Para analisar em profundidade quanto investir em marketing, é importante trazermos alguns dados.
Em meio a uma sociedade cada vez mais imersa no meio on-line, torna-se fundamental investir em marketing digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, empresas digitalmente maduras e atuantes no ambiente on-line podem triplicar seu EBITDA, que é o lucro antes de juros, depreciações e impostos.
Mas quanto investir em marketing digital para obter um bom faturamento? Acompanhe o artigo e descubra!
O impacto do marketing digital sobre os negócios e na decisão de quanto investir em marketing
Antes de falarmos sobre o valor ideal a ser investido em marketing on-line, vamos destacar seus impactos positivos para os negócios a fim de que não restem dúvidas sobre a importância de realizar esse investimento.
Aumenta a visibilidade da marca
Segundo um estudo feito pela NordVPN, os brasileiros passam aproximadamente 41 anos conectados à internet. Outro dado interessante é que nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet fazem pesquisas on-line antes de efetuar uma compra em loja física, conforme aponta levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz.
Essas pesquisas destacam a relevância do espaço on-line para os negócios, pois grande parte do público consumidor se encontra nesse local e – o melhor de tudo – recorre a ele quando pretende efetuar uma compra, contribuindo para o aumento da visibilidade da marca.
Engaja o público
Diferentemente do marketing tradicional, no digital o consumidor tem a possibilidade de interagir com as campanhas de marketing da marca. Antigamente, nós apenas assistíamos a uma propaganda na televisão e, se caso nos interessássemos pelo produto, íamos até a loja para comprá-lo.
Outro dado relevante é que hoje em dia o consumidor não deseja apenas adquirir um produto, mas saber mais sobre ele e a marca por trás de sua criação, como, por exemplo, se a empresa realiza testes em animais ou se posiciona sobre questões sociais (preconceito racial, de gênero ou orientação sexual).
Como o marketing digital trabalha toda a questão de branding, posicionamento de marca e produção de conteúdo e seus canais de comunicação permitem o feedback do público, logo, se você investe em marketing digital, há mais chances de engajar seu público-alvo, o que resulta em clientes fidelizados.
Permite monitorar a jornada de compra
Outra vantagem do marketing digital em relação ao tradicional é que ele permite identificar e monitorar cada passo do potencial cliente por meio do seu comportamento nos canais de comunicação da empresa. Por exemplo: atualmente, há ferramentas que possibilitam identificar as páginas do site ou blog mais acessadas, as áreas da tela mais clicadas, o número de visitantes, a taxa de rejeição, a origem do tráfego, entre outros.
Esse conjunto de informações permite conhecer melhor o perfil do público-alvo e avaliar quais estratégias estão gerando mais resultado, facilitando a escolha de ações mais eficientes e a detecção de gargalos e falhas mais rapidamente.
Gera autoridade
Como dito, atualmente as pessoas têm o hábito de pesquisar sobre os produtos na internet. Isso abre a possibilidade de a empresa investir em marketing de conteúdo para site, blog e mídias sociais esclarecendo dúvidas, mostrando que domina o assunto e, consequentemente, tornando-se uma autoridade. Ao ser considerada uma referência, logo há mais probabilidade de atrair novos clientes, afinal, as pessoas vão querer comprar de quem mais entende sobre o assunto, não é mesmo?
Possibilita segmentar o público
Mais um aspecto que o marketing digital se destaca em comparação ao tradicional é que ele possibilita segmentar o público. Assim, é possível montar um fluxo de conteúdos específicos para cada perfil de cliente e para cada etapa do funil de vendas, tornando a estratégia de marketing on-line mais econômica e efetiva, já que a mensagem certa chegará diretamente até o destinatário certo.
Por exemplo: as ferramentas de marketing digital permitem selecionar um público específico para entregar anúncios pagos e enviar mensagens via e-mail com ofertas personalizadas de acordo com o comportamento do usuário no site de vendas.
Quanto investir em marketing digital?
Segundo uma pesquisa feita pelo Forrester Research, empresas com pouca visibilidade no mercado devem investir de 12% a 20% do faturamento em marketing digital, enquanto as que já estão consolidadas, de 6% a 12%.
Portanto, na hora de fazer o planejamento anual, verifique quanto sua empresa faturou, calcule a porcentagem do menor número para o maior e comece investindo no valor mais baixo, visando o melhor custo-benefício. Caso perceba que é preciso aumentar mais as vendas, vá aumentando o investimento e verificando seu impacto no faturamento.
Se você faturou R$ 500 mil no último ano, por exemplo, e a sua empresa tem pouca visibilidade no mercado, é interessante que você comece investindo R$ 60 mil, que é o resultado da seguinte regra de três:
500.000 – 100%
X – 12%
100X = 500.000 x 12%
100X = 6.000.000
X = 6.000.000 / 100
X = 60.000
Se na avaliação mensal de desempenho das ações de marketing você não tiver atraído novos clientes ou considerar baixa a taxa de conversão, passe a investir mais, como 13% ou 14%, e assim sucessivamente.
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