponibilizar ainda mais produtos para os seus clientes, fazer pesquisas de satisfação e muito mais!
Para realizar isso na prática, podemos recomendar algumas boas estratégias, como o e-mail marketing personalizado, solicitação para o cliente avaliar o produto no site e postagens recorrentes no blog e nas redes sociais da empresa.
Tudo isso faz com que o cliente não se esqueça da empresa, veja que ela está sempre presente nas mídias digitais e seja nutrido com informações relevantes, para que isso desperte o seu interesse em fazer uma nova compra, por exemplo.
4. Autoridade no segmento
Tornar-se uma autoridade no segmento em que atua é um dos principais motivos pelos quais as empresas investem cada vez mais em Marketing Digital. Para saber se uma empresa é autoridade no assunto, basta que você faça algumas pesquisas sobre determinado assunto na internet!
Se recorrentemente uma empresa surgir respondendo dúvidas, trazendo informações relevantes, demonstrando domínio pelo mercado e esclarecendo pontos importantes sobre a área, muito provavelmente você irá considerar essa organização como uma autoridade no seu nicho.
Então, por que não fazer esse papel para os consumidores? Invista na produção de conteúdo de valor para o seu blog e para redes sociais e, com isso, consiga se tornar uma marca que inspira profissionalismo, confiança e credibilidade no mercado!
5. Resultados de longo prazo é uma das principais vantagens do Marketing Digital
Outra vantagem do Marketing Digital é que ele proporciona resultados de longa duração, especialmente a partir da produção de conteúdo. Com a escrita de conteúdos de valor, que realmente agregam à vida dos usuários, é possível ficar bem-posicionado nos mecanismos de busca por muito tempo.
Ao longo dos meses, mais e mais resultados orgânicos aparecem sem que mais investimentos precisem ser realizados pois o conteúdo fica disponível no blog da empresa por tempo indeterminado. Com o passar do tempo, o blog vai ganhando mais relevância, e aquele mesmo conteúdo adquire cada vez mais acessos.
Dessa forma, ao publicar bons conteúdos com um planejamento adequado, a empresa cria “ativos” que geram tráfego orgânico e conversões durante muito tempo.
6. Direcionamento da comunicação
Com o Marketing Digital, é possível segmentar muito bem a sua audiência. A segmentação pode ser feita de diversas maneiras, desde a escolha de palavras-chave adequadas para determinado público até a escolha de características específicas para a divulgação de anúncios, tais como região, gênero, faixa etária e horário de exibição.
Ao saber com quem você está se comunicando, pode-se adequar a linguagem do seu conteúdo e se aproximar ainda mais da audiência que você deseja impactar.
7. Democratização do marketing
A competição com as empresas maiores, muitas vezes, faz com que pequenas empresas não consigam se colocar tão bem no mercado utilizando marketing em rádios, TV, jornais etc. Felizmente, esse desafio pode ser superado com o Marketing Digital!
Por meio dele, você não precisa fazer grandes investimentos em mídias pagas para obter resultados muito relevantes. Com uma boa estratégia de redes sociais e produção de conteúdo para um blog, por exemplo, a sua empresa já pode começar a se destacar.
8. Mensuração de resultados: talvez a mais importante das vantagens do Marketing Digital
Outro benefício do Marketing Digital é a facilidade e a precisão da mensuração de resultados. Utilizando boas métricas, você consegue saber quantas pessoas clicaram no seu link, qual a sua taxa de conversão, o custo de aquisição de clientes, o tráfego do seu site e por aí vai!
A melhor forma de observar as métricas no seu site, blog ou perfil nas redes sociais é fazer uso de plataformas dedicadas a essa função, como o Google Analytics, por exemplo. Além disso, você pode conferir as métricas dos seus anúncios nas próprias plataformas, como o Google Ads e o Facebook Ads.
9. Aumento do engajamento
O engajamento pode ser conceituado como qualquer interação entre os usuários de uma mídia social e a sua empresa. Como empreendedor, uma de suas prioridades é aumentar o engajamento das pessoas com a sua marca, e por intermédio do Marketing Digital isso é possível!
Atualmente o Instagram é a rede social que mais engaja os usuários com as empresas. Se você tiver uma boa estratégia nessa plataforma, é muito possível que o relacionamento com seus clientes e potenciais clientes se estreite, gerando laços ainda mais duradouros com eles.
10. Geração de leads
Os leads são os usuários que, por algum meio de comunicação, se relacionam com a sua empresa. Isso significa que eles estão no seu banco de contato e já são, ou podem vir a ser, seus clientes se você utilizar a estratégia correta.
Se uma pessoa vai até uma loja física e faz um cartão, por exemplo, ela é um lead da empresa pois informou dados, como celular, nome e e-mail. No digital, isso é feito com mais facilidade por meio de um cadastro rápido no site, newsletter, landing page ou comentários nas redes sociais.
Com o contato dos usuários, você pode utilizar estratégias para fazer a nutrição dos leads, como o envio de e-mail marketing, por exemplo. Isso fará com que as chances de conversão aumentem e o investimento de tempo no marketing seja melhor empregado.
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