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Quem é visto, é lembrado. Mas, para ser notado, é preciso saber onde aparecer. E é aí que entra o plano de mídia, um recurso indispensável para guiar toda a estratégia de marketing. Se você ainda não sabe como fazer o planejamento de mídia, confira nosso passo a passo e aprenda como destacar sua empresa!

O que é planejamento de mídia?

Antes de mostrar o passo a passo de como fazer o planejamento de mídia, é importante que você entenda de fato o que é isso. Pois bem, o plano de mídia é o recurso que permite sistematizar e direcionar o que deve ser avaliado para definir como, onde e quando divulgar as campanhas de marketing, a fim de garantir que atraiam as pessoas certas, na hora e nos canais de comunicação certos.

Qual a importância desse planejamento?

O plano de mídia é fundamental para sistematizar informações, definir metas, identificar necessidades e oportunidades e centralizar tudo o que foi planejado em um único documento, para que todos os envolvidos fiquem cientes de seu papel na execução do plano de ação.

Convém mencionar que, ao ter conhecimento e controle de cada ação, fica mais fácil monitorar seu desempenho e identificar com agilidade se algo não estiver saindo como o esperado. Ao documentar como a ação foi feita e o que deu errado, é possível traçar uma nova estratégia com maiores chances de sucesso.

Além disso, o controle sobre cada ação também permite que o setor financeiro fiscalize a destinação do orçamento e os gestores verifiquem se as atividades estão seguindo o cronograma previamente estabelecido.

Agora sim,como fazer um planejamento de mídia?

Agora que você já sabe o que é um plano de mídia e sua importância, saiba como fazê-lo da maneira correta.

Estude o público-alvo

Se as campanhas de mídias são direcionadas para seu público-alvo, o primeiro passo é conhecê-lo. Isso ajudará na definição da persona do seu negócio, ou seja, a representação fictícia do seu cliente ideal, e consequentemente, a definir a brand persona da marca, o que compreende tom de voz, valores e outros aspectos que serão mencionados com mais detalhes no tópico “Crie sua brand persona”.

Além disso, ao realizar uma pesquisa aprofundada sobre o perfil de seus potenciais clientes, é possível identificar as mídias que mais usam, horários que as acessam, o formato de conteúdo mais consomem, os temas que os interessam, o que valorizam nas empresas de seu segmento e outras informações que ajudarão a criar estratégias que façam com que o público se identifique com sua marca e atenda as expectativas.

Analise a concorrência

Além de estudar o perfil dos seus potenciais clientes, é fundamental identificar seus principais concorrentes no mercado, ou seja, as empresas que mais se destacam com o público. Analise os pontos fortes dos concorrentes e também suas vulnerabilidades. 

Assim, você saberá o que é impreterível sua empresa oferecer aos clientes, para não ficar atrás da concorrência, e poderá trabalhar uma campanha de marketing que foque em mostrar que o diferencial da sua empresa é fornecer exatamente aquilo que não encontra nas outras empresas, tocando na dor do cliente. Desse modo, você consegue atrair o público que está insatisfeito com alguns aspectos da concorrência.

Crie sua brand persona

O próximo passo é analisar os dados que levantou sobre seu público-alvo e avaliar se seus valores e os da empresa estão em sintonia. Compartilhar de uma mesma visão de mundo de seus potenciais clientes é indispensável para gerar proximidade e engajamento, ainda mais hoje, quando os consumidores estão mais críticos e buscam realizar compras de forma mais consciente.

Se você verificar que há alguns pontos de divergência entre os valores da marca e do público-alvo, recrie sua brand persona. Inclusive, esse processo de reinvenção da marca pode gerar uma série de campanhas que poderão ajudar a promover o seu negócio.

Além de valores, a pesquisa sobre o público-alvo auxilia na identificação de hábitos, preferências e hobbies que podem ajudar na construção da brand persona e de conteúdos mais personalizados.

Selecione as mídias

A pesquisa sobre o público-alvo também ajudará a escolher as mídias onde serão divulgadas as campanhas. O recomendado é focar naquelas que o público passa mais tempo conectado e interagindo.

Tenha em mente que as mídias não se referem apenas aos canais digitais, mas também a revistas e jornais que seus potenciais clientes acompanham, locais por onde passam e seja possível instalar um outdoor e até canais de TV e rádio que assistem e horário. Assim, você pode investir em propagandas veiculadas no momento que o público-alvo está vendo TV ou escutando a rádio. 

Lembre-se de que essas informações são coletadas durante a pesquisa do público-alvo, ok?

Sabendo como fazer um planejamento de mídia,defina objetivos, ações e prazos

Agora é o momento de definir os objetivos que você pretende que a empresa alcance, as ações necessárias para que esses objetivos sejam atingidos e o cronograma com o prazo para conclusão de cada etapa do planejamento. Além disso, é importante indicar as pessoas envolvidas em cada ação e uma estimativa do orçamento necessário para executar cada atividade.

É nesta etapa que você planejará o formato, o tema e a quantidade de cada conteúdo, os canais em que será divulgado e a data e horário de publicação.

Estabeleça indicadores

Além de todas as informações mencionadas, é importante que cada ação esteja acompanhada de um ou mais indicadores que apontem o desempenho da execução da referida atividade.

Determine o orçamento

Por fim, mas não menos importante, é preciso definir o orçamento, principalmente para as campanhas veiculadas por anúncios pagos e aquelas de maior custo. Faça uma ampla pesquisa de mercado, identifique fornecedores e parceiros que oferecem o melhor custo-benefício e busque negociar com eles também.

Próximos passos agora que aprendeu mais sobre como fazer um planejamento de mídia

Caso você não saiba qual deve ser o investimento em marketing, a WSI Decisão Digital disponibiliza gratuitamente uma calculadora de orçamento de marketing. Os parâmetros e estimativas da nossa calculadora têm como base os dados mais recentes da CMO Survey. Ou seja, é baseada em dados confiáveis e recentes do mercado.

Assim, você tem mais segurança para estruturar seu orçamento e definir as ações que farão sua empresa atingir as metas e os resultados necessários para crescer.

E se você tiver mais alguma dúvida sobre como fazer um planejamento de mídia, pode contar com a expertise e com os serviços da WSI Decisão Digital! Entre em contato agora mesmo.