Escolha uma Página

Publicar minha empresa no google e estar presente no meio digital é prerrogativa básica para quem deseja manter seu negócio competitivo no mercado. Isso é o que apontam dados do Google, revelando que, a cada 10 usuários, 8 usam o buscador para pesquisar informações sobre empresas e 95%, para comparar negócios a fim de decidir com qual entrar em contato primeiro.

Por conta disso, muitos empreendedores e gestores cadastram suas empresas no Google Meu Negócio para atrair potenciais clientes. Mas, afinal de contas, como publicar minha empresa no Google Meu Negócio? Se você não sabe a resposta, não se preocupe, pois neste artigo vamos te ensinar arealizar o cadastro. Vamos lá?

O que é o Google Meu Negócio?

Também conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que tem o objetivo de divulgar empresas próximas de seus usuários por meio dos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. 

Além de listar as empresas próximas, o Google exibe uma série de informações, como:

  • Avaliação em estrelas;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Website;
  • Endereço;
  • Sugestão de rotas;
  • Número de telefone;
  • Chat com a empresa;
  • Opções de serviço;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Comentários e muito mais.

Além desses dados, o Google My Business permite que os usuários mandem perguntas para a empresa, e tanto essas perguntas quanto as respostas são publicadas para os demais usuários verem.

A partir dessas informações, o Google auxilia seus usuários a encontrarem estabelecimentos próximos e com credibilidade no mercado e, por outro lado, ajuda as empresas a divulgarem seus produtos e serviços.

Quem pode usar o Google Meu Negócio?

Como o objetivo do Google My Business é divulgar empresas próximas aos usuários, a plataforma pode ser usada apenas por empreendimentos que tenham um local físico de atendimento. Ou seja, se seu negócio opera de forma 100% on-line, você não poderá efetuar o cadastro, ok?

Quais são os benefícios de publicar minha empresa no google no My Business?

Confiabilidade

De acordo com dados do próprio Google, empresas cadastradas no My Business têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários.

Visibilidade

As empresas cadastradas no My Business são as primeiras a serem listadas nos resultados orgânicos do Google, sem que seja necessário pagar algo por isso.

Mensuração de resultados

A plataforma disponibiliza uma série de dados para que você possa monitorar seu desempenho e obter insights para elaborar novas estratégias de marketing digital, como, por exemplo, as palavras-chave usadas pelos usuários para encontrar sua empresa, a localização deles, o número de pessoas que ligou para seu estabelecimento por meio do telefone cadastrado no Google Meu Negócio, o número de solicitações de rota, o número de cliques que o site obteve e muito mais.

Atração de consumidores dispostos a comprar

Os usuários que verificam as empresas cadastradas no Google Meu Negócio geralmente já se encontram em um estágio avançado do funil de vendas. Por exemplo: quando uma pessoa pesquisa no Google “restaurante são paulo”, ela está preparada para avaliar as opções disponíveis e solicitar a sugestão de rota do Google Maps para se dirigir até o local.

Mais interação com o público

Como dito, o Google Meu Negócio permite que os usuários avaliem o local, compartilhem sua experiência com os demais e interajam com a empresa por meio do chat ou de perguntas, gerando maior engajamento do público. Mas vale lembrar que, para isso, é preciso investir em um perfil bem completo no My Business e responder todas as mensagens e perguntas feitas pelos usuários.

Como publicar minha empresa no Google Meu Negócio?

É muito fácil cadastrar sua empresa no Google My Business. Você pode fazer isso em apenas três passos. Veja só:

1. Crie uma conta empresarial no Gmail

Caso você não tenha uma conta empresarial no Gmail, é necessário criá-la para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Para isso, clique aqui, preencha os dados solicitados e siga o passo a passo.

Após criar o perfil, ative a personalização para empresas, pois uma conta empresarial facilita a configuração do perfil da empresa no Google, auxiliando na visibilidade do seu negócio e no gerenciamento de suas informações on-line.

2. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Com a conta Google em mãos, acesse o site do Google Meu Negócio e selecione a opção “Gerenciar agora”. Feito isso, você será direcionado a uma página que solicitará o nome de sua empresa. Digite-o e selecione as opções “Criar uma empresa com esse nome” e ”Continuar”. Pode ser que sua empresa apareça entre as sugestões. Nesse caso, basta selecioná-la.

Depois, informe se a sua empresa atua como varejo on-line, loja física e/ou serviços locais, ou seja, se ela atende a domicílio ou na empresa do cliente. Vale destacar que a opção “varejo on-line” está disponível apenas porque há lojas físicas e prestadores de serviço ou entregadores de produtos que também contam com e-commerces. Como é possível marcar mais de uma opção nesta etapa, selecione todas que se enquadram no seu tipo de negócio.

Caso você tenha informado que sua empresa possui uma loja virtual, o endereço eletrônico será solicitado. Do contrário, você será direcionado para a página que pede a categoria do seu negócio.

O próximo passo é inserir o endereço da sua empresa e posicionar um marcador no local dela no mapa. Se você gerenciar um negócio que atende no local do cliente, será necessário selecionar a opção “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Há também a opção “Ocultar meu endereço”. Caso a selecione, é preciso indicar a região onde presta serviços e/ou entrega os produtos.

Logo após, indique qual é a categoria do seu negócio e as demais informações solicitadas. Se na hora de finalizar o cadastro aparecer a mensagem “Esta ficha já foi reivindicada”, clique em “Solicitar acesso” e siga as instruções para reivindicar sua empresa. Na página de ajuda do Google, há um passo a passo bem didático de como fazer isso.

3. Selecione o meio de verificação

Por fim, é preciso indicar um meio de verificação para que o Google confirme que você é o proprietário do negócio. As opções mais usadas são:

  • Verificação por telefone: um representante do Google vai entrar em contato com você por meio do número de telefone informado no cadastro para confirmar as informações prestadas.
  • Verificação por correios: será enviada uma carta com o código de verificação impresso para o endereço informado no cadastro. Ao receber o código, acesse o site do Google Meu Negócio, faça o login e selecione a opção “Verificar local no menu” ou clique no botão “Verificar agora”. Depois, é só seguir as instruções para inserir o código e concluir o processo de verificação.

Como a WSI Decisão Digital pode ajudar a publicar minha empresa no Google?

A WSI Decisão Digital conta com mais de 25 anos de experiência no mercado e está disposta a compartilhar todo seu conhecimento com você. 

Entre em contato e agende uma reunião com um de nossos consultores de Marketing Digital para sanar todas as suas dúvidas sobre como publicar sua empresa no Google!