Cada vez mais, o Marketing Digital tem sido a maior arma para uma empresa ou negócio ser reconhecido. Desenvolver melhor a apresentação de seu portfólio e expandir o alcance de seu negócio para a captação de mais clientes e parceiros é o combustível para o crescimento sustentável. E uma agência de mídia digital pode ajudar, e muito.
Para conquistar esse tipo de reconhecimento e realizar essa expansão adequadamente por meio do marketing, é preciso que seja feita a mensuração de dados, análise de informações, concorrência, entre outras questões de extrema importância para uma aprovação midiática. Para isso, é possível contratar uma agência de mídia digital.
O que uma agência de mídia digital faz?
A agência de mídia digital tem como objetivo estruturar uma marca ou um produto, incorporar a estratégia de marketing equivalente à necessidade do cliente e, assim, promovê-lo por meio da mídia, seja nas redes sociais, sites, blogs, etc.
Essas agências começaram a crescer consideravelmente com a ampliação das redes sociais. Então, profissionais do marketing off-line passaram a estudar e complementar essa nova área, para agregar mais valor a seu negócio e, consequentemente, captar novos clientes que gostariam de ter suas marcas beneficiadas com a nova tendência do Marketing Digital.
Para que tudo seja feito com excelência, a agência realiza uma pesquisa aprofundada sobre o setor do mercado em que o cliente está inserido, verifica os dados de como está o impulsionamento das redes sociais, caso ele já tenha criado anteriormente, para estruturá-las da melhor forma possível de acordo com as ferramentas utilizadas no Marketing Digital.
Quando a empresa não tem ainda uma identidade visual, a agência começa do zero para compreender as metas do cliente, seja para ter mais acessos em site, mais clientes, obter mais vendas, etc. Tudo de acordo com o perfil do negócio.
Quais os serviços de uma agência de mídia digital?
A agência de mídia digital tem diversos procedimentos para desenvolver a marca do cliente:
Estratégia
Nessa etapa, a agência realiza o afunilamento do perfil do cliente para saber como trabalhar dentro do mercado em que está inserido. O planejamento estratégico é a primeira fase para o alinhamento de informações e ideias que o cliente deseja para o seu negócio, levando em conta a concorrência, o estilo correto para o tipo de mercado e afins.
Gestão de meios digitais
Além da estratégia para o cliente, é preciso alinhar as estratégias que serão utilizadas em cada canal digital. O que será mais rentável para o cliente, o que terá mais acesso de acordo com a identidade da empresa.
Ferramentas
Para a construção de identidade e posicionamento do cliente nas mídias digitais, a agência de mídia digital faz uso de ferramentas para realizar os projetos de comunicação da melhor forma possível, para que o cliente tenha uma grande visibilidade e não seja ofuscado por concorrentes.
Exemplos de algumas ferramentas:
- Customer Relationship Management (CRM);
- Automação de Marketing Digital;
- Ferramentas para design;
- Ferramentas de análise.
Conteúdo
Uma produção de conteúdo adequada faz com que a marca seja otimizada, para isso utilizam-se estratégias específicas, como o SEO. Os textos são feitos a partir de processos que uma pessoa sem o estudo aprofundado não saberia, portanto é essencial a participação da agência nessa produção.
Design
O design e a produção de conteúdo andam lado a lado. O layout de uma publicação é necessário pois o marketing trabalha com a imagem que a marca pode proporcionar. Um design bem-feito, com propósitos, traz a sensação para o leitor de que aquela empresa pode gerar confiança e prestar, por exemplo, um serviço ou um atendimento de qualidade.
Sites
Em uma agência de mídia digital, é feita também a construção de sites, blogs para o cliente, com landing pages, além do desenvolvimento de aplicativos e softwares para a empresa.
Resultados
A agência, após realizar todo o passo a passo para a criação de uma marca eficiente, faz o acompanhamento de mensuração de resultados, de acordo com as publicações, e de como cada parte está sendo efetiva para a imagem do cliente – o que está acontecendo, se o cliente tem recebido mais cliques, se está conseguindo mais clientes ou se está em primeiro lugar no Google, por exemplo – para trabalhar de acordo com as conquistas e solicitações.
Quais os principais departamentos?
Os departamentos da agência de mídia digital são compostos pelos seguintes setores:
- Comercial: prospecção de novos clientes;
- Atendimento: contato com o cliente de uma forma personalizada, realizando um briefing único;
- Pesquisa e planejamento: pesquisa de mercado e concorrência e estruturação do projeto para o cliente;
- Setor estratégico administrativo: verificação de andamento e distribuição de projetos de acordo com a prioridade de prazos de entregas;
- Conteúdo e criação: redação e criação dos projetos visuais para a identidade do cliente;
- Gestão de mídias: organização e distribuição de ações de marketing para cada meio de comunicação digital.
Por que é essencial entender o fluxo de trabalho da agência?
Uma agência precisa seguir as etapas preestabelecidas e passar por cada departamento para que não haja precarização em alguma parte do atendimento aos desejos do cliente. Sem um fluxo estável dentro de uma agência de mídia digital, prazos serão atrasados, a qualidade dos projetos pode declinar e alguns serviços podem ficar de lado.
Portanto, é de extrema necessidade que todos os passos sejam seguidos, da projeção de um briefing bem detalhado até a distribuição adequada de ações de marketing digital para cada plataforma utilizada.
Por que contratar uma agência de mídia digital?
É um fato que o processo de cuidados com as mídias digitais exige conhecimento, disposição e tempo para que seja feito com qualidade. Com a contratação de uma agência, o cliente pode poupar sua energia e investir mais no seu negócio enquanto suas publicações são feitas por especialistas, como uma parceria.
A partir do momento em que uma agência de mídia digital entra com a execução de marketing, o cliente deve dar sua aprovação, então nada passa despercebido, e é tudo definido a partir do briefing.
Contratar uma agência garante qualidade, profissionalismo e utilização de ferramentas para redução de tempo na execução de cada ação, e a probabilidade da empresa crescer em todos os meios digitais é alta, favorecendo a sua expansão na região almejada e, inclusive, o posicionamento nas ferramentas de pesquisa.
A WSI é uma empresa de Marketing Digital especializada em estratégias e soluções digitais há 25 anos, com a finalidade de atingir seus objetivos profissionais. Navegue pelo site e saiba como contar com uma agência de mídias digitais!