Os resultados são a linha final do marketing! Por meio deles, você entende se está investindo da forma correta ou não, bem como é capaz de fazer com que a sua empresa possa crescer cada vez mais.
Veja, neste post, como fazer a mensuração de resultados do Marketing Digital e conheça a métrica do retorno sobre o investimento (ROI)!
Por que mensurar resultados?
Os resultados devem ser mensurados para que os investimentos sejam melhor empregados nas estratégias de Marketing Digital. Depois de aplicar as técnicas de produção de conteúdo para o blog e anúncios pagos, por exemplo, é importante verificar se elas estão trazendo o resultado esperado.
Esses resultados podem ser relacionados aos leads, cliques, oportunidades, impressões, tráfego orgânico etc. Se você perceber que os números não estão compatíveis com o investimento, é possível trocar de estratégia ou fazer melhoramentos em uma estratégia já existente. Isso permite que os resultados aumentem e que você não faça investimentos desnecessários!
Quais resultados o Marketing Digital pode gerar?
O Marketing Digital pode gerar uma base muito sólida de resultados para o seu negócio, além de fazer a empresa se destacar no mercado e alcançar as suas metas de vendas e visibilidade.
Um dos resultados mais interessantes é a geração de leads, que são os usuários que fizeram algum tipo de contato com o seu site. Os leads ficam na sua base de contato e podem ser nutridos a partir do Marketing Digital para realizar conversões ao longo do tempo.
Outro resultado que o Marketing Digital pode oferecer é a autoridade! As pessoas estão muito mais presentes na internet hoje em dia e utilizam-na para buscar informações sobre grande parte dos produtos e serviços que consomem.
Por isso, falar sobre o seu nicho, fazer postagens informativas e interessantes, que realmente agreguem ao usuário, por meio de vídeos, textos ou imagens faz com que você e a sua empresa se tornem referência no assunto. Isso abre muitas portas para fechar novos negócios!
Por fim, um resultado excelente para qualquer empresa que aplica o Marketing Digital da forma correta é a economia de custos. O marketing feito por meio das mídias digitais é mais barato, escala melhor e pode trazer um retorno sobre o investimento (ROI) muito grande!
O que é ROI?
O retorno sobre investimento ou Return on Investment (ROI), em inglês, é uma métrica utilizada para saber quanto uma empresa ganhou ao realizar investimentos. Ele permite que qualquer aplicação realizada, como em anúncios, por exemplo, seja medida de acordo com a eficiência e o retorno que ela trouxe para as estratégias de marketing aplicadas pela empresa.
O ROI permite que os valores disponíveis sejam melhor aplicados. Isso é feito por meio de análises periódicas sobre o valor que o indicador apresenta cada vez que é calculado. Com os resultados, é possível saber em que lugar estão os gargalos do investimento, de modo que sejam feitas trocas e otimizações estratégicas.
Além disso, ele ajuda a fazer o planejamento da empresa com base no que está trazendo mais resultados positivos. Se uma empresa investe em anúncios pagos no Google, Facebook e no Instagram e verifica que o ROI está com um bom resultado apenas nas redes sociais, pode se planejar para que os novos investimentos sejam direcionados em maior parte para essas plataformas.
Como calcular o ROI?
Para calcular o ROI, é preciso utilizar uma fórmula: ROI = Receita – Custo / Custo. Pode parecer um pouco complicado em um primeiro momento, mas não se preocupe, vamos fazer a conta passo a passo para você entender melhor!
Começaremos com um exemplo prático. Digamos que a sua empresa invista 5 mil reais em uma estratégia focada em marketing de conteúdo. O ganho dessa empresa, com base em indicadores de conversão, tráfego, cliques e etc, foi de R$ 50 mil reais.
Nesse caso, a conta ficaria assim:
ROI = 50.000 (ganho) – 5.000 (custo) / 5.000 (custo)
ROI = 45.000 / 5.000 (a subtração deve ser realizada primeiro e em seguida a divisão)
ROI = 9
O resultado do ROI é de 9 vezes o investimento inicial ou 800% de retorno!
Agora ficou mais fácil de entender, não é mesmo?
A interpretação do resultado do ROI é que pode ser um pouco mais complicada. No caso do exemplo acima, o resultado de 800% de retorno é muito positivo, pois dificilmente você encontraria outro investimento que rendesse esse resultado.
Além disso, quando você investe em marketing e obtém resultados como esse, não é apenas o dinheiro do retorno que você ganha. Muitas vezes, você consegue fidelizar o cliente com produtos de qualidade e acaba ganhando muito mais em longo prazo.
Se, no exemplo acima, o investidor utilizasse esse valor para colocação em uma aplicação financeira que rendesse 1% ao mês, o que já seria um resultado surpreendente, levaria 75 anos para obter os mesmos resultados. Isso sem contar a inflação!
Como mensurar os resultados do Marketing Digital?
A mensuração de resultados é importante para qualquer área estratégica da sua empresa – e no marketing ela é ainda mais relevante. Felizmente, com o Marketing Digital, é possível mensurar os resultados com rapidez e precisão.
Para isso, a primeira coisa importante são as métricas! É muito importante escolher e utilizar métricas que ajudem você a ter uma real noção dos resultados que a empresa está obtendo.
As principais métricas utilizadas atualmente são: número de visitantes, número de leads, leads qualificados, leads aceitos por vendas, custo por clique, custo por aquisição, impressões, ticket médio, oportunidades, taxa de abertura de e-mail, número de conversões e, é claro, a métrica tema deste post: a de retorno sobre o investimento (ROI).
Outra questão importante que te ajuda a mensurar os resultados é a taxa de conversão. A análise das métricas deve estar associada às taxas de conversão para que você saiba quais estratégias estão convertendo mais.
Algumas ferramentas também podem ser utilizadas para fazer a mensuração, como é o caso do Google Analytics, que ajuda você a entender melhor os resultados do seu site com o auxílio de gráficos e diversos indicadores.
Para mensurar os resultados de forma mais ágil e precisa, o mais recomendado é que você conte com uma boa agência de Marketing Digital. Afinal, profissionais especializados aplicam as estratégias e analisam os resultados para que você destine o seu investimento da melhor forma possível.
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