Uma agência de automação de marketing utiliza ferramentas e tecnologias – além de pessoal qualificado – para promover a automação de processos, tornando-os eficazes, simplificados e escaláveis.
Entenda como esses processos ocorrem e as vantagens de contratar uma agência de automação de marketing.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing pode ser compreendida como uma área do marketing digital que utiliza tecnologia para automatizar processos, sempre com o intuito de aumentar a escalabilidade do negócio por meio da construção de um relacionamento personalizado com o consumidor.
Qualquer ação automatizada pode ser compreendida como automação de marketing, desde agendamento de posts nas mídias sociais, passando por disparo de e-mails, até a implementação de chatbots, por exemplo.
A automação pode ser utilizada em diversas estratégias de marketing, mas costuma andar de mãos dadas com o inbound marketing. Nessa metodologia, a ideia de utilizar automação é fazer a gestão dos leads para que evoluam no funil de vendas e cheguem, de fato, a fechar uma compra.
Qual é a ferramenta ideal para uma automação de marketing?
No mercado, há várias opções de ferramentas para automação de marketing. Nós separamos três que são muito bem-vistas pelos webmasters:
RD Station
O RD Station Marketing foi desenvolvido para ser uma ferramenta completa de automação de marketing digital.
Ele reúne o que é preciso para elaborar uma estratégia de inbound marketing e tem tudo o que é necessário para planejar diferentes ações.
ActiveCampaign
A ActiveCampaign é outra ferramenta que oferece diferentes opções de automação de marketing para que a sua marca possa fornecer uma experiência excelente ao usuário.
Nela, é possível configurar automação de e-mails, segmentar os contatos e criar um fluxo de nutrição de leads.
SharpSpring
A SharpSpring é uma ferramenta que ficou bastante popular nos Estados Unidos por sua eficiência. Hoje ela é utilizada em mais de 25 países e, no Brasil, instalou-se nos estados de Paraná e Santa Catarina para ampliar ainda mais a atuação no país.
Trata-se de uma ferramenta muito boa, que disponibiliza todos os recursos de marketing digital que são importantes para empresas, como lead scoring, fluxos de nutrição intuitivos e visuais, criação de landing pages, segmentação com listas dinâmicas e CRM nativo.
Quais funcionalidades podem ser aprimoradas a partir de uma automação de marketing?
Há diversas funcionalidades que uma agência de automação de marketing pode te ajudar a aprimorar. Algumas das principais são:
Escalabilidade do negócio
A escalabilidade diz respeito à capacidade de aumentar o número de clientes e as vendas, promovendo o crescimento do negócio, mas sem que isso implique em um aumento de custos.
Uma agência de automação de marketing ajuda seus clientes no sentido de utilizar ferramentas e pessoal qualificado para automatizar processos e torná-los mais eficientes.
Ou seja, a automação pode ser vista como uma engrenagem que, quando bem-estruturada, pode te ajudar a gerar mais leads e mais vendas, sem representar um investimento de grandes proporções.
Experiência e retenção de usuários
Por meio da automação, os clientes tendem a se sentir mais satisfeitos com suas compras. Afinal, recebem conteúdos relevantes e orientações constantemente, o que mostra que a empresa entende do assunto e sabe como resolver problemas e outras questões.
Como consequência, as empresas que investem em automação de marketing observam que os leads costumam se transformar em clientes mais rápido e, além disso, permanecem com a marca, fechando novas compras e recomendando para outros contatos.
Tempo de jornada de compra
A partir da automação de marketing, é possível nutrir mais os leads, que são orientados ao longo de todo o funil de vendas e chegam ao fundo já preparados para fechar uma compra.
Ou seja, a automação ajuda na qualificação e aumenta as chances de novas oportunidades.
Com isso, a jornada de compra, que ocorre desde o primeiro contato até o fechamento da compra, tende a ficar mais curta.
Quais são as vantagens que uma agência de automação de marketing possui?
As principais vantagens de uma agência de automação de marketing são:
Criação de fluxos de automação
Os fluxos de automação compõem uma das grandes vantagens de contar com uma agência de automação de marketing. Por meio desses fluxos, são disparados e-mails que orientam o lead de um ponto a outro.
Cada disparo tem um objetivo próprio, que contempla diferentes momentos da jornada de compras e visa estreitar o relacionamento com os leads. Alguns exemplos de fluxos são:
- Fluxo de abandono de carrinho;
- Fluxo de ativação;
- Fluxo de indicação;
- Fluxo de nutrição;
- Fluxo de upsell/cross sell.
Geração de leads
Captar contatos é fundamental para gerar novos leads e aumentar a base de disparo de e-mails. Uma agência de automação de marketing especializada oferece justamente essa vantagem.
Por meio da criação de landing pages focadas em conversão de usuários em leads, CTAs para inserir no blog, adição de formulários às páginas de produtos, otimização de sites e links patrocinados, é possível potencializar a atuação da sua marca no ambiente virtual.
Monitoramento de leads
O acompanhamento contínuo de leads em todas as etapas da jornada de compras também é feito pela agência de automação de marketing.
O chamado lead tracking envolve o monitoramento das ações e decisões que os leads tomam enquanto estão dentro do site, o que inclui visitar páginas específicas e adicionar produtos ao carrinho. Dessa forma, é possível estudar cada lead e fazer disparos específicos para conduzi-lo.
Desenvolvimento de relatórios
Por fim, a equipe de profissionais de uma agência de automação de marketing elabora relatórios de tempos em tempos a fim de indicar como anda a jornada de compra dos leads – isto é, como está a taxa de conversão de cada etapa, quanto tempo a jornada está demorando para ser concluída, o que pode ser melhorado, assim como possíveis gargalos e otimizações.
Além disso, nos relatórios também constam dados de campanhas pontuais, como e-mail marketing e anúncios em social media.
Agência de automação de marketing: como escolher um software de automação?
Na hora de escolher um software de automação, é recomendável contar com o trabalho de uma agência de automação de marketing, como a WSI.
Afinal, de nada adianta adquirir um software, por melhor que ele seja, e não saber como tirar proveito de suas funcionalidades para otimizar processos.
Evite desperdícios de tempo e investimentos tentando entender e utilizar uma ferramenta de automação de marketing. Entre em contato com nossa equipe aqui pelo site e deixe que a WSI cuide de tudo para promover as automações necessárias para o seu negócio.