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Trabalhar com o SEO local ajuda os buscadores a priorizarem o seu negócio em buscas feitas por usuários que estão perto de você.

Eis que você teve um dia bastante cansativo no trabalho. Então, ao chegar em casa, decide pedir uma pizza. Abre o Google, digita “pizzaria” e visualiza alguns contatos de pizzarias, mas que ficam a 15 km da sua casa. Felizmente, não é isso que acontece, e um dos motivos por trás é o SEO local.

Esse é um conceito que já existe há bastante tempo, mas que a tendência é que fique cada vez mais forte. Afinal, com tantas pessoas usando a internet, é certo que elas desejam as melhores sugestões para suas buscas, sejam elas quais forem.

Sendo assim, posicionar-se entre os primeiros para esse tipo de busca pode ser um diferencial bem relevante para o seu negócio – e se você deseja saber como fazer isso, não se preocupe, pois está no lugar certo.

Acompanhe a leitura para aprender mais sobre SEO local e como utilizá-lo a seu favor.

O que é SEO local e por que é crucial para o seu negócio?

SEO local é a prática de otimizar um site para aumentar o tráfego, a potencial geração de leads e o reconhecimento da marca por meio de buscas locais.

Pode ser que você nunca tenha investido nisso para a sua empresa, mas acredite: deveria. De acordo com divulgação do próprio Google, 76% das pessoas que fazem uma busca local em seu smartphone visitam um negócio nas próximas 24 horas que realizaram a pesquisa.

O interesse não fica apenas na visita, mas avança também para a compra. Ainda segundo o Google, 28% dessas buscas resultam em uma transação, o que é bastante significativo.

Outra estatística que ajuda a explicar a importância do SEO local vem da pesquisa TIC Domicílios 2022: 80% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet.

Resumindo: a maioria dos domicílios no Brasil têm acesso à internet, mais de 3 a cada 4 pessoas que fazem uma busca local visitam um estabelecimento em 24 horas e, dessas visitas, quase 3 a cada 10 pessoas compram algo. Portanto, não há tempo a perder para colocar isso em prática.

Estratégias eficientes de SEO local

O Google usa vários fatores diferentes para definir a posição dos resultados de pesquisas locais. Entre eles, podemos destacar:

  • Localização da pessoa que está pesquisando;
  • Existência de um cadastro no Google Meu Negócio (Google My Business, ou GMB);
  • Palavras-chave usadas no perfil do Google Meu Negócio;
  • Palavras-chave usadas em reviews na internet;
  • Número de check-ins naquele local;
  • Compartilhamentos nas redes sociais;
  • Avaliação da empresa no Google Maps (aquelas estrelinhas que aparecem junto ao nome do estabelecimento).

Tendo isso em vista, vamos para algumas estratégias que podem ajudar o SEO local do seu negócio:

Mantenha as informações de nome, endereço e telefone atualizadas

Uma sigla muito comum quando se pesquisa por SEO local é NAP, que corresponde a Name, Address and Phone – ou, em bom português, Nome, Endereço e Telefone (NET, na sigla em português).

Resumindo, esses são os dados básicos para uma empresa ser identificada para o Google e para os consumidores. Quando esses dados estão errados, as chances de conseguir um bom posicionamento se tornam muito menores.

Crie conteúdos com palavras-chave otimizadas para o SEO local

Suponhamos que você tem uma padaria no Jardim Alvorada, um bairro de Santo André, em São Paulo. Vale criar conteúdos com palavras-chave que façam sentido, como “padaria no Jardim Alvorada”, “comprar bolo no Jardim Alvorada” ou algo assim.

Uma ferramenta que pode ajudar a encontrar as melhores palavras-chave é o Google Ads, do próprio Google. Basta se cadastrar gratuitamente, ativar uma conta e começar a usar uma ferramenta chamada “Planejador de palavras-chave”.

Nessa ferramenta, você digita as palavras-chave que imagina fazerem sentido para o seu negócio (como “padaria no Jardim Alvorada”, por exemplo) para ter uma estimativa de quantas pesquisas são feitas por este termo ao longo de um mês.

Além disso, a ferramenta ainda indica outras palavras-chave semelhantes que podem ser usadas em seus conteúdos do blog ou do site para conseguir ter resultados ainda melhores com o SEO local.

Peça para os clientes fazerem avaliações do seu estabelecimento

Essa é outra técnica poderosa a que você pode recorrer para que o SEO local seja otimizado. Incentive os clientes a avaliarem o seu estabelecimento, tanto com as estrelinhas quanto com comentários sobre o que eles acharam.

Além de agregar mais autoridade, esses comentários também auxiliam no SEO, pois o Google consegue entender melhor o que as pessoas acham sobre o seu estabelecimento, o que é um fator fundamental para definir quem estará melhor colocado nas buscas locais.

Evitando erros comuns no SEO local

Assim como há boas práticas, também há aquelas que devem ser evitadas para que o seu SEO local seja otimizado, como as seguintes:

Cadastros duplicados no Google Meu Negócio

Seu estabelecimento deve ter apenas um cadastro. Assim, o Google saberá exatamente qual é. Atente-se a isso e, caso tenha dois ou mais cadastros, deixe aquele que tiver mais avaliações e exclua os outros.

Site não adaptado para mobile

Como muitas pessoas fazem buscas pelo celular, especialmente quando falamos sobre SEO local, seu site deve ser “responsivo”, termo usado para designar aqueles que funcionam bem em dispositivos móveis. Assim, a experiência de uso será positiva, o que também é bom para o SEO.

Informações erradas de nome, endereço e telefone

Como vimos anteriormente, isso é crucial para o sucesso de suas estratégias. Caso altere qualquer uma dessas informações, modifique quanto antes no Google Meu Negócio para evitar inconsistências.

Ignorar avaliações negativas 

É sempre bom receber elogios, mas às vezes podem aparecer algumas críticas, e elas também devem ser respondidas. Isso mostra para o Google que você se preocupa com opiniões contrárias.

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