Escolha uma Página

Saber como aparecer nas pesquisas do Google é crucial para manter o negócio competitivo no mercado, pois o ambiente virtual passou a ser disputado por diversas empresas interessadas em atrair clientes.

Isso não é por menos, já que uma pesquisa feita pela HubSpot confirmou que leads orgânicos possuem uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto os leads impulsionados, apenas 1,7%.

Para alcançar resultados promissores no Google, não basta indexar seu site, é preciso fazer com que ele apareça na primeira página de resultados do buscador, de preferência entre os cinco primeiros resultados – mas como fazer isso? Confira o artigo para descobrir!

Como aparecer nas pesquisas do Google?

O primeiro passo para aparecer nas pesquisas do Google é indexar seu site, e indexar nada mais é do que possibilitar que o Googlebot (robô indexador do Google) rastreie e analise o conteúdo do seu site para armazená-lo no índice do Google.

Isso pode ocorrer de modo espontâneo, quando um site já indexado faz um backlink que aponta para sua página. Mas conquistar um backlink assim de primeira é bem difícil, não é mesmo? De qualquer modo, fique tranquilo, pois é possível indexar páginas de uma forma bem simples e rápida no Google Search Console.

Para acessar essa ferramenta, é preciso que ela esteja instalada no seu site. Feito isso, basta copiar a URL da página, colar na barra de busca localizada no topo da tela do Google Search Console e clicar em buscar. 

Como sua página ainda não está indexada, o Google vai informar que não a encontrou no seu banco de dados e vai disponibilizar a opção “solicitar indexação”. Então, clique sobre ela e aguarde até que seja verificado se a página pode ser indexada, o que pode levar cerca de dois a três minutos.

Por último, você será avisado que a URL foi adicionada a uma fila de rastreamento prioritário. Assim, após três ou quatro horas, será possível fazer a consulta novamente no Google Search Console para verificar se a página já foi indexada.

Como conquistar a primeira página do Google?

Ao indexar seu site ao Google, ele já aparecerá nos resultados de pesquisas – mas sabe-se lá onde, entre bilhões de outras páginas. Então, para de fato aparecer no Google, é preciso conquistar a primeira página de resultados, pois, conforme levantamento feito pela HubSpot, 75% dos usuários olham apenas a primeira página. Vale destacar, ainda, que o ideal é estar entre os cinco primeiros resultados, porque, de acordo com um estudo da Zero Limit, eles recebem aproximadamente 68% dos cliques.

Portanto, para obter um bom posicionamento, é preciso adequar o site aos requisitos do Google e otimizá-lo, a fim de que o Googlebot consiga lê-lo mais facilmente. Veja como:

1. Palavras-chave

Para que o Google consiga identificar exatamente sobre o que fala a sua página, é importante que a palavra-chave esteja presente na URL, title tag (título que aparece na lista de resultados do Google), título principal (H1), pelo menos um subtítulo (H2), início e final do conteúdo, meta descrição e ALT das imagens.

2. Meta descrição

A meta descrição é o pequeno resumo que aparece abaixo da title tag. Além de incluir a palavra-chave, é fundamental que esse texto seja objetivo, atraia o interesse do público-alvo e que tenha no máximo 160 caracteres, a fim de que apareça por completo.

3. Velocidade de carregamento da página

Além de buscar as páginas que possuem o melhor conteúdo para seus usuários, o Google procura por aquelas que oferecem a melhor experiência de acesso. Um dos fatores que atestam isso é a velocidade de carregamento da página.

4. Design da página

O design da página também é um fator que contribui para a experiência do usuário e, portanto, é avaliado pelos algoritmos do Google. Então, para que sua página se enquadre nos requisitos, é preciso que o design seja responsivo, ou seja, que tenha um layout que se ajuste tanto aos dispositivos desktop quanto aos móveis.

5. Conteúdo

O marketing de conteúdo é um importante pilar das estratégias de SEO – ainda mais agora com a nova atualização do Google, o Helpful Content Update (atualização de conteúdo útil), que visa penalizar sites que aplicam apenas SEO para ranquear, sem se preocupar em oferecer conteúdo de qualidade para os usuários. 

Diferentemente do que ocorre hoje em dia, ao invés de o Google penalizar apenas as páginas sem qualidade, todo o site é afetado. Além disso, não é possível reconquistar a posição perdida removendo a página de baixa qualidade, pois é preciso demonstrar, ao longo do tempo, que o site está realmente comprometido em produzir conteúdos de qualidade. 

Assustador? Calma, o Google Helpful Content Update foi aplicado apenas em sites em inglês, o que dá tempo para nos prepararmos e observarmos o real impacto dessa atualização. Enquanto isso, invista em publicar muito conteúdo de qualidade e que realmente ajude seu público-alvo. E para tornar o conteúdo escrito mais atrativo e didático, aposte em infográficos, imagens e vídeos.

6. Link building

Quando páginas de terceiros citam e linkam um artigo publicado no seu site, o Googlebot entende que você é uma referência no assunto, o que contribui muito com o ranqueamento. Cabe dizer que não vale comprar ou trocar links, pois os algoritmos são capazes de detectar esse tipo de prática fraudulenta, chamada de black hat.

Assim, para conquistar backlinks, invista em estratégias como publicação de relatórios de pesquisas próprias, guias aprofundados e guest posts, por exemplo.

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A WSI Decisão Digital é uma agência de Marketing Digital que conta com uma expertise de mais de 25 anos de mercado. Entre os serviços prestados pela empresa, há o desenvolvimento de websites, mobile marketing, marketing de conteúdo e, claro, otimização de sites para motores de busca, como o Google.

Agora que você sabe como aparecer nas pesquisas do Google, conte com a WSI Decisão Digital para te ajudar a conquistar a primeira página!