SEO Google é uma das principais estratégias para conquistar o sucesso do seu negócio na internet.
Ter sua empresa presente na internet é fundamental atualmente. De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2022, são 149 milhões de usuários de internet no Brasil, o que é muita coisa. Quem quer crescer precisa estar nesse meio, e o SEO Google é uma solução para isso.
Com uma boa estratégia de SEO, torna-se possível estar melhor posicionado do que os concorrentes – e o melhor de tudo, sem precisar pagar por anúncios, o que torna a alternativa muito mais sustentável a médio e longo prazo.
Acompanhe a leitura para entender como impactar positivamente o seu negócio com essa alternativa.
Por que o SEO Google é vital para o sucesso online?
Antes de tudo, é importante explicar o que é SEO. Essa sigla corresponde a Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca, que constitui uma série de práticas que podem ser implementadas em seu site para que ele se destaque nos resultados de busca.
Ao ter uma estratégia de SEO bem-desenhada e implementada, o resultado é seu site aparecendo em posições melhores quando se pesquisa por algo relacionado ao que sua empresa faz.
Por exemplo: caso você trabalhe com a fabricação de sofás, o objetivo de um bom planejamento de SEO é fazer com que, ao buscar por “fábrica de sofás”, “empresa de sofás” ou algo do tipo, seu site esteja entre os primeiros resultados.
O retorno que pode ser trazido por essa estratégia é muito bom, especialmente porque não é preciso pagar por cada clique feito pelos usuários, diferente do que acontece com os links patrocinados, que também são bem interessantes no marketing digital, mas funcionam de maneira diferente.
Além disso, embora o SEO seja um conjunto de técnicas e estratégias que favorecem o posicionamento do site também em outros buscadores, como Yahoo! e Bing, o SEO Google é o mais forte justamente porque o Google é, de longe, o mais usado em todo o planeta.
De acordo com o StatCounter, entre julho de 2022 e julho de 2023, os buscadores mais usados no mundo foram os seguintes:
- Google: 92,08%
- Bing: 2,98%
- Yandex: 1,36%
- Yahoo!: 1,17%
- Baidu: 0,94%
- DuckDuckGo: 0,56%
Por isso, fica claro que o SEO Google é, realmente, o mais importante que sua empresa pode aplicar em termos de otimização para motores de busca.
Principais componentes do SEO Google
Entre os principais componentes, quando falamos sobre uma estratégia de SEO Google, podemos destacar os seguintes:
Palavras-chave
Dá-se o nome de palavras-chave aos termos usados nas pesquisas do Google e para as quais existe o desejo de posicionar bem o seu negócio nos resultados que são trazidos. Usamos isso diariamente, mesmo sem saber sobre o significado.
Usando o exemplo citado acima, sobre os sofás, “fábrica de sofás” e “empresa de sofás” são dois exemplos de palavras-chave. Trabalhar esses termos dentro do seu site, otimizando as páginas e criando conteúdos para o blog, por exemplo, tende a ajudar no posicionamento.
Otimização on page
Além da otimização feita nos conteúdos, existe uma parte mais técnica, chamada de SEO on page.
Resumidamente, este é o processo de otimizar as páginas do site para que elas fiquem melhor posicionadas para determinadas palavras-chave, de modo a aumentar o tráfego orgânico recebido por seu site – ou seja, aquele que não vem de links patrocinados.
Há vários elementos que precisam ser trabalhados neste sentido, como o título das páginas, menu, cabeçalho, rodapé, velocidade de carregamento e uma série de outros itens.
Backlinks e autoridade no SEO Google
Nem todas as otimizações são feitas no site. Quando falamos sobre backlinks, estamos nos referimos aos links que outros sites fazem para o seu.
Suponhamos que existe um site que lista os melhores comércios da cidade. Se esse site falar sobre a sua fábrica de sofás e colocar um link para ela, isso é chamado de backlink, o que tem muito valor para o SEO Google, pois traz mais autoridade ao site.
Existem estratégias pensadas especificamente para a conquista de backlinks, as quais tendem a trazer resultados bem legais, além de fazer com que o seu negócio fique mais conhecido.
Experiência do usuário (UX) e SEO Google
Quando o usuário entra no seu site, é importante que ele tenha uma experiência bacana, com um tamanho de fonte que fique legível, navegação intuitiva e um menu que funcione bem, entre outros elementos.
A isso, podemos dar o nome de experiência do usuário (UX, de User Experience), que também é um dos fatores de ranqueamento que o SEO Google considera para posicionar as páginas nos seus resultados de busca.
Desvendando os algoritmos do Google
Resumidamente, o algoritmo do Google é a tecnologia que faz com que ele priorize alguns sites em detrimento de outros. Esses algoritmos são atualizados constantemente, ou seja, não é porque um site está bem-posicionado hoje que ele sempre estará lá.
Por isso, é fundamental contar com o auxílio de especialistas para sempre saber o que está fazendo a diferença atualmente em termos de SEO Google e, com isso, ter resultados ainda mais satisfatórios. Caso contrário, bons resultados podem ser perdidos.
O Google não fala abertamente sobre todos os fatores que influenciam o posicionamento dos sites, mas quem conhece sobre o assunto sabe quais fontes consumir para se inteirar sobre o tema, além de ter um olhar mais apurado acerca do funcionamento do mecanismo de busca. Por isso, estar atualizado é indispensável.
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