Com certeza em algum momento você já se perguntou: “como fazer meu negócio aparecer no google?” Aparecer no Google é uma necessidade para qualquer empresa que deseja se destacar no ambiente digital. Como a internet já se tornou uma constante na vida das pessoas, é muito importante estar nas páginas de busca e, mais do que isso, é essencial estar bem posicionado.
Quer saber como fazer o seu negócio aparecer no Google com o Marketing Digital? Então leia o post!
Por que meu negócio precisa aparecer no Google?
Segundo a estimativa do Internet Live Stats referente ao ano de 2019, o Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias! Se fizermos o cálculo, isso representa em torno de 40 mil pesquisas por segundo.
Mesmo que esses números sejam apenas estimativas, fica clara a importância do buscador para qualquer negócio que deseja ter uma presença digital.
Outro dado interessante é oriundo de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Segundo a pesquisa, foi descoberto que 97% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de fazer compras em lojas físicas. Isso fica ainda mais evidente quando falamos em produtos, como eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos em geral.
Sabendo disso, fica mais fácil entender por que as empresas investem tanto em estratégias de Marketing Digital para aparecer no Google.
Além disso, hoje em dia não basta apenas estar indexado nas pesquisas do Google. Também é preciso estar bem posicionado!
A maioria das pessoas que fazem pesquisas no buscador não passam da primeira página de resultados, o que indica que estar nas primeiras posições do Google faz com que a sua empresa tenha chances de crescimento gigantescas.
Estar bem posicionado no Google permite que a empresa se destaque em critérios muito importantes, como visibilidade, comunicação com os clientes e aumento no potencial de conversões.
Como fazer meu negócio aparecer no Google
Existem diversas formas de fazer o seu negócio aparecer no Google. Neste primeiro momento, vamos destacar as formas orgânica e paga.
Aparecer no Google de forma orgânica demanda um pouco mais de tempo, pois é preciso que você desenvolva estratégias de Search Engine Optimization (SEO).
Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de um blog dentro do seu site. Nesse blog, você pode postar artigos relacionados ao seu nicho de atuação.
A página deve conter otimizações de código fonte, os artigos devem contar com técnicas, como a utilização de palavras-chave, por exemplo, e ainda é interessante aplicar o link building.
O código fonte da sua página deve ser limpo e ter uma boa legibilidade para os mecanismos de busca. Além disso, é importante que ele seja mobile friendly!
Já o link building é feito com os links posicionados em outros sites confiáveis, que levam até o site da sua empresa. Quanto mais links apontando para o seu site, mais relevância ele tem para o Google.
A utilização de palavras-chave, intertítulos, heading tags, meta description, entre outros, também ajuda o seu site a se posicionar bem no Google fazendo uso do SEO.
Além disso, é básico e imprescindível ter o negócio e as unidades com todas as informações corretas e consistentes no Google Meu Negócio.
O recurso é simples, gratuito e demanda apenas um cadastro para que a sua empresa já comece a aparecer!
Já a forma paga de aparecer no buscador pode ser executada a partir do Google Ads, que é o sistema de anúncios do Google.
Assim, quando um usuário faz uma busca na rede de pesquisas e utiliza a palavra-chave que você escolhe fazendo uso do sistema de anúncios, ele vai ver o seu site como um dos primeiros resultados.
Aqui é importante ressaltar que o seu site aparece com a tag “anúncio” no topo da página.
Devo investir em Marketing Digital?
Sim! Certamente o investimento em Marketing Digital é uma excelente forma de começar a aparecer no Google de forma consistente.
Os resultados trazidos pelas estratégias orgânicas e pagas de posicionamento no Google podem ser expressivos se elas forem aplicadas corretamente.
Investindo em Marketing Digital, você pode se tornar referência no mercado, pode segmentar o seu público-alvo e o melhor: passa a ser encontrado com muito mais facilidade nos buscadores e nas redes sociais!
O investimento pode se dar de diversas formas. Você pode adquirir pacotes de geração de leads, planos digitais customizados, construção de website, reconhecimento de marca, entre outros.
Esses pacotes podem contar com serviços como análise competitiva, e-mail marketing, inbound marketing, desenvolvimento de sites e personas, marketing de mídias sociais, criação de artigos SEO para o seu blog, anúncios do Google Ads e muito mais!
Quais as ferramentas do Marketing Digital?
Existem diversas ferramentas de Marketing Digital que podem ser muito úteis na sua estratégia! Vejamos quais são as principais:
- Automação de marketing;
- E-mail marketing;
- Construção de landing pages;
- Plataforma de analytics;
- Gerenciamento de conteúdos;
- Monitoramento de redes sociais.
Para cada uma dessas ferramentas de Marketing, existem alguns softwares que ajudam a utilizá-las. Você pode fazer cursos para aprender a usufruir desses sistemas ou contratar uma agência especializada em Marketing Digital.
Além de utilizar os softwares, a agência poderá fazer o marketing de conteúdo do seu site/blog, otimizar os conteúdos em SEO, entregar relatórios com a análise dos resultados e outros serviços.
Uma recomendação importante aqui: é preciso tomar muito cuidado ao criar um site automático por meio de determinadas ferramentas! Além disso, a criação de campanhas automáticas de anúncios também precisa ser feita com cautela.
Para que você não acabe fazendo sites e campanhas automáticas e perca o valor do seu investimento, o mais recomendado é criar sites e campanhas de anúncios com a ajuda de agências especializadas, que fazem esse tipo de serviço de forma otimizada para o Google.
Como escolher uma agência de Marketing Digital?
Para escolher uma agência de Marketing Digital, é preciso se atentar a alguns aspectos importantes. A primeira coisa a se fazer é verificar o orçamento que você pode destinar para essa abordagem de Marketing. A agência escolhida deve contar com valores e pacotes que façam sentido para o tamanho do seu negócio.
Outro ponto importante são os serviços oferecidos pela agência. Existem agências que oferecem marketing de conteúdo, e outras que disponibilizam apenas a parte de performance (anúncios). O mais recomendado nesse caso é buscar uma empresa que proporcione uma gama maior de serviços.
Além disso, é importante verificar a reputação da empresa e os cases de sucesso que ela já obteve. Verifique se esses dois aspectos são compatíveis com o objetivo da sua empresa ao contratar uma agência de Marketing Digital. Assim, as chances de você ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho são muito menores!
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