Escolha uma Página

A grande maioria das empresas brasileiras realiza investimento em marketing digital. Isso é o que aponta a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, a qual revelou que 94% das organizações usam essa estratégia para crescer.

Se você ainda não faz parte dessa estatística, mas está considerando reverter a situação, acompanhe o artigo de hoje e saiba por que sua empresa deve adotar o marketing digital, quais são as melhores estratégias para focar e quanto investir. Boa leitura!

Por que sua empresa deve ter um bom investimento em marketing digital?

Confira os principais motivos para investir na área e descubra se essa estratégia é o que o seu negócio precisa.

Crescente adesão ao digital

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, o que corresponde a um aumento de 3,6 pontos percentuais somente em relação ao ano anterior. Assim, cada vez mais as pessoas estão conectadas ao mundo virtual. Além disso, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de adquirir um produto, conforme estudo realizado pela Math Ads.

Diante desse cenário, a cada dia que passa, mais empresas adotam o marketing digital como estratégia de crescimento, de modo que se você não investir na área, há grandes chances de perder clientes para a concorrência.

Amplo alcance

O marketing digital permite que você possa captar clientes em todo o país e até mesmo no exterior, diferentemente de algumas estratégias mais tradicionais que restringem o alcance da empresa a uma cidade, região ou estado.

Mais visibilidade

Um dos principais objetivos do marketing digital é gerar mais visibilidade ao negócio. Para isso, são utilizados métodos, técnicas e ferramentas que visam posicionar a página da empresa entre as primeiras a aparecerem quando um potencial cliente pesquisa algo relacionado ao produto que você comercializa ou serviço que presta.

Atração de clientes

Como o marketing digital proporciona um amplo alcance e mais visibilidade, logo essa estratégia permite atrair mais clientes e aumentar o faturamento do negócio.

Possibilidade de segmentação

As ações de marketing digital atingem diretamente os consumidores com maior probabilidade de serem convertidos em clientes. Por exemplo: para investir em um anúncio pago, você deve informar determinadas características do potencial cliente, como gênero, faixa etária, localidade e renda. Assim, sempre que uma pessoa com esse perfil buscar algum assunto relacionado ao seu segmento de atuação, a página da sua empresa será apresentada a ela.

Melhor custo-benefício

O marketing digital oferece um excelente custo-benefício, uma vez que muitas estratégias não apresentam um custo elevado e há muita flexibilidade no investimento. A título de exemplo, você pode pré-definir o limite máximo de investimento e acompanhar as métricas de desempenho das campanhas em tempo real, a fim de avaliar se os anúncios estão oferecendo o retorno esperado ou não.

Quais são as melhores estratégias para realizar o investimento em marketing digital?

Agora que você já sabe as principais vantagens de investir em marketing digital, conheça as melhores estratégias da área:

Mídia paga

Do mesmo modo que você pode pagar para uma emissora, jornal ou revista para que seu negócio seja divulgado a quem consome esses canais de comunicação, também é possível pagar para aparecer nos primeiros resultados do Google, em banners de portais de conteúdo, anúncios em redes sociais e no intervalo de um vídeo no YouTube.

Investir em mídia paga é uma excelente alternativa, posto que, segundo o Google, os anúncios podem aumentar o reconhecimento da marca em até 80%. Além disso, convém mencionar que, de acordo com a Unbounce (2019), visitantes oriundos de pesquisa paga têm 50% mais chances de fazer uma compra do que visitantes orgânicos.

Marketing de conteúdo

Esse tipo de estratégia visa produzir conteúdo de qualidade e altamente relevante para o público-alvo a partir de blog posts, imagens, newsletters, e-books, infográficos e vídeos, por exemplo, a fim de construir um relacionamento de confiança com o potencial cliente, ganhar credibilidade e se tornar referência no assunto. 

Para se ter uma ideia da eficiência do marketing de conteúdo, já foi constatado que 47% dos compradores conferem de três a cinco conteúdos da empresa antes de entrarem em contato com o representante de vendas.

SEO

Trata-se de um conjunto de estratégias que objetivam posicionar uma determinada página da internet entre os primeiros resultados apresentados pelas ferramentas de pesquisa, como o Google e o Bing. Assim, é interessante apostar no SEO, pois 93% do tráfego on-line é direcionado por mecanismos de buscas, segundo pesquisa da WebFX.

Redes sociais

As redes sociais possibilitam a divulgação da empresa por meio de conteúdos, anúncios pagos e influenciadores digitais, por exemplo. Vale destacar que, para a estratégia dar certo, é preciso saber quais são as redes sociais utilizadas pelo seu público-alvo para não acabar aplicando dinheiro em mídias pouco ou nada utilizadas pelos potenciais clientes.

Qual deve ser o investimento em marketing digital?

Para saber quanto investir em marketing digital, é preciso considerar uma série de variáveis. Uma delas é o orçamento, tendo em vista que você não pode colocar em risco a saúde financeira da empresa. Além disso, é importante analisar o lucro mensal para identificar se o seu negócio está crescendo, decaindo ou estabilizado.

Outro fator que deve ser avaliado é de onde vem a maior parte dos seus clientes. Se for do ambiente virtual, é interessante investir de 12% a 15% do lucro. Do contrário, se o marketing da sua empresa não depender exclusivamente do espaço digital, indica-se investir de 3% a 5%.

Caso você deseje abrir uma empresa e ainda não possui lucro para poder calcular o investimento em marketing digital, baseie o cálculo no capital inicial e verifique se o valor é suficiente para aplicar as estratégias definidas ou se é preciso acumular mais capital.

Como o marketing digital permite mensurar o desempenho das estratégias em tempo real, após colocar em prática as ações adotadas, você pode ajustar o investimento conforme os resultados que obtiver.

Outra forma de identificar qual deve ser o investimento em marketing digital é contar com o apoio de ferramentas tecnológicas, como a calculadora de orçamento de marketing da WSI Decisão Digital, agência de Marketing Digital que conta com uma expertise de 25 anos no mercado.